Opt-in do WhatsApp: 1º passo para integração com API do WhatsApp Business

O opt-in do WhatsApp é um pré-requisito para que as empresas façam o disparo de conteúdos ativos, ou notificações pelo WhatsApp, para os seus clientes pelo app. É determinado nas políticas do WhatsApp Business que só é permitido enviar conteúdos de forma ativa para os usuários mediante a obtenção do opt-in.

Do outro lado, o WhatsApp também determina que é de responsabilidade da empresa respeitar as solicitações de interrupções no envio de mensagens solicitadas pelos usuários. Este processo é caracterizado como opt-out do WhatsApp.

Neste artigo, podemos considerar que empresa e chatbot têm o mesmo significado — da mesma forma que cliente e usuário.

Tem interesse em entender um pouco mais sobre como os conceitos de opt-out e opt-in do WhatsApp Business se aplicam em chatbots? Este artigo pode te ajudar! ?

O que é opt-in?

O opt-in nada mais é do que uma “autorização formal” do cliente (usuário) para receber notificações da empresa (chatbot), com conteúdos específicos através do seu WhatsApp.

A ideia é que o opt-in seja visual e explícito em relação aos conteúdos que o usuário está autorizando receber, de forma que ele tenha total consciência do objetivo das notificações após a autorização.

Um dos principais objetivos do WhatsApp Business API, ao impor este processo, é garantir a melhor experiência do usuário com as conversas no canal, incentivando uma comunicação eficiente, que cria valor para as empresa e seus respectivos clientes.

Na prática, como funciona o opt-in do WhatsApp?

Pra começar, o WhatsApp determina que a obtenção do opt-in deve ser feita através de um canal externo — isso significa que você não poderá utilizar o próprio WhatsApp para fazer este procedimento com seus usuários. Na prática, você tem diversas outras possibilidades para realizar a coleta do opt-in, podendo ser via SMS, e-mail marketing, site, landing pages, aplicativo e outros.

Nesse caso, a empresa fica responsável por avaliar o método que será mais benéfico para obtenção dessas autorizações dos usuários. Além disso, você também fica responsável por gerenciar os usuários que já deram o opt-in para receberam mensagens no WhatsApp.

O elemento para a coleta do opt-in, quando o canal externo permitir, deve ser visual (por exemplo: checkbox) e exibido em conjunto com o nome e logotipo do WhatsApp.

Além disso, o próprio usuário deve informar seu número telefônico, através de uma ação ativa, como a digitação.

As imagens abaixo colocam exemplos de mensagens enviadas para obtenção de opt-in dos usuários. No primeiro exemplo, a mensagem para obtenção do opt-in para WhatsApp é feita via site e fica explícito que o usuário receberá notificações com confirmação de compras.

optin whatsappJá neste segundo exemplo, o opt-in dos usuários está sendo coletado via aplicativo — no qual fica evidente que o usuário receberá notificações sobre seus pedidos.

optin whatsappA frase abaixo apresenta uma boa referência na construção da sua mensagem para obtenção do opt-in dos usuários:

“Receba [conteúdo das notificações] via WhatsApp [logotipo e nome] pelo número [número].”

Em chatbots, pode ser interessante usar links com direcionamento para o WhatsApp (wa.me/telefone) cadastrado na sua solução.

Uma vez direcionado para o chatbot, você pode vincular o usuário a uma lista de distribuição com aqueles contatos que já deram opt-in.

Se você ainda não compreende 100% os benefícios dos chatbots para empresas e clientes, acesse o artigo; Como aliar atendimento humano e chatbots melhora a experiência do cliente“.

Entendi o que é opt-in. Mas, e o opt-out?

Considerando que o opt-in do WhatsApp é o aceite do usuário para receber notificações com objetivos específicos via app, o opt-out basicamente é a recusa para este tipo de conteúdo.

Conforme falamos anteriormente, o WhatsApp preza religiosamente pela experiência do usuário. Nesse contexto, você fica responsável por atender todas as solicitações de opt-out — ou seja, pedidos para desativar as notificações que são enviadas via WhatsApp através de chatbots.

Além disto, você também deverá fazer a gestão dos usuários que pediram opt-out da mesma forma que fez com o opt-in.

Aplicando os conceitos de opt-in e opt-out em chatbots

Em chatbots, o opt-in é um pré-requisito para o envio de notificações — que são mensagens enviadas a usuários que nunca fizeram interações anteriormente no chatbot ou que a sua última interação tenha ultrapassado 24 horas.

Considerando que você utilizará o Portal BLiP da Take, sistema oficial de integração do API do WhatsApp Business, para desenvolver o chatbot para sua loja online de venda de sapatos. A ideia é que seus clientes realizem as compras através do site e que o envio de informações sobre pagamentos e atualizações das entregas sejam feitas mediante o envio de notificações via WhatsApp no chatbot.

Simulando os conceitos de opt-in e opt-out para este chatbot, as etapas abaixo seriam necessárias:

  • Utilizando a base de dados existente dos usuários, você faria um envio em massa (por exemplo: SMS) para obtenção do opt-in de acordo com os parâmetros definidos pelo WhatsApp;
  • Através do Portal BLiP, será necessário fazer o controle dos usuários que já concederam o opt-in;
  • Com o suporte da Take, é necessário aprovar templates de notificações que você deseja utilizar no WhatsApp. Neste exemplo, será necessário aprovar os templates para notificações sobre as informações de pagamentos e entregas dos produtos;
  • Após aprovação dos templates, realize o disparo das notificações conforme suas regras de negócio;
  • Caso o usuário solicite, faça o opt-out e atualize o controle.

Fica evidente que a obtenção do opt-in do WhatsApp é o primeiro passo para que as empresas consigam disparar notificações para seus clientes por esse canal.

O opt-in e o opt-out são fatores preponderantes para proporcionar ao usuário a melhor experiência no WhatsApp. A autorização formal para receber conteúdos da sua empresa fomenta esse processo e garante uma aproximação grande entre essas duas partes.

Leia também: O erro do envio de Whatsapp em massa: priorize a experiência do cliente e colha os resultados

Como falamos anteriormente, você já pode ter tudo isso no WhatsApp com a ajuda da Take e da nossa plataforma BLiP! Para fazer o seu contato oficial no WhatsApp, entre em contato com nossa equipe!

Gostou do artigo? Quer se aprofundar mais neste assunto? Então acompanhe nossa série sobre os conceitos do WhatsApp aplicados em chatbots. Até o próximo post! 🙂

REFERÊNCIAS: Entenda como obter aceitação para o WhatsApp

lucas post opt-in do whatsapp

Lucas Alves

Product Manager

 

Leia mais:

Influência das políticas do WhatsApp Business em contatos inteligentes

Conta comercial oficial no WhatsApp: informações que você precisa saber

Estratégias para promover e crescer seu chatbot