Confira os principais dados sobre desenvolvimento de bots no Brasil em 2019

dados sobre chatbots 2019 capa post

Pesquisando dados sobre chatbots 2019? A pesquisa mais recente da Mobile Time mostrou um grande aumento do número de bots desenvolvidos neste ano! Saiba mais agora.
O Mapa do Ecossistema Brasileiro de Bots 2019, elaborado pela Mobile Time, trouxe dados que mostram uma ampliação do uso e desenvolvimento de voice e chatbots em 2019. A pesquisa foi conduzida com 85 empresas brasileiras desenvolvedoras de bots.
Em 2019, foram desenvolvidos 61 mil bots pelas empresas respondentes, um aumento incrível de 662,5% em relação a 2017 e 258,8% em relação a 2018, ano em que a pesquisa foi conduzida pela primeira vez.
Mapa do Ecossistema Brasileiro de Bots 2019 - Número de bots produzidos dados sobre chatbots 2019 gráfico
Esse número de bots trafega, atualmente, uma média de 1 bilhão de mensagens mensalmente, o dobro em relação a 2017, evidenciando a tendência de uma relação cada vez mais conversacional entre marcas e usuários.

Canais com mais bots

O Facebook Messenger segue na liderança como o canal para o qual as empresas mais desenvolveram bots (86%).
O destaque do estudo desse ano fica para o WhatsApp, que já figura em terceiro lugar, com 75% do total. É importante lembrar que o aplicativo abriu sua API há apenas um ano e já figura no Top 3 dentre os bots que as empresas já desenvolveram cumulativamente ao longo dos anos.
Mapa do Ecossistema Brasileiro de Bots 2019 - Canais bots desenvolvidos dados sobre chatbots 2019 gráfico
A grande representatividade do WhatsApp em um período relativamente curto de tempo reflete a importância do mensageiro, que é o mais usado pelos brasileiros e preferido para comunicação com as marcas (fonte: Panorama Mensageria no Brasil).
Isso mostra uma grande oportunidade para empresas estarem oficialmente no WhatsApp e aumentarem a proximidade com seus clientes.
Confira como o WhatsApp pode ser uma boa solução para sua empresa com um provedor oficial.
O desenvolvimento de voice bots e bots para o Google Assistant indicam a tendência das mensagens de voz como integrantes da comunicação das empresas nos próximos anos.
Outro destaque é para os bots desenvolvidos para canais proprietários das empresas: os sites e aplicativos móveis, que estão em segundo e quarto lugar, respectivamente. Os sites figuram com 85% do total dos bots desenvolvidos, mostrando sua importância para a comunicação das empresas e a necessidade de automatizar o grande volume de mensagens que chega por esse canal.
Atualmente, os sites são os canais para os quais as empresas desenvolvedoras mais criam bots, com o Messenger e o WhatsApp empatados em seguida.

dados sobre chatbots 2019 gráfico

Aplicações dos bots

A pesquisa também mostrou quais as finalidades para as quais as empresas mais desenvolvem bots.
A principal aplicação para os bots é SAC: 94% das empresas responderam já terem desenvolvido bots para essa finalidade, o que indica a necessidade de atualização para empresas que ainda não investem em bots para atendimento. Em seguida, figuram chatbots para vendas (75%) e de apoio a backoffice (69%).
Cobrança e entretenimento ainda são pouco exploradas, apontando para uma oportunidade para que as marcas explorem essas finalidades e criem diferenciação em relação ao mercado.
O Mapa do Ecossistema Brasileiro de Bots 2019 está disponível para download aqui.
E a sua empresa já investe em um canal de comunicação inteligente e otimizado com os clientes? Descubra como os chatbots podem revolucionar o seu jeito de fazer negócios!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Talvez você goste desses conteúdos também: