Quando o assunto é atendimento, cada vez mais se reconhece que chatbots poder trazer eficiência, praticidade, prontidão e, ainda, redução custos para as empresas. Mas você sabe quais são os canais ideais para publicar o seu contato inteligente? Hoje vamos trazer um pouco sobre as principais plataformas utilizadas e as possibilidades que elas oferecem.

Site

Os sites ainda são o meio de comunicação mais buscado pelos usuários para conhecer as empresas e realizar compras on-line. Isto gera grande demanda de atendimento e, quanto maior a agilidade oferecida no processo, maior a probabilidade de se fidelizar o cliente e efetivar o relacionamento. 

Aliar o chatbot a este atendimento pode aperfeiçoar o processo e valorizar a marca, que estará a um salto à frente das concorrentes de seu segmento que ainda não oferecem este tipo de recurso tecnológico.  

Vale, acima de quaisquer argumentos, destacar a centralidade operacional: aqui o bot assume o papel de situar e orientar o usuário através do site de acordo com os seus objetivos práticos.

Um exemplo comum seria o caso de bancos e instituições financeiras, onde a interação pode conduzir o cliente ao ponto específico para a solução de uma demanda imediata, como o pagamento de débitos ou o acesso a informações pessoais na conta.

Este tipo de função preserva a privacidade e fomenta uma relação de confiança entre a marca e o usuário. Além de bem-informado, o cliente se sente mais seguro e satisfeito em poder realizar uma série de tarefas com autonomia.

Todas estas facilidades colaboram para tornar qualquer interface mais amigável, contando sempre contando com os princípios da experiência do usuário, que orientam a arquitetura dos fluxos das conversas e tornam a comunicação com o cliente mais agradável e fluída. 

WhatsApp

Existe alguma ferramenta de comunicação mais popular? Em 2017 o número de pessoas se comunicando por meio do app atingiu a casa do bilhão – não para de crescer!

Eis que surge no mercado o WhatsApp Business, desenvolvido para que as empresas aproveitem este meio de comunicação de forma mais profissional. oferecendo aos consumidores uma melhor experiência de consumo. 

Não é à toa é que hoje temos uma marca crescente de 74% de brasileiros utilizando a ferramenta para este fim. No âmbito comercial, a grande sacada é integrar a conta comercial a um sistema automatizado de mensagens, o chatbot.

Com potencial de otimizar 100% o atendimento, o chatbot é indispensável na realização de estratégias permitindo uma comunicação personalizada, ágil e eficaz. Existem dois recursos aliados para explorar a automatização: 

  • Receptivo: utilizando de mensagens automáticas provenientes de inteligência artificial para responder aos clientes 
  • Ativo: enviando anúncios e divulgações 

E mais! São 24 horas de atendimento, 7 dias da semana, com custo reduzido de infraestrutura e pessoal. E quando falamos em atendimento personalizado, incluímos vídeos, GIF’s, stickers e textos, elementos que humanizam a comunicação. 

Ainda é possível criar um fluxo de mensagem identificando a necessidade do cliente, esclarecendo dúvidas sobre produtos e serviços e para fechar o pacote, oferecendo itens complementares a compra. 

Messenger 

O Facebook Messenger é o 2º aplicativo mais baixado do mundo e uma grande ferramenta de contato entre usuários e empresas. Integrar o chatbot ao App possibilita o engajamento e muito provavelmente a conversão de uma venda

Um dado interessante divulgado pelo próprio Facebook é que 53% das pessoas tendem a realizar compras com empresas que utilizam mensagens como forma de comunicação. 

Já que o bot é capaz de atender rapidamente e de forma bastante eficaz ao cliente, abrir a caixa do Messenger e ser prontamente atendido é uma realidade bastante sedutora. 

Quando a automatização está aliada a estratégias de captura de leads, incluindo opt-in, a empresa tem liberdade para disparar anúncios. Sim! Um marketing digital otimizado e mais acessível. 

Os caminhos para efetivar o chatbot no Facebook precisam ser pensados estrategicamente, levando em conta a personalização do atendimento. Conhecer o seu público é ideal para criar um fluxo de conversa que seja atrativo, menos comercial e mais humano. Uma grande vantagem é que com o BLiP, plataforma de construção de chatbot, criar um chatbot Messenger é uma realidade possível, fácil e gratuita. 

Telegram

O Telegram é uma plataforma de mensagens instantâneas, assim como o WhatsApp,  que aos poucos vem conquistando o seu espaço no mercado. Em 2019 já eram 300 milhões de pessoas ao redor do mundo utilizando a ferramenta.

Um dos seus diferenciais é que não exige um número de telefone ou autorização prévia para os chatbots serem configurados: basta seguir os Termos de Uso do serviço. 

O App é bem preparado para a inserção de bots e disponibiliza parte do código de fonte aberto e uma API (Interface de programação de aplicações) com muitas possibilidades. Operados por programas, os bots podem, inclusive, ser convidados em grupos ou integrados a outros programas. Outro recurso interessante é a possibilidade de utilizar pagamentos online com cartões de crédito e em outros serviços como o Apple Pay.

Criar um bot no Telegram é simples e exige apenas que a empresa se comunique com uma versão simplificada da API, por meio de interface HTTPs (Hyper Text Transfer Protocol Secure.

Quando o assunto é desenvolvimento, envio de notificações, serviço integrado ao Gmail Bot e IMDB bot, recebimento de pagamentos e ferramentas personalizadas como enquetes e criação de games são algumas das possibilidades mais interessantes a se explorar na plataforma. 

Não faltam canais para seu chatbot!

Cada canal que apresentamos aqui performa de diferentes maneiras, e com diferentes públicos. Os canais de atendimentos aderidos pelas empresas não precisam se limitar a apenas um. Então, a dica mais certeira vem em termos de marketing: onde seu público-alvo estiver, esteja também! 

Já sabe onde publicar o seu chatbot, mas não sabe por onde começar? Aproveite e conheça o BLiP, a plataforma gratuita criada e utilizada aqui na Take para a criação de chatbots. Vem com a gente! 

 

Converse com nosso time e descubra como conversas inteligentes podem transformar o atendimento do seu negócio

Mais Lidos

Gostou do nosso conteúdo?

Agora que já chegou até aqui, adoraríamos saber o que tem achado de nós 😀

ebook gratuito