As estratégias de Marketing Digital traçadas por empresas de todos os portes e setores visam criar uma presença digital relevante, aumentar a visibilidade da marca e extrair dos canais digitais importantes resultados de negócios.
Afinal, a Internet é hoje um poderoso mercado em todo o mundo e em constante crescimento no Brasil. Atualmente, há mais de 95 milhões de brasileiros conectados à Internet, que movimentaram R$ 45 bilhões em 2015 através de compras via e-commerce. Números atrativos para qualquer empresa que queira aumentar suas vendas, não é mesmo?
Por isso, reunimos aqui 5 dicas de marketing digital, passos essenciais para aumentar a presença digital de sua empresa. Confira:

Dicas de marketing digital: como aumentar a presença digital

1. Conheça o seu público-alvo

A primeira dica de marketing digital essencial para a sua empresa extrair os melhores resultados da Internet (e de qualquer canal de comunicação e vendas) é conhecer muito bem o seu público-alvo.
Afinal, de nada adianta a empresa ter um website bonito ou uma página no Facebook se os assuntos compartilhados não são de interesse do público-alvo, se a linguagem utilizada não é a mais indicada para impactar os consumidores em potencial ou se o público-alvo nem está naquele ambiente.
Então, é preciso conhecer os assuntos de interesse, quais problemas seu público precisa solucionar e como ele utiliza a Internet. Assim, sua empresa produzirá o conteúdo certo e compartilhará nos canais certos.
Isso nos leva a nossa próxima dica de marketing digital:

2. Produza conteúdo relevante

Se você conhece o seu público-alvo, então sabe qual tipo de assunto é útil para ele. Cabe à empresa transformar esses interesses em conteúdo relevante, de boa qualidade, em diversos formatos (vídeo, ebook- blog posts…) e alinhado com o universo da empresa.
dicas de marketing digital engajamento - Dicas de marketing digital: aumente sua presença digital em 5 passos dicas de marketing digital
As pessoas usam a web, os sites de busca e redes sociais, para procurar por soluções de problemas, entretenimento, informações inspiradoras. Quanto melhor o conteúdo gerado por sua empresa — em textos, vídeos, fotos, áudios — mais chances de que seja compartilhado e maior o destaque para a sua marca nas pesquisas em ferramentas de busca, como o Google.
Essa é a essência do Marketing de Conteúdo, muito necessário para aumentar a sua presença digital.

3. Crie rotinas em todos os canais digitais

Os consumidores atuais são cada vez mais exigentes e esperam que as empresas se relacionem com seus públicos de forma personalizada, ágil e constante.
Não adianta seguir as principais dicas de marketing digital se sua empresa não tiver uma atuação consistente nos canais digitais. O público não enxergará esse laço entre empresa e clientes, que consideram um grande diferencial das marcas.
Por isso, crie três rotinas para aumentar a presença e a força da marca na web:

  • Publicar conteúdo relevante em todos os canais digitais da empresa, todos os dias (lembremos de não sobrecarregar o público com uma enxurrada de conteúdo, ok?);
  • Responder aos contatos recebidos através de e-mails e redes sociais (reclamações, dúvidas e sugestões);
  • Enviar e-mails para clientes que já efetuaram compras e para aqueles que fizeram contato, mas ainda não são clientes de fato (aqui também vale a regra de não sobrecarregar a caixa de e-mails e sim utilizar com inteligência).

4. Provoque engajamento

Com foco nas necessidades do cliente, conteúdo interessante e contato constante, o seu público naturalmente reagirá bem à atuação de sua empresa na web.
E essa reação positiva, o engajamento, vem por meio de comentários, compartilhamentos, recomendações e compras. E quanto mais gente se engajar com o conteúdo, mais e mais pessoas são impactadas pela marca de sua empresa.
Para estimular e aproveitar o máximo o engajamento do cliente, disponibilize canais onde ele possa se manifestar e interagir com sua marca. Além das redes sociais, os chatbots são uma excelente opção: as pessoas interagem com sua empresa da mesma forma que conversam com amigos e família. Você pode mandar fotos, vídeos e áudios, o que pode ampliar o engajamento e fazer com que seus clientes virem fãs da sua marca!
E não se esqueça de uma das dicas mais básicas dicas de marketing digital: não deixe os comentários de seus seguidores sem respostas! Ninguém gosta de falar sozinho, não é mesmo?

5. Invista em publicidade digital

O investimento em publicidade na web é necessária para que uma campanha alcance um número maior de pessoas e a segmentação de público possível nos canais digitais otimiza esse investimento e os resultados da comunicação das empresas.
Por isso, investir em anúncios no ambiente digital é muito mais acessível aos microempreendedores, já que se pode começar aos poucos, acompanhar as campanhas em tempo real para realizar eventuais ajustes e segmentar muito bem o público para otimizar os esforços financeiros.
Gostou das nossas dicas de marketing digital? Não se esqueça que a sua presença digital é resultado de trabalho constante, criativo e alinhado com os objetivos de negócios da empresa. Siga nossa página no Facebook para acompanhar o que há de mais importante em Marketing Digital a favor dos seus negócios!

Converse com nosso time e descubra como conversas inteligentes podem transformar o atendimento do seu negócio

Mais Lidos

Gostou do nosso conteúdo?

Agora que já chegou até aqui, adoraríamos saber o que tem achado de nós 😀