Número do WhatsApp Business: como definir o contato [precauções e dicas gerais]

definição do número de telefone no whatsapp capa post

A definição do número do WhatsApp Business API é um ponto de dúvidas recorrentes entre aqueles que possuem a solução. Além disso, também é comum a insegurança ao definir o número de telefone de Whatsapp que será o ponto de contato, no app, entre empresas e clientes.

Entender os parâmetros que a plataforma coloca para definir o número do WhatsApp Business, a ser utilizado, pode te dar tranquilidade e segurança para realizar a melhor escolha para a sua empresa.

Este artigo tem a finalidade de apresentar os conceitos determinados pelo WhatsApp Business API para definir o número de telefone usado no seu contato oficial no canal. Boa leitura!

Na prática, onde o número do WhatsApp Business será ativado?

Antes mesmo de apresentar as regras para definição do número do WhatsApp Business, é legal entender a sua aplicabilidade prática. Atualmente, o app de mensagens dispõe de 3 principais soluções:

  • WhatsApp Messenger: aquele que você, como pessoa física, possui no seu smartphone e utiliza para se comunicar com seus amigos e familiares.
  • WhatsApp Business: direcionado para pequenas e médias empresas; permite um baixo nível de automatização.
  • WhatsApp Business API: direcionado para médias e grandes empresas; permite um alto nível de automatização.

Os conceitos apresentados neste artigo serão para a definição do número de telefone no WhatsApp Business API, também conhecido como chatbot do WhatsApp Business.

Esta é a solução que possibilita a construção de contatos inteligentes, que criam satisfatórias experiências de usuários com as conversas, através de plataformas como o BLiP.

Na prática, todo conteúdo (mensagem, imagem, áudio, etc) enviado do usuário via WhatsApp para o número ativado cairá em um fluxo desenvolvido no seu contato inteligente.

Parâmetros para definir um número para WhatsApp Business API

O ponto mais importante para definir o telefone do WhatsApp Business API é garantir que ele seja “limpo”, ou seja, que nunca tenha sido ativado anteriormente no WhatsApp Messenger ou Business.

O próprio WhatsApp possui mecanismos para impossibilitar a ativação daqueles números que já foram utilizados anteriormente.

Outro tópico importante é que, uma vez ativado no WhatsApp Business API, o número não poderá ser ativado nas outras duas modalidades. Apesar disso, ele poderá ser reativado várias outras vezes no WhatsApp Business API, desde que você possua o PIN do número.

Alô, tá me ouvindo? Provavelmente você deve estar se perguntando quais os tipos de números que são permitidos para realizar a ativação. Já vamos explicar isso pra você.

definição do número de telefone no whatsapp
Previamente à apresentação dos tipos de números permitidos no WhatsApp Business API, é importante enfatizar que, no ato da ativação o número deve estar apto para recebimento do token. Abaixo colocamos os três grupos permitidos:

  • Telefones fixos: são permitidos, e o recebimento do token para ativação do número será via ligação internacional.
  • Celulares: podem ser usados, e o recebimento do token para ativação do número pode ser feito via ligação internacional ou SMS.
  • 0800 ou números de ligação gratuita: possível desde que o número de telefone possa receber SMS ou ligações internacionais.

Deduzimos então que praticamente todos os tipos de números são permitidos, assegurando que eles nunca tenham utilizado o WhatsApp Messenger ou Business anteriormente e estejam aptos a receber o token para a ativação.

Importância da definição do número do WhatsApp Business

Muito além de um aspecto técnico ou operacional, a definição do número do WhatsApp no seu contato inteligente pode remeter a conceitos estratégicos e de marketing para a sua empresa.
De forma direta, o número do WhatsApp Business será a exibição direta da marca da sua empresa com os seus clientes e públicos externos através do aplicativo.

Escolher um número, fixo ou mobile, que já tenha relação com a marca da sua empresa pode dar mais credibilidade e segurança aos seus usuários.

Espero que este artigo sirva como auxílio para que você escolha de forma adequada o seu número de telefone no WhatsApp Business API.

Se você está certo sobre o uso do chatbot do Whatsapp conheça a plataforma BLiP, a plataforma de integração oficial do Whatsapp. Integramos soluções de analytics, relatórios customizados e uma interface com usabilidade simples, combinados em um único lugar. Ficou interessado? E se você descobrir que temos um plano free a disposição para sua empresa? Conheça já!

Referências: Introdução e Phone Number – Facebook for Developers

Tudo sobre WhatsApp Business API: acesse 13 conteúdos exclusivos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Talvez você goste desses conteúdos também: