Agregar pessoas, processos e informações são apenas algumas das vantagens das APIs. Entenda o que é e como funciona a API de integração.

Integração é a palavra-chave do mundo corporativo atual. Agregar pessoas, processos e informações é o caminho para aumentar a produtividade das equipes, e as APIs podem ajudar — e muito — nessa tarefa.

Mas o que é API de integração e como ela funciona?

As APIs economizam tempo e dinheiro em diversas atividades e processos dentro de uma empresa. Elas auxiliam na comunicação, na documentação e na automação. Quer saber como? Continue acompanhando!

O que é API de integração

API é uma abreviação para Application Programming Interface (em português, Interface de Programação de Aplicação). Na prática, elas permitem que duas aplicações, sejam elas sites, softwares, aplicativos ou qualquer outro tipo de programa, conversem uma com a outra.

Dessa forma, diversas aplicações podem interagir entre si, integrando sistemas de diferentes plataformas.

E como funciona a API?

Graças às APIs, é possível, por exemplo, utilizar o Google Maps dentro de um outro site, conectar um sistema de pagamento do e-commerce a um serviço de envio de e-mails, permitir que uma pessoa faça login usando a conta do Facebook ou integrar planilhas do Excel a outros sistemas.

Ok, agora você já sabe o que é API de integração, mas por que elas são tão importantes para as empresas? Em resumo, as APIs são a única maneira de fazer com que um sistema não fique isolado do resto do conteúdo já disponível — tanto internamente em uma empresa quanto na internet.

Portanto, essas ferramentas são fundamentais para uma organização que deseja se manter conectada e integrada.

Por que investir em APIs

À primeira vista, criar ou obter APIs pode parecer complicado e demorado. No entanto, elas são necessárias, e os benefícios compensam o esforço e o investimento.

Antes de mais nada, as APIs permitem que uma empresa se integre interna e externamente. Em um mundo onde tudo e todos estão conectados, isso é fundamental! Elas ainda podem ser usadas para assimilar as várias áreas do empreendimento e também para conectar você aos seus clientes de maneira mais efetiva.

Dentro da sua organização, essas ferramentas conseguem automatizar processos repetitivos e aumentar a produtividade da sua equipe, além de ajudar a reduzir custos e tornar seu modelo de negócio mais inteligente.

Exemplos de como a API funciona: automação e produtividade

As APIs têm um grande potencial de automação e podem ser conectadas aos softwares da empresa para garantir um melhor aproveitamento de tempo. Veja alguns exemplos práticos dessa aplicação para aumentar a produtividade:

  • Automação do envio de e-mails ou mensagens para clientes: em vez de ter um funcionário para essa função, você pode utilizar uma API para enviar e-mails, por exemplo, perguntando se o cliente está satisfeito com o último item que comprou ou convidando-o para conferir as ofertas disponíveis;
  • Otimização da gestão: se a sua empresa utiliza planilhas ou outro software de gerenciamento, você pode integrar as diversas áreas o negócio a esse software. Assim, toda vez que um funcionário fizer uma venda, receber um pagamento ou der baixa em um item do estoque, a documentação será feita de forma automática usando uma API;
  • Distribuição de tarefas e responsabilidades: um gestor pode utilizar APIs para facilitar a delegação de funções. Em vez de digitar e-mails individuais para cada serviço, basta inserir as informações da incumbência e escolher uma pessoa para executá-la — o programa cuidará do resto;
  • Melhoria na comunicação: o diálogo e a integração entre as áreas ficam mais efetivos com o uso de APIs. Assim, vários softwares e plataformas de diferentes campos se comunicam, e a informação é transmitida de um setor para o outro com rapidez e precisão.

APIs e Chatbots: uma ótima ferramenta para o atendimento e marketing

o que é api de integração - chatbot

Também é possível utilizar essa ferramenta com os chatbots.

As APIs permitem que o histórico da conversa e as principais informações, comportamentos e preferências do usuário sejam registradas diretamente nos programas que realizam a gestão de clientes e/ou leads e que fornecem insights para a melhoria de produtos e serviços e o desenvolvimento da estratégia da empresa.

Via API, o bot pode se tornar também mais inteligente. Se ele for capaz de acessar os dados do usuário e trazê-los para o contexto da conversa, ela se torna muito mais ágil e objetiva.

O usuário que conversa com o bot não precisaria oferecer mais nenhuma informação para resolver seu problema específico ou acessar determinado serviço, pois a solução automatizada já terá acesso a essas informações e responderá de acordo, entregando uma experiência muito mais rica.

Explore as possibilidades das APIs de integração

As aplicações das APIs são ilimitadas e podem ser adaptadas ao dia a dia de cada empresa. Pense em todas as tarefas repetitivas que podem ser excluídas da rotina dos seus funcionários. Assim, eles terão mais tempo para desenvolver atividades que realmente agreguem valor ao seu negócio.

Agora que você já sabe o que é API de integração, que tal usar esse conhecimento para poupar tempo dos seus funcionários e automatizar processos? Você será capaz de aumentar a produtividade da sua organização e facilitar o trabalho de todos.

Quer fazer alguma pergunta sobre essa ferramenta? Deixe aqui nos comentários e participe da discussão!

Converse com nosso time e descubra como conversas inteligentes podem transformar o atendimento do seu negócio

Mais Lidos

Gostou do nosso conteúdo?

Agora que já chegou até aqui, adoraríamos saber o que tem achado de nós 😀

ebook gratuito