Por que usar ferramentas que integrem atendimento humano com chatbots?

Quando falamos em chatbots, existe uma dúvida sobre o futuro que eles estão construindo para os serviços de atendimento ao consumidor. Mas, como já vimos antes, eles não vão substituir as pessoas — na verdade, as empresas têm muito a ganhar se unirem atendimento humano com chatbots.

Para entender como isso é possível e ver algumas dicas para fazer tudo da melhor forma, acompanhe este post e confira casos e ferramentas para realizar esta importante integração para o seu negócio!

Como funcionam ferramentas que integram atendimento humano com chatbots?

Existem ferramentas que permitem que o atendimento nos canais de comunicação virtuais da empresa, como chats web ou Messenger, iniciem a conversa de forma automatizada e, em determinado momento, tenham uma intervenção humana.

Isso é importante para que os atendentes possam garantir a agilidade no atendimento aos clientes, além de fazer uma triagem das conversas que precisam de maior atenção. Explicaremos mais sobre isso a seguir.

Em que situações elas devem ser utilizadas?

Existem diversas situações em que é recomendado o uso de uma plataforma híbrida de chat para o atendimento aos clientes. Confira as principais:

Responder perguntas complexas e intervir no atendimento

Os chatbots podem ser programados para responder a diversos tipos de perguntas aos clientes, como o preço dos produtos vendidos pela empresa, a localização de sua sede, entre outros questionamentos comuns. Em um hotel, por exemplo, o chatbot pode perfeitamente mostrar os quartos disponíveis e a tabela de tarifas para os hóspedes.

Por outro lado, existem perguntas muito específicas que nem sempre são mapeadas para o chatbot responder automaticamente, como a possibilidade de disponibilizar mais toalhas, por exemplo. Nesse momento, os atendentes podem intervir no atendimento.

Atender os clientes que preferem contato com pessoas

Existem, ainda, alguns clientes que preferem contato com atendentes reais e que têm certo receio em interagir com sistemas. Utilizando ferramentas híbridas, os atendentes saberão o momento certo de assumir o controle da conversa e falar com esse tipo de público.

No entanto, ressaltamos que, por ser uma tecnologia relativamente nova, é importante que as empresas também eduquem as pessoas a utilizarem seus chatbots — algo que pode ser feito dentro da própria conversa, a partir do fluxo pensado e com o auxílio de funcionalidades dos canais de publicação dos bots.

Como escolher uma ferramenta híbrida de qualidade?

Para escolher uma ferramenta que integre atendimento humano com bots da melhor maneira, é preciso levar em consideração uma série de fatores, como o funcionamento dessa integração, se a interface é amigável, as formas de intervenção humana nas conversas e, ainda, o mindset com o qual ela foi construída.

A plataforma BLiP, por exemplo, oferece a ferramenta BLiP Desk. Por ter sido pensada especificamente para chatbots, ela permite uma experiência mais completa e adequada, tanto para quem desenvolve quanto para o resultado final aos usuários.

Gostou da ideia de integrar atendimento humano com chatbots e quer aplicar no seu serviço? Então aproveite para explorar mais a plataforma BLiP, suas ferramentas e integrações de forma gratuita! Confira 🙂

 

banner blip atendimento humano com chatbots