Conheça 5 pilares de marketing digital que sua empresa precisa seguir

pilares do marketing digital

Onde sua empresa está na web? Como os clientes podem te encontrar? Essas questões estão relacionadas à sua presença na internet, que deve ser guiada por 5 pilares de marketing digital que vamos listar neste artigo para que sua empresa tenha sucesso e consiga usar toda a potencialidade e benefícios que a internet pode trazer para o seu negócio.

Os  principais benefícios do marketing digital são gerar visibilidade, criar relacionamentos com o público e, claro, fazer novas oportunidades de negócio.

Os 5 pilares que devem ser seguidos são: posicionamento, conteúdo, tráfego qualificado, relacionamento e monitoramento. Confira o papel de cada um deles nas estratégias de marketing digital.

Os 5 pilares do marketing digital

1 – Posicionamento

O posicionamento é a maneira como a sua empresa quer ser reconhecida na internet. São valores definidos ainda no planejamento de marketing, considerando, principalmente, as características da sua própria marca (visão e missão), dos seus concorrentes (buscar diferenciação) e dos consumidores (criar identificação).

Esses valores são colocados em prática em suas ações de marketing digital. Sobre isso, deve-se ter uma atenção especial com a interação com o público, pois, na internet, ele é o grande responsável por reproduzir a imagem da sua empresa para a sua rede de relacionamentos.

Logo, qualquer percepção diversa ou contrária à que você havia projetado pode ser muito prejudicial aos seus negócios.

2 – Conteúdo

A produção de conteúdo é o segundo pilar do marketing digital e uma das principais formas de as empresas se posicionarem na web. Muitas organizações procuram se colocar como autoridade em sua área de atuação ao trazer informações úteis e relevantes a um público específico e ávido por informações.

Hoje em dia, dificilmente alguém não inicia um processo de compra mais planejado buscando referências no Google. Esse tipo de estratégia cria laços de confiança com as pessoas, que passam a ver as marcas com mais credibilidade.

Os conteúdos que ajudam as pessoas a resolverem suas dúvidas são os mais eficientes. Eles aumentam a reputação da empresa e melhoram o relacionamento com o público, que tende se engajar mais nas publicações, gerando menções, comentários e compartilhamentos positivos.

Logo, se considerarmos que muitos clientes levam em conta a opinião de outros consumidores, os conteúdos de qualidade e segmentados terão grande serventia na geração de novas vendas.

Nesse momento, um chatbot pode ajudar muito na disseminação do seu marketing de conteúdo.

3 – Tráfego qualificado

De nada adianta ter um bom posicionamento e conteúdos excelentes se esses não são disseminados às pessoas certas. Para conseguir tráfego de qualificado, ou seja, receber visitas e interagir com o público que tem mais chances de comprar a sua oferta, é preciso segmentar a sua comunicação.

Diferentemente dos meios de comunicação tradicional, na internet, você pode direcionar suas mensagens com maior precisão.

Estratégias como o Marketing de Conteúdo, SEO, e-mail marketing, redes sociais e conversas inteligentes nos apps de mensagem possuem parâmetros de segmentação nos quais somente as pessoas interessadas no conteúdo ou oferta em questão serão impactadas.

4 – Relacionamento

Uma característica importante da internet é que, na comunicação, pessoas comuns e empresas estão no mesmo patamar. Ambos são produtores de conteúdos, receptores e divulgadores de mensagens.

O público, há muito tempo, já deixou de ser apenas um espectador. Isso faz com que a criação de boas relações por parte das marcas seja mais do que necessária para que ela tenha uma forte presença digital.

Nesse ponto, as redes sociais e o e-mail são os canais de comunicação mais usados hoje para as empresas se relacionarem com os consumidores. São meios apropriados não só para publicar conteúdos e dialogar com as pessoas, mas também para entender os seus interesses e o que elas pensam sobre as marcas com as quais interagem.

As conversas inteligentes ou chatbots dentro de aplicativos de mensagens, como o Facebook Messenger, surgiram para aprimorar essas vantagens e melhorar o relacionamento com os clientes, garantindo mais dinamismo e interatividade nesse contato.

5 – Monitoramento

O último dos 5 pilares do marketing digital é o mais característico da internet. A possibilidade de mensurar em tempo real os principais indicadores de desempenho é um dos principais atrativos da  presença digital.

Existem ferramentas capazes de apontar a performance do tráfego do seu site, taxas de vendas, engajamento nas redes sociais, abertura de e-mails, o ROI (métrica mais importante) e outras métricas relevantes para entender os seus resultados.

Para compreender mais profundamente cada um desses pilares, assista ao vídeo abaixo do canal Escola do Marketing Digital.

Cada um dos pilares cobre etapas fundamentais no planejamento, execução e mensuração de estratégias digitais. São conceitos que se encarregam de criar identidade, relevância, exposição, interação e inteligência. Enfim, aspectos que ajudam a tornar os projetos mais completos e eficientes.

Então, como você acredita que esses pilares do  marketing digital poderão ajudar sua empresa a extrair mais resultados? Queremos saber a sua opinião!

Confira também: O que é marketing digital: conceito + 6 estratégias obrigatórias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Talvez você goste desses conteúdos também: