Influência das políticas do WhatsApp Business na construção de contatos inteligentes

políticas do whatsapp business capa post

Embora os usuários acreditem que o WhatsApp possa ser utilizado da forma como bem entenderem, é importante enfatizar que o aplicativo possui políticas estabelecidas para determinar o que pode e o que não pode ser feito — e quando falamos sobre políticas do WhatsApp Business, esse controle fica ainda mais específico.

As políticas dos serviços do WhatsApp para empresas proíbem o tráfego de mensagens e notificações de determinados segmentos e conteúdos. Assim, o não-cumprimento dos itens estabelecidos nestas políticas podem ocasionar em penalidades para o detentor da conta.
Entender as diretrizes determinadas pelo WhatsApp pode evitar que você tenha surpresas no meio do caminho ou na construção do seu contato inteligente.

Quer validar se o conteúdo que você queria trafegar no seu contato inteligente é permitido pelo WhatsApp? Chega mais então!

Qual o objetivo das políticas do WhatsApp Business?

Antes de falar sobre quais são as “regras do jogo” em si, é importante entender qual o objetivo do WhatsApp ao estabelecer políticas para utilização dos Produtos Business. De forma geral, o principal objetivo com as políticas é assegurar uma experiência de qualidade para os usuários do canal.

O primeiro passo é somente contatar via WhatsApp aqueles que tiverem fornecido seus números de celular e que concordaram em serem contatados por você no canal. Além disso, é necessário respeitar todas as as solicitações (no WhatsApp ou fora dele) para bloquear, descontinuar ou recusar comunicações suas com o canal.

Os conceitos apresentados anteriormente te lembram alguma coisa? Eles são, respectivamente, as definições do opt-in e opt-out, que reduzem a possibilidade do canal se transformar em um mero canal de spam.

Além desse conceito, o WhatsApp restringe outros conteúdos específicos, que serão detalhados no próximo tópico.

Conteúdos não permitidos no WhatsApp Business

A Política do WhatsApp Business restringe o envio de mensagens de publicidade, marketing ou promocional, a menos que você possua autorização por escrito do WhatsApp. Também é vedada a criação de jogos, programas interativos, competição e/ou sorte no canal.

Da mesma forma, é proibido o uso da solução para organizações envolvidas em terrorismo ou em atividades de crime organizado — bem como é desaprovado para celebrar crimes ou organizar atividades criminosas que causem lesões em pessoas ou animais, prejudiquem empresas ou causem danos a pessoas e a empresas.

Importante: o WhtsApp atualiza seus termos e políticas constantemente. Para entender melhor, confira as versões mais recentes da Política Comercial do WhatsApp e a Política do WhatsApp Business.

No contexto comercial, é proibido vender ou oferecer à venda os seguintes itens:

  • Drogas recreativas, prescritas ou ilícitas, inclusive maconha;
  • Itens de fumo e aparelhos relacionados;
  • Suplementos não regulados;
  • Armas, munição ou explosivos;
  • Animais;
  • Itens ou serviços voltados especificamente ao público adulto;
  • Bebidas alcoólicas;
  • Itens de saúde para adultos;
  • Serviços de apostas envolvendo dinheiro real;
  • Itens, bens ou publicações que eles concluírem serem fraudulentos, enganosos ou ofensivos;
  • Itens ou produtos com posicionamento claramente sexualizado;
  • Assinaturas e produtos digitais; e
  • Produtos ou itens que facilitem e incentivem o acesso não-autorizado a mídias digitais.

Considerar essas variáveis na construção do seu contato inteligente pode assegurar um bom relacionamento da sua marca com o WhatsApp, além de evitar possíveis penalidades.

Se eu não seguir essas imposições, posso sofrer alguma penalidade?

Fica evidente que a violação de alguns itens do tópico anterior podem ocasionar até penalidades derivadas da esfera jurídica.

Já no contexto do WhatsApp, ele se reserva o direito de restringir ou remover completamente o seu acesso ao canal se você:

  • Receber excesso de feedbacks negativos.
  • Causar danos ao WhatsApp ou aos seus usuários.
  • Incentivar outros a violarem as políticas e os Termos de Serviço do WhatsApp Business.
  • Não usar somente as ferramentas e Produtos WhatsApp Business oficiais para realizar funções que tais ferramentas oferecem.

Caso haja violação das políticas e dos Termos de Serviço do WhatsApp Business, a sua empresa pode ser até impedida de utilizar o WhatsApp novamente.

Quem avisa amigo é! Depois que sua conta ou empresa estiver bloqueada pelo WhatsApp, não há muita coisa a ser feita. Portanto, é importante prezar pelo cumprimento correto dessas políticas independentemente da situação.

políticas do whatsapp business eu te avisei
Para que a experiência da sua empresa e dos seus usuários no WhatsApp seja benéfica, ter pleno conhecimento das políticas do canal pode evitar que você tenha problemas com sua conta. Espero que este conteúdo te resguarde de problemas futuros!

Referências: WhatsApp Terms of Service, Política Comercial WhatsAppPolítica do WhatsApp Business

Veja tudo que você precisa saber sobre o WhatsApp Business API!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Talvez você goste desses conteúdos também: