Conheça as possibilidades dos chatbots para o setor de atendimento ao cliente

chatbot para atendimento

Em qualquer negócio, o atendimento ao cliente é um dos pontos mais importantes e que demanda o máximo de atenção. Se há alguns anos era necessário contratar funcionários para realizar esse tipo de função, hoje em dia é possível contar com tecnologias cada vez mais avançadas, como o chatbot.
No post de hoje, vamos mostrar 5 possibilidades dos chatbots para aprimorar o atendimento das empresas. Confira!

1. Otimização do tempo

Um dos principais pontos positivos no uso de chatbots é, sem dúvidas, a otimização do tempo de atendimento ao cliente. Enquanto as empresas que realizam um atendimento via funcionários se deparam em vários momentos com o congestionamento de seus canais, aquelas que optam pelo uso de chatbots podem atender um número praticamente ilimitado de pessoas.

2. Economia de recursos

Outra possibilidade trazida pelo uso dos chatbots no atendimento ao cliente é a economia de recursos. Utilizando os softwares, é possível reduzir consideravelmente os custos com funcionários voltados para esse tipo de tarefa.
Mesmo que seja impossível para algumas empresas contar somente com esse tipo de software, é possível utilizá-lo para filtrar os atendimentos mais simples, economizando tempo e dinheiro para focar nos casos que demandam a atenção de algum setor específico.

3. Satisfação do cliente

Sem dúvida alguma, a maior reclamação dos clientes na experiência com empresas de qualquer setor é o atendimento. Quem nunca passou horas no telefone aguardando para solucionar um problema simples? Esse tipo de situação pode ser revertido com o uso de chatbots nos canais certos.
Empresas que utilizam essa tecnologia em plataformas como o Facebook, por exemplo, trazem uma grande facilidade para seu público. Afinal de contas, poder realizar atendimentos automatizados na maior rede social do mundo é uma situação de ganho para ambas as partes.

4. Evolução e complexidade

Diferentemente do que vemos em seriados como Black Mirror, a inteligência artificial dos chatbots atuais ainda está longe desse tipo de autonomia e complexidade. Mas isso não significa que o uso desse tipo de tecnologia não encontre espaço para evolução.
A aplicação do chatbot em uma empresa passa pelo “treinamento” do mesmo, no qual são criadas regras de programação para que as respostas sejam satisfatórias. Se um cliente perguntar, por exemplo, pelo prazo de entrega do pedido X, o chatbot cruzará as palavras-chave “prazo”, “entrega” e o número do pedido para, então, poder responder a solicitação.
Se você quer saber mais sobre o funcionamento da inteligência artificial em chatbots, este artigo te explica de forma bem didática!
Com um uso constante, o programa passa por experiências de atendimento que ajudam a lapidar seu código, o que o torna cada vez mais preciso em suas respostas, trazendo mais facilidades para a própria empresa.

5. Multiplataforma

O chatbot é, antes de tudo, um programa voltado para a comunicação com o público. Por isso, ele não está preso a nenhuma plataforma específica de publicação, podendo ser construído e aplicado em várias delas — inclusive, existem plataformas que facilitam este processo, permitindo que um chatbot seja criado uma única vez e publicado em diferentes canais.
Assim, é possível realizar o atendimento automatizado tanto na página da empresa no Facebook quanto no próprio site. Esse tipo de aplicação facilita muito a gestão de informações, e dá ao gestor cada vez mais segurança na utilização da ferramenta, desenvolvendo e aprimorando seu atendimento ao cliente.
Gostou do artigo? Existem várias outras possibilidades dos chatbots, e os benefícios são enormes! Não deixe também de conferir o nosso post sobre como escolher a melhor plataforma de desenvolvimento de chatbots!
 
banner blip possibilidades dos chatbots

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Talvez você goste desses conteúdos também: