Conheça o Hub de Analytics do BLiP e seu poder para a evolução de contatos inteligentes

Os melhores resultados de um chatbot só são alcançados se ele estiver em constante evolução. Por mais empenho que tenha sido investido em sua criação, é o contato com o público final que afiará a eficácia das suas funcionalidades.

Mas, para conseguir isso, os desenvolvedores precisam coletar e analisar dados confiáveis que revelem as interações de usuários com o bot, o que pode destacar tanto os pontos de melhoria como o que está dando certo e pode ser reproduzido.

E é por essa razão que o BLiP conta com um hub de Analytics, que é um cardápio de opções de ferramentas que podem ser integradas aos chatbots desenvolvidos na plataforma. Developer Advocate do BLiP na Take e especialista em chatbots, Rafael Pacheco conversou com a gente e explicou mais sobre a importância do hub de Analytics no BLiP. Confira!

Escolhas mais inteligentes com métricas confiáveis

No processo de criação de qualquer tipo de software, a equipe de desenvolvimento precisa tomar decisões importantes que afetarão a usabilidade e os resultados do produto, desde algo simples como o posicionamento de um botão de confirmação até o tipo de raciocínio lógico por trás da inserção de informações em um banco de dados.

Em um chatbot, isso não é diferente. Cada linha de diálogo e cada ramificação do fluxo conversacional precisa ser uma escolha que leva em consideração as funcionalidades, o público e propósito do bot. E nem sempre é fácil tomar essa decisão, especialmente antes do produto entrar em contato com o cliente final.

As ferramentas de análise e coleta de dados, conhecidas como ferramentas de analytics, são importantes para isso: dar uma visão ampla dos resultados atuais de um chatbot e permitir que os desenvolvedores o aperfeiçoem com as escolhas certas.

Boas decisões são sempre aquelas tomadas com base em dados confiáveis. Se uma escolha é feita sobre uma informação imprecisa, é bem provável que ela também esteja errada. Portanto, a fonte e o manejo dessas métricas é um fator muito importante para a evolução de um chatbot.

“Isso é tão importante que a plataforma já conta com uma ferramenta própria de análise de dados, um pouco mais simples. Mas, para quem quer mais, é possível integrar às melhores do mercado pelo hub de Analytics no BLiP”, explica Rafael Pacheco.

O funcionamento do hub de Analytics

O BLiP é uma plataforma completa que oferece tudo que é necessário para a criação de um chatbot. Mas existem empresas especializadas e focadas apenas em Analytics e, para quem quer a melhor performance possível, pode ser interessante utilizar uma ferramenta externa para analisar métricas de interação.

“Assim como os canais e a inteligência artificial, o hub de Analytics oferece um cardápio de opções para quem desenvolve. Assim, é possível integrar e utilizar a ferramenta que preferir, ou até mais de uma delas ao mesmo tempo”, avalia Pacheco.

Muitas vezes, o usuário administrador pode ter preferência por uma determinada ferramenta, ou então gosta de um recurso exclusivo de uma delas, como um gráfico de visualização do fluxo conversacional, mas prefere análises de outra.

Por isso, pode ser interessante em alguns casos utilizar mais de uma ferramenta para realizar a análise dos dados e com isso ter informações melhores e mais completas para a evolução do chatbot.

“Para se integrar com todas essas soluções, o BLiP coleta os dados e envia as informações para as ferramentas de análise. Isso é feito sempre que uma mensagem chega ou sai do chatbot ou quando um evento é gerado no bot”, aponta Pacheco.

As soluções do Hub de Analytics no BLiP

ferramentas de analytics no blip

O BLiP é como um cardápio. A pessoa responsável pelo chatbot pode contar com a comodidade da plataforma e escolher o que for melhor para a sua estratégia.

Na área de desenvolvimento, muitas vezes é preciso optar entre um produto customizado, que levará mais tempo para ser implementado, e uma ferramenta mais engessada, mas que economiza custos no desenvolvimento com APIs prontas.

A estrutura de hubs do BLiP permite aos usuários desenvolvedores da plataforma o melhor dos dois mundos. A customização dos chatbots é feita com simplicidade e agilidade, já que existem múltiplas opções de integração com as melhores ferramentas do mercado.

Conheça as soluções presentes na plataforma hoje:

Chatbase

O Chatbase é como o Google Analytics para chatbots. A ferramenta é uma nova criação da gigante de buscas e a cada dia apresenta novas funcionalidades. Ela foi desenvolvida na incubadora interna da empresa.

O BLiP foi um early adopter do Chatbase e já conta com uma vasta experiência no uso dessa solução. Além de uma interface relativamente simples, o Chatbase também disponibiliza métricas como usuários ativos, sessões e retenção em um painel gráfico de fácil compreensão.

Dashbot

Além de oferecer métricas tradicionais, o Dashbot é uma solução que avalia dados específicos de interações conversacionais, como mensagens e intenções mais comuns, efetividade do processamento de linguagem natural (NLP), caminhos de interações e muitas outras funcionalidades.

Com o Dashbot, também é possível acompanhar métricas ao vivo e comparar o desempenho de um mesmo bot em diferentes canais, além de configurar alertas e gatilhos baseados em métricas.

RD Station

Muito mais que uma ferramenta de Analytics, o RD Station é uma plataforma completa para automatização e gerenciamento do marketing digital da empresa. E com a integração do BLiP, fica fácil configurar como dados e métricas coletados por bots poderão ser utilizados na prática.

O RD Station é uma solução da Resultados Digitais, empresa brasileira com sede em Florianópolis, o que facilita ainda mais o suporte com a plataforma.

SugarAds

SugarAds é uma plataforma que ajuda empresas na descoberta da sua verdadeira audiência. Com ela, é possível cruzar dados importantes e realizar testes A/B para aumentar a eficácia de campanhas publicitárias.

Como ela faz parte do hub de Analytics, pode ser facilmente integrada aos bots no BLiP.

Novas soluções são acrescentadas aos hubs do BLiP sempre que necessário. Mas, além disso, é possível enviar dados coletados no chatbot para outras aplicações externas com simplicidade com webhooks.

Este artigo é o quarto de uma série sobre os hubs do BLiP. No próximo, traremos mais hubs e ferramentas que fazem do BLiP a melhor e mais completa plataforma para construção, gestão e evolução de chatbots e contatos inteligentes! Enquanto isso, te convidamos a conhecer melhor a plataforma!

 

Confira os outros posts da série:

Hub de Inteligência Artificial

Hub de Canais de Publicação

Importância dos hubs de integração do BLiP