Conheça as possibilidades dos chatbots para o setor de atendimento ao cliente

possibilidade dos chatbots no atendimento

Para atender melhor seus clientes, existem estratégias que podem ajudar o seu negócio. Com os chatbots, as possibilidades são ainda maiores. Leia o texto para conhecer algumas delas!

Em qualquer negócio, o atendimento ao cliente é um dos pontos mais importantes e que demanda o máximo de atenção. Se há alguns anos era necessário contratar funcionários para realizar esse tipo de função, hoje em dia é possível contar com tecnologias cada vez mais avançadas, como o chatbot.

Isso não quer dizer que o seu atendimento será “pouco humanizado”. Com as ferramentas certas, é possível otimizar o tempo para usar seus funcionários de maneira mais estratégica, analisando as necessidades da empresa no contato com o cliente.

Há também outras possibilidades e, no post de hoje, vamos listar cinco delas que os chatbots podem fazer para aprimorar o atendimento da sua empresa. Vem com a gente!

Cinco possibilidades dos chatbots no atendimento

1. Otimização do tempo

Um dos principais pontos positivos no uso de chatbots é, sem dúvidas, a otimização do tempo de atendimento ao cliente. Enquanto as empresas que realizam um atendimento via funcionários se deparam em vários momentos com o congestionamento de seus canais, aquelas que optam pelo uso de chatbots podem atender um número praticamente ilimitado de pessoas.

Além disso, muitos dos atendimentos são resolvidos com a inteligência artificial do bot da empresa. Assim, o seu funcionário tem tempo de criar análises mais aprofundadas do processo, dando novos insights à empresa.

2. Economia de recursos

Outra possibilidade trazida pelo uso dos chatbots no atendimento ao cliente é a economia de recursos. Utilizando os softwares, é possível reduzir consideravelmente os custos com funcionários voltados para esse tipo de tarefa.

Os atendentes antes designados para resolver problemas mais simples terão maior autonomia e tempo para solucionar situações mais complexas. Ao mesmo tempo, a sua empresa poderá alocar profissionais capacitados para outros setores estratégicos, aumentando a capacidade das equipes e também a satisfação do cliente – que falaremos a seguir.

3. Satisfação do cliente

Sem dúvida alguma, a maior reclamação dos clientes na experiência com empresas de qualquer setor é o atendimento. Quem nunca passou horas no telefone aguardando para solucionar um problema simples? Esse tipo de situação pode ser revertido com o uso de chatbots nos canais certos.

Pense só: os seus clientes estão nas redes sociais, certo? Para se ter uma ideia, um levantamento de 2018 dizia que existem 120 milhões de usuários ativos no WhatsApp. Então, por que a sua empresa não estaria lá?

Com o WhatsApp Business, você consegue atendê-lo diretamente no aplicativo e aumenta (e muito!) a sua satisfação, já que ele não precisará passar horas e horas no telefone. Ah, e não é só no WhatsApp que você pode atuar: pode ser no Facebook, no Apple Business Chat… o importante é dar opção para o cliente ser atendido onde preferir e se sentir melhor.

4. Evolução e complexidade

Diferentemente do que vemos em seriados como Black Mirror, a inteligência artificial dos chatbots atuais ainda está longe desse tipo de autonomia e complexidade. Mas isso não significa que o uso desse tipo de tecnologia não encontre espaço para evolução.

A aplicação do chatbot em uma empresa passa pelo “treinamento” do mesmo, no qual são criadas regras de programação para que as respostas sejam satisfatórias. Se um cliente perguntar, por exemplo, pelo prazo de entrega do pedido X, o chatbot cruzará as palavras-chave “prazo”, “entrega” e o número do pedido para, então, poder responder a solicitação.

Leia mais: Chatbot com inteligencia artificial: o que é e como funciona

Com um uso constante, o programa passa por experiências de atendimento que ajudam a lapidar seu código, o que o torna cada vez mais preciso em suas respostas, trazendo mais facilidades para a própria empresa.

5. Multiplataforma

O chatbot é, antes de tudo, um sistema voltado para a comunicação com o público. Por isso, ele não está preso a nenhuma plataforma específica de publicação, podendo ser construído e aplicado em várias delas — inclusive, existem plataformas que facilitam este processo, permitindo que um chatbot seja criado uma única vez e publicado em diferentes canais.

Assim, é possível realizar o atendimento automatizado tanto na página da empresa no Facebook, no WhatsApp e também no próprio site. Esse tipo de aplicação facilita a gestão de informações e dá ao gestor cada vez mais segurança na utilização da ferramenta, desenvolvendo e aprimorando seu atendimento ao cliente.

Lembre-se do que dissemos no tópico 3: estar nos locais que o seu cliente está dá a liberdade dele escolher onde será atendido e, consequentemente, aumenta a satisfação.

Gostou do artigo? Existem várias outras possibilidades dos chatbots, e os benefícios são enormes! Não deixe também de conferir o nosso post sobre como escolher a melhor plataforma de desenvolvimento de chatbots!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Talvez você goste desses conteúdos também: