Como criar listas de transmissão no WhatsApp Business? Dicas para melhores resultados

Se você tem uma empresa, seja ela pequena ou grande, você pode usar a lista de transmissão WhatsApp Business para se comunicar com seus clientes e ampliar suas vendas. Como? É sobre isso que falaremos a seguir.

O WhatsApp para empresas tem dois recursos que permitem enviar mensagens para mais de uma pessoa simultaneamente:

  • grupos;
  • listas de transmissão.

Ambos podem ser usados para o mesmo conjunto de pessoas. Por exemplo, você pode ter um grupo e uma lista de transmissão com os mesmos usuários.

Embora os grupos e as listas de transmissão pareçam semelhantes, eles servem a propósitos diferentes.

Agora você deve estar se perguntando, qual é a diferença entre os dois? Bom, os grupos do WhatsApp são um sistema de mensagem bidirecional usado principalmente para interagir com várias pessoas — é como uma sala de bate-papo onde as pessoas podem ver as informações umas das outras.

Por outro lado, as listas de transmissão são como uma rua de mão única, onde apenas o administrador pode enviar mensagens, e os destinatários não podem interagir ou verificar os detalhes uns dos outros. Além disso, quando você adiciona mais pessoas à sua lista de transmissão, outros destinatários nunca saberão que outras pessoas receberam a mesma mensagem que você.

Por que seu negócio deveria investir em uma estratégia de lista de transmissão pelo WhatsApp Business? A primeira razão é que o WhatsApp têm taxas de engajamento incríveis: 98% das mensagens são abertas e lidas.

Além disso, de acordo com a Pesquisa de Mensagens do Facebook da Nielsen, 67% dos usuários de aplicativos de mensagens móveis disseram que esperam usar mais o bate-papo para se comunicar com as empresas nos próximos dois anos. Portanto, esse canal está maduro para a atuação de um empreendedor ou profissional de marketing.

Como criar uma lista de transmissão do WhatsApp Business?

Quando você envia uma mensagem para uma lista de transmissão do WhatsApp Business, ela é direcionada para qualquer pessoa na lista que tenha seu número salvo no catálogo de endereços de seus telefones.

Eles verão a mensagem como uma mensagem normal, mas não terão acesso aos demais números da lista. Isso é semelhante à função Cco (cópia oculta) no e-mail.

Se eles responderem, seus questionamentos apareceram como uma mensagem normal de um para um, na tela de bate-papos de seu smartphone, e a resposta deles não será enviada para mais ninguém nessa lista de transmissão.

Assim como todo o sistema, a forma de como criar lista de transmissão no WhatsApp Business é gratuita, entretanto, fique atento, pois o limite da lista de transmissão do WhatsApp Business é de 256 contatos.

Sistema operacional Android

Para criar uma lista de transmissão no Android, siga estas etapas:

Passo 1: abra o WhatsApp no seu dispositivo, toque no ícone de três pontos no canto superior direito e selecione “Nova Transmissão”.

lista de transmissão whatsapp business

Passo 2: você será direcionado para seus contatos do WhatsApp. Selecione as pessoas que você deseja adicionar e toque no botão OK. Voilà! Você acabou de aprender como fazer lista de transmissão no WhatsApp Business.

Sistema operacional iOS

Passo 1: no iPhone, toque na guia Chats na parte inferior e selecione a opção Broadcast Lists (ou Lista de Transmissão) no canto superior esquerdo.

lista de transmissão whatsapp business

Passo 2: toque em Nova Lista na parte inferior. Por fim, selecione seus contatos e toque em Criar.

Para editar uma lista de transmissão

Após criar uma lista de transmissão no WhatsApp Business, você tem a opção de incluir novos membros, conforme aumenta sua base de leads, excluir contatos e mudar informações. Para isso:

  • acesse suas listas de transmissão;
  • na lista que desejar editar, toque no símbolo (i);
  • selecione o que deseja editar: nome da lista, adicionar ou remover membros e mais.

É muito fácil criar listas de transmissão no WhatsApp Business. Agora, vamos mergulhar nas dicas e truques para usá-las sem falhas.

Como saber quem recebeu e leu minha mensagem?

Semelhante a grupos e mensagens individuais, as listas de transmissão do WhatsApp Business também exibem informações de mensagens. Eu estou falando sobre a entrega e dados leitura da mensagem.

Para visualizar essas informações, abra a lista de transmissão e pressione a mensagem em particular. Uma vez selecionado, toque no botão (i) nas opções no topo. E então você verá os detalhes sobre a hora em que a mensagem foi entregue e lida.

lista de transmissão whatsapp business tutorial

Como usar a lista de transmissão do WhatsApp Business?

Agora que você aprendeu como fazer lista de transmissão no WhatsApp Business, abaixo está um guia com passo a passo de como se conectar a seus clientes de maneira efetiva.

1. Pergunte a si mesmo as questões básicas

Antes de começar a usar listas de transmissão do WhatsApp Business, você deve se fazer as seguintes perguntas:

  • Eu tenho um bom produto e o produto está pronto para o meu mercado?
  • Eu tenho os contatos certos? São pessoas que se enquadram na persona ideal?
  • Meus contatos têm meu número do WhatsApp salvo como um contato em seus telefones? Sem isso, suas mensagens de difusão não alcançarão as caixas de entrada dos destinatários pretendidos.
  • Tenho a permissão dos meus contatos para me comunicar com eles através do WhatsApp? * Sem alguma forma de permissão (opt-in do WhatsApp) dos destinatários, você estará enviando não apenas mensagens comuns, mas também Spam.

2. Realize uma segmentação da lista de contatos

Enviar WhatsApp em massa não é a estratégia mais eficiente para esses casos. É importante que você não confunda a lista de transmissão com esse tipo de disparo sem valor.

A segmentação de lista é o agrupamento de contatos em grupos pequenos para fornecer a eles conteúdo mais relevante. Você pode, por exemplo, começar com 3 grupos;

  • Clientes; pessoas que já interagiram com você e fizeram uma compra pelo menos uma vez;
  • Leads; pessoas que demonstraram interesse e ainda não efetuaram uma compra;
  • Prospects; clientes em potencial que ainda não demonstraram interesse.

Melhor ainda, você pode adicionar outros exemplos de segmentação como localização e produto, em seus critérios.

A segmentação de listas ajudará você a entender claramente:

  • com quem você vai conversar;
  • informará o tipo de conteúdo ideal;
  • definirá as ofertas a serem feitas.

Por exemplo, você pode fazer uma ação na qual seus clientes existentes façam outro pedido ou lhe deem referências. Em troca, você oferece comissão para cada referência que eles lhe enviarem.

3. Prepare uma estratégia de conteúdo

Agora que você sabe com quem vai se comunicar e por quê, pode sentar e preparar sua estratégia de conteúdo.

Em uma estratégia de conteúdo, você definirá claramente os objetivos, as metas, as ferramentas necessárias e organizará um calendário editorial e de publicação.

4. Crie suas mensagens e comece a executar campanhas

Crie conteúdo e envie o conteúdo certo para os membros certos de cada uma das suas listas de transmissão.

Outro ponto crítico a ser lembrado é que você estará construindo o relacionamento no começo e estabelecendo um nível de confiança que o ajude a alcançar os objetivos que você deseja atingir.

Algumas dicas mais rápidas:

  • Não seja excessivamente promocional;
  • Ofereça algo de valor antes de perguntar sobre uma possível compra;
  • Responda no menor tempo possível todos que entrarem em contato. Lembre-se: WhatsApp é um mensageiro instantâneo.

Esperamos que este artigo tenha te ajudado a compreender como criar lista de transmissão no WhatsApp Business de maneira eficiente.

Uma outra opção de funcionalidade do WhatsApp para empresas é o WhatsApp Business API, para médias e grandes empresas. A opção oferece e facilita a criação de conversas automatizadas com seus clientes, resolvendo um dos maiores desafios de escalabilidade na comunicação.

Por meio da integração API, você pode utilizar o app para melhorar a experiência do seu cliente com o seu atendimento por WhatsApp. Isso transforma a ferramenta em um app de marketing e suporte.

Leia mais sobre o assunto no artigo WhatsApp Business API: o que é, como implementar e as razões para adotar a solução.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre lista de transmissão no WhatsApp Business e conheceu o WhatsApp Business API, é hora de dar um passo rumo à excelência de atendimento e marketing.

Conheça o BLiP, um dos provedores oficiais desse serviço de WhatsApp, e entenda como ele pode contribuir para criar um relacionamento efetivo com seus clientes, sem perder tempo, mantendo a qualidade e otimizando suas tarefas. Entre em contato com a nossa equipe.

Conheça nossos planos, descubra qual é a ideal para seu negócio e não perca a oportunidade de revolucionar a forma como a sua empresa se comunica com os seus clientes!

 

Obs.: gostaríamos de ressaltar a importância de se obter o opt-in do WhatsApp antes de criar lista de transmissão WhatsApp Business, pois essa é uma tarefa básica e absolutamente necessária para garantir uma boa experiência das pessoas com a sua marca/comunicação no canal. Saiba mais sobre as consequências do envio de WhatsApp em massa neste post!