Chatbot para Instagram: entenda por que NÃO usar. Automação não autorizada corre risco de punição

chatbot para instagram

API fechada proíbe que aplicativos terceiros automatizem funções dentro da plataforma. Riscos do uso e alternativas ao Instagram chatbot.

Atualmente, os principais aplicativos de mensagens e as grandes redes sociais permitem a criação e desenvolvimento de chatbot a partir da API de seus sistemas, mas nem todos. Você sabia que Chatbot para Instagram ainda não é permitido pela plataforma?

Sim, se você fizer uma busca no Google, vai encontrar centenas de resultados que mostram como criar um chatbot no Instagram para automatizar suas conversas com usuários da plataforma, mas tome cuidado! A verdade é que usar bots fere as políticas do próprio Instagram e pode resultar em punição para sua conta.

Instagram chatbot: o que a plataforma diz sobre eles

O Instagram possui uma API fechada. Isso quer dizer, entre outras coisas, que não é permitido que aplicativos terceiros automatizem funções dentro da plataforma. Nem mesmo publicar um post automaticamente, como algumas ferramentas oferecem.

Se você usa um sistema de gestão de redes sociais no qual agenda um conteúdo para ser publicado e ele automaticamente é lançado na rede social na hora programada, sem que você precise liberá-lo novamente, acredite: você está usando um sistema que burla as diretrizes do Instagram e sua conta pode ser punida por isso.

Quando falamos de agendamento de postagem, alguns sistemas permitem que você agende o post. Entretanto, na hora da publicação, o app te notifica de que é preciso que você acesse a plataforma e libere o conteúdo. Esse modelo é permitido pela rede social.

Os sistemas de automação de publicação também são chamados de bots, afinal, em inglês, bot significa robô. Dessa forma, tudo o que é referente a automação de uma tarefa faz parte do conceito de bot.

E o que é chabot senão um software que funciona dentro de aplicações de mensagens para estabelecer uma conversa com um usuário?

Em resumo…

A API fechada do Instagram proíbe a criação de bots que automatizem processos como:

  • seguir e parar de seguir perfis;
  • comentar ou curtir publicações;
  • responder ou iniciar diálogos com usuários.

Dessa forma, mesmo as contas que fazem parte do programa de parceiros do Instagram, o Instagram Partners, não têm acesso à autorização para uso de bots.

Novamente, basta uma pesquisa no Google para que você perceba que existem muitas empresas que oferecem essa junção de Instagram e chatbot, mesmo que ela não seja oficialmente permitida pela API da plataforma.

Mas insistir em utilizar um bot em sua estratégia de comunicação pelo Instagram pode colocar sua conta e os dados de seus clientes em risco.

Futuro do Instagram e chatbots

Não há como prever o futuro dessa relação. Entretanto, é possível que, em breve, uma nova opção de conta no Instagram surja, permitindo a utilização de bots.

A automação de marketing e de processos é uma realidade para as mais diferentes estratégias e já está presente em plataformas como Facebook Messenger, WhatsApp, LinkedIn, entre outras.

Então, o caminho mais natural é que o Instagram também ceda a essa nova forma de trabalho.

O próprio WhatsApp é um exemplo de canal que não permitia a construção de bots para comunicação e, com a criação do WhatsApp Business API, essa realidade mudou, permitindo que empresas criassem chatbots para estreitar o relacionamento com seus leads.

Com o WhatsApp Business API, a plataforma abriu seu sistema para que médias e grandes empresas pudessem criassem chatbots – inclusive, o nome API vem disso: a empresa construiu e liberou uma API específica para automação e análise de conversas na rede.

Assim, a partir da permissão de criação de chatbots para WhatsApp, as empresas puderam estabelecer uma comunicação mais efetiva com seus clientes, gerando:

  • negócios;
  • engajamento;
  • confiança.

Talvez também haja, no futuro, um Instagram chatbot.

Chatbots possíveis!

Se ainda não podemos utilizar chatbots no Instagram, podemos estar em outros canais, como:

Cada um desses bots podem ser usados para diferentes situações e para atender diversos objetivos, como:

E se você ainda tem dúvidas ou quer conhecer mais sobre o uso de chatbots para empresas e como ele pode otimizar sua comunicação com leads, prospects e clientes, indicamos que assista ao vídeo abaixo. Um resumo de como os chatbots são relevantes nos negócios.

Como criar um chatbot?

Agora que você já sabe sobre a relação entre Instagram e chatbot, e também conhece as alternativas que podem ser utilizadas para estreitar a comunicação com seu público enquanto o chabot no Instagram ainda não é permitido, é hora de criar sua estratégia e construir seu bot!

Assim, quando o Instagram chatbot for permitido, você já poderá sair na frente da concorrência.
O BLiP é uma plataforma completa criada pela Take com tudo o que você precisa para construir e promover um chatbot eficiente, inclusive com diversas opções de canais de publicação gratuitos. Já a Take é uma empresa que pode te ajudar a criar a estratégia completa para o seu chatbot.

Conheça nossas soluções e serviços para transformar sua comunicação com o cliente. Nossa equipe vai ajudar sua empresa a oferecer a melhor experiência às pessoas ao mesmo tempo em que otimiza seus processos.

Para isso, criamos chatbots em diferentes plataformas, que automatizam diferentes ações diárias da sua empresa e contribuem para suas ações de atendimento, marketing e vendas! Conheça nossos casos de sucesso e fique por dentro!

Leia mais:

Atendimento em redes sociais: 5 dicas para implantar a gestão de cliente nestas plataformas

Chatbot em marketing: como aplicar a tecnologia na atração e conversão de clientes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Talvez você goste desses conteúdos também: