Notificações via WhatsApp: entenda os benefícios para a sua empresa

Não é novidade pra ninguém que, em agosto de 2018, foi liberada a API para o WhatsApp Business. Na prática, isso significa que empresas podem responder às mensagens dos clientes gratuitamente dentro de 24 horas. Após este período, os conteúdos são pagos e chamados de notificações.

O envio ativo de conteúdos das empresas para clientes através de notificações via WhatsApp representa um estreitamento muito forte da relação entre essas duas partes e promete revolucionar a forma que as empresas se comunicam com seus clientes.

Quer saber como o envio das notificações via WhatsApp podem ser benéficas para você? Então acompanhe o post de hoje!

Qual a diferença entre mensagens e notificações?

De forma geral, mensagens e notificações são conteúdos trafegados entre empresas e clientes. Assim, no WhatsApp, são informações trocadas entre contatos inteligentes (empresa) e seus usuários (clientes).

O parâmetro do WhatsApp para definir se o conteúdo é uma mensagem ou notificação é o intervalo de tempo em relação à última interação feita pelo usuário com o contato.

Dessa forma, é caracterizada como mensagem o tráfego de conteúdos em um intervalo inferior a 24 horas em relação ao último input do usuário no contato, sendo que as mensagens trocadas neste intervalo são gratuitas e ilimitadas.

A imagem abaixo representa o fluxo caracterizado como mensagens no WhatsApp, representado por ciclos contínuos de acordo com o envio de conteúdos pelo usuário e resposta da empresa em até 24 horas após esse envio.

notificações via whatsapp atendimento

Já as notificações são conteúdos enviados do contato (empresa) para os usuários (clientes) em janelas superiores a 24 horas em relação ao último input do usuário.

Conforme demonstrado no fluxo da imagem abaixo, as notificações são pré-pagas e caracterizadas como uma comunicação ativa da empresa com o usuário. Caso tenha interesse em conhecer mais sobre os benefícios e aplicabilidade das notificações via WhatsApp, fale com a Take.

notificações via whatsapp

Agora que você já sabe a diferença entre mensagens e notificações na percepção do WhatsApp, confira a imagem abaixo, que exemplifica estes dois conceitos na prática. Considerando que a conversa foi feita com um chatbot, a primeira mensagem significa um input do usuário — que induz a um tráfego de mensagens sem ônus. Já o último conteúdo é uma notificação devido ao intervalo ser superior a 24 horas em relação à última mensagem do usuário.

notificações via whatsapp

Um ponto importantíssimo sobre o envio de notificações é que, antes do seu envio, o usuário obrigatoriamente deve ter dado o opt-in, ou seja, a permissão para a empresa entrar em contato com ele. Além disso, todos os conteúdos das notificações são aprovados junto ao WhatsApp em templates e devem estar alinhados com suas políticas. Traremos a visão desta política do WhatsApp aplicada em nos contatos feitos no canal em um artigo posterior. ?

Notificações como oportunidade de negócio

O WhatsApp é uma poderosa ferramenta escalável de comunicação com clientes. Isso significa que as notificações representam uma aproximação clara de clientes com as empresas. E não é pra menos, visto que o WhatsApp é o aplicativo de mensageria mais popular do mundo e atualmente possui cerca de 1,5 bilhões de usuários acessando-o mensalmente, de acordo com o site Statista.

Na prática, isso significa que você pode ter fácil acesso a seus clientes através do envio de notificações via WhatsApp. Para exemplificar esses benefícios, o quadro abaixo apresenta um comparativo com características entre o aplicativo e o SMS.

notificações via whatsapp comparativo whatsapp e sms

Atributos como a verificação da empresa, formatos interativos, envio de anexos e alta interatividade dos usuários são fatores que colocam o WhatsApp um passo à frente em relação ao SMS. Além disso, a cobrança só acontece no envio pontual das notificações. Tais fatores fomentam a utilização das notificações via WhatsApp no dia-a-dia das empresas.

Aplicabilidade das notificações via WhatsApp na prática

Partindo do preceito que as notificações são conteúdos enviados para um cliente de acordo com uma ação específica que ele fez com a sua empresa, sua aplicabilidade pode ocorrer em empresas de diversos setores da economia. Como exemplo, citamos abaixo três segmentos e como o envio de notificações pode ser feito.

  • E-commerce ou varejo
    • Atualizações de pedidos: compra, rastreamento e entrega de produtos.
    • Disponibilidade do produto: informações e atualizações sobre novos produtos sobre os quais os usuários estão perguntando ou querem alertas.
    • Consultas sobre faturamentos: devoluções, pagamentos e outros problemas de faturamento que precisam ser notificados aos clientes.
  • Companhias aéreas
    • Atualizações urgentes: cancelamentos de voos, atrasos, reprogramações que exigem comunicação imediata.
    • Confirmação de viagem e alertas: confirmações de voo, notificações de check-in e cartões de embarque para viajantes.
    • Pedidos de reserva: informações sobre assentos, questões de pagamento e cobrança, upgrades de cabine e outras informações que os viajantes precisam.
  • Serviços financeiros
    • Alertas e avisos: avisos urgentes, como transações irregulares de cartão de crédito, taxas cobradas, limite de crédito, etc.
    • Cobranças: envio de boletos periódicos para os clientes.

Você já parou pra pensar que usar notificações do WhatsApp no contato da sua empresa significa estar extremamente próximo dos seus clientes para o envio direto de conteúdos? Sabendo que o WhatsApp é o app de mensagens mais utilizado do mundo, você já se deu conta de que grande partes dos seus clientes estão disponíveis agora para receber informações da sua empresa? Pois é! O envio de notificações no WhatsApp é uma grande revolução na relação entre empresas e clientes. E se você não quer ficar de fora dela, fale com a Take!

Este artigo foi útil para você? Então acompanhe nossa série sobre o WhatsApp e sua aplicabilidade em chatbots e nos negócios. Até mais!

Referências: Notificações de status de mensagensComo criar modelos de mensagem – Facebook for Developers

lucas post notificações via whatsappLucas Alves

Product Manager na Take

 

 

 

 

 

 

Saiba tudo sobre o WhatsApp Business API neste guia completo!