Os principais pontos para entender o fenômeno chatbot

Já é possível contratar sistemas para executar os atendimentos de uma empresa e revolucionar a maneira de fidelizar clientes? A resposta é sim e atende pelo nome de chatbot. Porém, como entender chatbots? Falaremos sobre isso neste post!

Ferramenta cada vez mais essencial no atendimento de grandes empresas, o chatbot pode interagir e resolver uma série de problemas das pessoas, repassando ao atendimento humano apenas casos mais complexos.

Se a sua empresa está precisando de um resumo definitivo para entender de vez os chatbots e por que eles são uma das ferramentas mais eficientes para a interação com os clientes, siga a leitura e tire as suas dúvidas sobre o assunto.

Como funciona um chatbot?

O chatbot, como seu nome sugere, é um software para gerenciar uma troca de mensagens. Pode ser instalado nos apps de mensagens mais estratégicos para a empresa, como o Facebook Messenger, o WhatsApp e o Telegram, por exemplo.

Existem vários tipos de chatbots. Os mais simples têm automatizações pequenas, como uma mensagem de resposta ou algumas opções de serviços básicos. No entanto, os bots mais sofisticados utilizam inteligência artificial e, com o auxílio de um time fazendo sua gestão e evolução, são capazes de evoluir a partir de interações com os usuários e informações sobre os produtos que o monitoramento dos outros canais pode proporcionar.

Como entender chatbots e as vantagens de utilizá-los na empresa?

Existem diversas vantagens em usar um chatbot no seu negócio! A seguir, apresentaremos as principais delas.

Possuem linguagem e interface acessíveis para os clientes

Clientes não serão desencorajados a usar uma ferramenta se já dominam a interface e a linguagem, como é o caso do Facebook Messenger e do WhatsApp. Isso aumentará a receptividade deles com a tecnologia e direcionará os atendimentos para esse canal.

Além disso, ao utilizarem essas plataformas, os clientes não precisarão baixar um aplicativo exclusivo para se comunicar com o seu negócio, uma vez que já utilizam o WhatsApp ou o Facebook Messenger para suas trocas pessoais.

Podem reduzir o custo de atendimento

Um chatbot pode solucionar demandas básicas sem o acionamento de um funcionário, diminuindo o fluxo de ligações dos call centers e demais pontos de atendimento — o que, no caso de um SAC, pode representar uma diminuição de custos de telefonia.

Além disso, o sistema é útil para que os clientes não fiquem sem resposta nos horários em que não há atendentes no local, como à noite e nos fins de semana.

São altamente personalizáveis

Para se aproximarem do público com uma solução coerente, é importante que as empresas criem uma personalidade para o chatbot que seja compatível com qualquer um de seus funcionários de atendimento. Dessa maneira, o estilo da empresa é preservado.

Ter um design de chat próprio, portanto, é fundamental para que as empresas possam manter a linguagem desejada para melhor atender seus clientes.

Criam experiências positivas e engajam clientes

Um atendimento feito por um chatbot pode reproduzir o atendimento humano, mas, mesmo que o cliente tenha ciência de que se trata de um sistema, a configuração de suas frases e expressões pode aguçar a curiosidade dos usuários.

Com isso, o chatbot pode resolver a demanda ao mesmo tempo em que cativa o cliente, incentivando-o a compartilhar sua experiência em suas redes de contato.

São excelentes vendedores

Além de tirarem dúvidas de clientes, criarem filtros, enviarem informações relevantes e estabelecerem interações para entreter clientes, os chatbots podem ser os melhores vendedores de uma empresa.

Isso porque, além de usar o histórico de compras e interações anteriores do cliente com a empresa, o chatbot poderá ser configurado para sempre direcionar seus contatos ao fechamento de uma venda.

Ajudam na produtividade

Esse ponto pode ser óbvio, mas também tem extrema relevância. Ao incorporar um chatbot para apoio de um call center, sua performance pode ser consideravelmente potencializada em termos de agilidade e volume de atendimento.

Efeitos de ausência de funcionários, períodos de férias e, até mesmo, rotatividade do setor serão minimizados, aumentando o nível de satisfação do atendimento e os resultados da equipe, que poderá se dedicar a demandas mais complexas e desafiadoras.

Contribuem para o branding

O chatbot pode ser uma excelente ferramenta para executar estratégias de branding e, assim, fortalecer uma marca. Isso ocorre porque a empresa terá um canal de comunicação muito eficiente e que aprimora a forma como se relaciona com os seus públicos.

Possibilitam a aplicação de pesquisas de satisfação

Desenvolver pesquisas de satisfação é um excelente meio de as empresas conhecerem melhor os seus clientes e, assim, otimizarem as estratégias de negócio. Porém, encontrar um método para desenvolver essas pesquisas nem sempre é fácil.

Os chatbots podem ajudar nesse sentido, de modo que as perguntas podem ser feitas de forma rápida e prática por meio de questionários previamente programados.

Contribuem para a geração e nutrição de leads

Por meio dos chatbots, os estrategistas de marketing das empresas podem oferecer conteúdos personalizados, em troca da solicitação de dados dos clientes.

Assim, é possível criar fluxos de conversação segmentados e continuar enviando materiais para os leads, que poderão se tornar clientes do negócio por meio dessas ações de marketing de conteúdo.

Facilitam reservas e agendamentos

Hotéis, pousadas, restaurantes, consultórios médicos, salões de beleza, entre outros estabelecimentos em que é preciso fazer reservas ou agendar horários para ser atendido, podem se beneficiar muito dos chatbots. Afinal, os clientes poderão utilizar o canal para essa finalidade.

Como entender chatbots? Esperamos que sua dúvida tenha sido respondida e tenhamos conseguido explicar bem esse conceito pra você.

Para que você saiba mais sobre esse assunto, recomendamos que faça o download gratuito do nosso e-book Chatbots na prática: como se aproximar do consumidor com comunicação automatizada!

 

Leia mais:

Como aliar atendimento humano e chatbots melhora a experiência do cliente

Chatbot como uma alternativa de inovação para o entretenimento

Saiba por que você deve apostar em chatbots para eventos