Social Selling – O que é e como fazê-lo direito?

social selling

Não é por acaso que o Social Selling se tornou tão importante para as empresas modernas: em 2017, o Facebook bateu a marca de 2 bilhões de usuários e não apresenta sinais de que seu ritmo de crescimento vai diminuir tão cedo.

Além dele, outras redes sociais também continuam agregando cada vez mais público, como Instagram, LinkedIn e Pinterest.

Por isso, é fundamental que um negócio tenha presença digital e venda onde seus potenciais consumidores estão — e hoje, é muito provável que esse público esteja nas redes sociais.

Assim, é preciso lançar mão de técnicas e estratégias voltadas para essas mídias, como é o caso do Social Selling.

Neste artigo, explicaremos melhor o que é Social Selling, como ele funciona e como os chatbots podem ser ferramentas valiosas para o sucesso dessa técnica. Acompanhe!

O que é Social Selling?

O Social Selling é o nome dado à estratégia e ao conjunto de técnicas que envolvem a utilização das redes sociais para identificar potenciais clientes, construir um relacionamento com eles e, naturalmente, conseguir mais vendas.

Para ter sucesso na utilização das redes sociais para vendas, é preciso muito mais do que apenas uma página oficial com publicações sobre o produto. É fundamental desenvolver uma estratégia coesa que envolva os recursos e possibilidades disponíveis nas próprias redes sociais para engajar e conquistar o público de verdade.

O elemento chave para isso é a interação. Redes sociais são ambientes com um propósito bem definido, que é a intensificação das relações interpessoais.

Assim, para ser de fato presente, uma marca precisa compreender que elas não são um espaço unilateral, em que a comunicação se dá apenas em um sentido. Há muito mais nas redes sociais do que apenas um emissor e uma audiência.

Como as empresas podem usar o Social Selling a seu favor?

As redes sociais são vias de mão dupla. Para engajar os usuários, uma empresa precisa estabelecer métodos para interagir com eles e instigá-los a levar essa interação para seus amigos e contatos, viralizando o conteúdo e potencializando o alcance do marketing da empresa.

No Social Selling, a interação é essencial em todas as etapas da estratégia:  desde o momento de identificação de públicos e buyer personas até a hora de qualificar esses leads — nome dado às pessoas que já interagiram de alguma forma com a empresa.

Social Selling – melhores práticas

Agora que você sabe o que é Social Selling, vamos analisar algumas práticas recomendadas para implementar uma estratégia eficaz de Social Selling.

1) Ouvir estrategicamente os usuários para identificar leads

Seus clientes e possíveis clientes estão compartilhando informações incrivelmente valiosas em suas redes sociais. Eles basicamente dizem exatamente o que querem e precisam. Tudo que você precisa fazer é prestar atenção.

Monitore o que as pessoas estão dizendo sobre você, sua empresa, sua indústria e seus concorrentes. Fique atento a pontos problemáticos e pedidos de recomendações, os quais fornecem oportunidades naturais para você fornecer a solução para um problema.

2) Fornecer valor

Você precisa fornecer informações valiosas para as perspectivas certas no momento certo.
Ao interagir com prospects e clientes por meio de redes sociais, é importante não ficar muito “arrogante”. Em vez de simplesmente exaltar o valor de seu produto ou serviço, mostre para o consumidor que você conhece o problema dele, as dores dele e sabe exatamente como solucioná-la. Isso fará com que você e sua marca se estabeleça como autoridade na área.

Escreva postagens que compartilhem conhecimentos importantes, mas não tenha medo de compartilhar postagens relevantes de outras pessoas também.

Ao compartilhar conteúdo de outras pessoas, adicione um breve comentário sobre como o conhecimento pode ser aplicado em seu campo específico.

3) Construir relacionamentos significativos

Fique em contato com seus novos seguidores ou amigos nas redes sociais ao longo do tempo.
Preste atenção ao conteúdo que eles estão postando e comente de vez em quando suas postagens para que eles saibam que você leu e apreciou o que eles têm a dizer.

Concentre-se em como sua empresa pode ajudar os consumidores ou tornar suas vidas mais fáceis.

4) Usar chatbots

Sabemos que você e seus funcionários possuem diversas ocupações durante o dia e milhares de problemas para solucionar. É bem difícil uma pessoa conseguir realizar todas essas práticas ao mesmo tempo em que responde dúvidas e auxilia clientes em suas compras.

Mas os robôs conseguem fazer isso por você! Com os chatbots, seu Social Selling irá deslanchar e aumentar exponencialmente seus números. Veja como usar chatbot para captar leads, qualificá-los e convertê-los.

O que são os chatbots e por que são uma tendência?

Os chatbots são softwares que permitem que um usuário interaja de forma automatizada com uma marca, empresa ou sistema, utilizando o diálogo e a linguagem natural como interface.

Na prática, com um chatbot, um potencial cliente pode interagir com a marca em apps de conversa por texto, como o Facebook Messenger ou o Telegram, sem que necessariamente exista um funcionário do outro lado.

Dessa forma, por maximizarem a capacidade das empresas interagirem com seus públicos de forma personalizada, entregando conversas naturais, agradáveis e realmente eficientes, os chatbots se tornaram uma grande tendência de comunicação.

Como os chatbots servem ao Social Selling?

Em uma estratégia de Social Selling, os chatbots são um recurso interessante para utilização em diversos momentos que a interação será utilizada. Eles podem:

  • Conversar com visitantes para descobrirem seus interesses e demandas;
  • Captar e qualificar leads com perguntas e conteúdos relevantes para eles;
  • Fortalecer o relacionamento pós-vendas com um suporte extremamente eficaz.

Naturalmente, os dados coletados nessas interações entre público e chatbots podem ser utilizados tanto para aprimorar a estratégia de marketing geral e a oferta da empresa quanto os próprios chatbots, que se tornam melhores a cada uso.

Portanto, ao elaborar uma estratégia de Social Selling para utilizar melhor as redes sociais, considere alocar chatbots como um recurso para aumentar sua presença digital.

Se quiser uma ajuda para identificar qual estratégia com chatbot que melhor irá atender a sua demanda e objetivo, fale com a gente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Talvez você goste desses conteúdos também: