Apesar de ser uma tecnologia recente, especialmente no Brasil, ninguém duvida que os chatbots sejam capazes de tornar a experiência do usuário mais positiva. Isso porque eles estão disponíveis 24 horas por dia, todos os dias da semana e aumentam a agilidade do atendimento e do fluxo de informações. No entanto, para que eles tragam um bom retorno para o seu negócio, é preciso saber escolher a melhor plataforma de desenvolvimento de chatbots.
Mais do que uma ferramenta de construção, ela deve acompanhar a sua empresa na etapa de evolução do canal de mensagens para avaliar se as demandas estão sendo solucionadas ou não.
Também é muito importante que haja um ambiente único para que toda a equipe envolvida na sua montagem possa trabalhar de maneira organizada.
Segundo o estudo Chatbot Survey 2017, 75% das organizações têm em seu planejamento o objetivo de construir um chatbot em 2017. A expectativa é que as indústrias de e-commerce, seguros e assistência médica sejam as mais beneficiadas pela prática. Para 67% dos 300 entrevistados de diferentes segmentos, o uso desse canal vai superar a utilização de aplicativos nos próximos cinco anos.
E, claro, não custa lembrar que esses softwares não substituem os seres humanos. Eles servem apenas como ferramenta de suporte para que os atendentes possam dedicar mais tempo às tarefas que exigem atenção redobrada. Afinal, uma equipe nota 10 é formada por profissionais bem treinados e munidos de ferramentas ágeis.
No post de hoje, veja como escolher a melhor plataforma de desenvolvimento de chatbots. Boa leitura!

Como é construído um chatbot?

Existem duas maneiras de construir um chatbot: com ou sem uma plataforma.
Ao optar por não usar uma plataforma, o software é conectado diretamente às ferramentas como Facebook Messenger, Twitter, Telegram, entre outros. Essa alternativa não é tão produtiva, porque é preciso fazer uma nova integração a cada inclusão de aplicativo de mensagens.
O segundo desafio é que a construção do programa também envolve a evolução do canal.
Assim, ao montá-lo, o desenvolvedor e o designer buscam prever os assuntos e os rumos das conversas, que são pré-programados.
Já com uma plataforma, não é sempre necessário planejar tudo o que pode ser perguntado. Isso porque já existem recursos de inteligência artificial em algumas plataformas, que podem indicar quais caminhos são os mais recomendados de acordo com a mensagem enviada.

Quais são as vantagens de trabalhar com uma plataforma?

A primeira vantagem é simplificar a conexão do chatbot a várias ferramentas de mensagem.
Assim, em vez de ter que desenvolver a linguagem de integração com cada aplicativo, basta integrá-lo uma vez à plataforma, já que ela faz a tradução da conversa para o app.
A segunda é que, diferentemente do que ocorre com um site, por exemplo, não é preciso aprender a falar com um chatbot. Na verdade, são eles que devem aprender a conversar com você. Por isso, cabe à plataforma dar suporte para a melhoria contínua das interações. É fundamental que, a partir da sua análise, o software consiga aperfeiçoar o seu desempenho para os atendimentos seguintes.
O mais indicado é colocar o chatbot no ar e, depois, continuar trabalhando para melhorar a eficiência e a qualidade das interações.

Como escolher uma plataforma de desenvolvimento de chatbots?

Uma boa plataforma deve elevar a produtividade do desenvolvedor, que é o responsável por escrever o código. Dessa forma, ao entregar o maior número de etapas prontas, ele é capaz de desenvolver mais em menos tempo.
O ideal é que ela reúna todas as pessoas que vão trabalhar no chatbot em um único ambiente para que o designer, o especialista em Inteligência Artificial e o responsável pela promoção do software consigam trabalhar juntos. Isso facilita a organização dos processos de trabalho desde a concepção e desenvolvimento até a fase da melhoria e evolução.

Quais são os diferenciais da plataforma BLiP?

A maioria das plataformas disponíveis no mercado têm como foco a etapa da construção do chatbot, sem se preocuparem com o momento seguinte, que é o da sua evolução. O BLiP considera que essa é a fase mais importante, porque nela é possível saber se o programa está resolvendo, de fato, os problemas dos usuários.
Além disso, a plataforma possui perfis para diferentes usos. Assim, o gestor pode criar acessos específicos para cada um dos envolvidos no projeto. Afinal, ele envolve profissionais de áreas distintas de uma organização. A área de marketing, por exemplo, também tem interesse em aproveitar esse relacionamento do cliente com a empresa para a promoção da marca.
Com recursos do BLiP para diferentes usos no gerenciamento do chatbot, cada time tem autonomia para evoluir o sistema de acordo com o seu escopo de trabalho.

E como fica a questão da inteligência artificial?

Com a plataforma BLiP, o seu chatbot não fica preso a um fornecedor de inteligência artificial. A empresa tem independência e flexibilidade para usar soluções diferentes se quiser, migrando de uma para outra quando desejar. A verdade é que, como existem diversos players no mercado, é difícil saber qual solução vai evoluir mais rápido.
Além disso, o ideal é não ficar amarrado a nenhuma delas para poder trabalhar com a que for melhor e mais vantajosa para o seu negócio.
Se você chegou até aqui, já sabe que, na hora de escolher sua plataforma de desenvolvimento de chatbots, não adianta optar por aquela que apenas constrói um software. A ferramenta precisa ser capaz de acompanhar a empresa no seu processo de evolução e integrar os profissionais de diferentes áreas responsáveis pelo projeto em um único ambiente.
Em uma pesquisa da Take em parceria com a Opinion Box, fica claro que os consumidores desejam um atendimento de qualidade, independentemente do canal de comunicação. Eles não são resistentes a testar novas tecnologias. Para ter uma ideia, quatro em cada 10 entrevistados preferem conversar por texto com as empresas e 70% estão dispostos a utilizar o WhatsApp ou o Facebook Messenger para isso. O desafio, portanto, é alinhar os chatbots à experiência do usuário.
Ficou mais fácil saber como escolher a melhor plataforma de desenvolvimento de chatbots? Tem mais dúvidas? Então entre em contato com a Take, conheça os nossos serviços e saiba mais!

Leia mais:

Chatbot para empresa: 4 erros que vão fazer seu chatbot falhar

Plataformas de chatbot: o que saber sobre esse mercado?

Funções dos chatbots: que soluções eles fornecem para empresas?

Converse com nosso time e descubra como conversas inteligentes podem transformar o atendimento do seu negócio

Mais Lidos

Gostou do nosso conteúdo?

Agora que já chegou até aqui, adoraríamos saber o que tem achado de nós 😀

ebook gratuito