Presença digital: o diferencial para atender e vender online

Presença digital

Não é novidade para ninguém a importância de uma empresa ter uma presença digital consolidada, com canais de atendimento ao cliente e ferramentas de marketing, como:

Para se ter uma ideia, de acordo com um estudo realizado pelo eMarketer, empresa especializada em pesquisas envolvendo o mercado digital, cerca de 81% dos consumidores procuram informações na internet antes de se decidir pela compra de um serviço ou produto.

Mesmo assim, boa parte dos donos de empresas pecam nesse sentido, pois ficam perdidos em meio a tantas novidades tecnológicas e canais de atendimento digital ao cliente, sem saber se estão no caminho certo.

A seguir, vamos mostrar os fatores essenciais que devem ser avaliados para você saber se sua empresa tem uma presença digital efetiva. Confira!

Sua empresa possui canais de atendimento ao cliente suficientes?

Uma venda pode ser conquistada facilmente pelo bom atendimento dado ao consumidor e, no pós-venda, esse contato deve permanecer eficaz para o suporte ao cliente, caso ele precise.

Para isso, é preciso que se tenha canais que facilitem essa comunicação e a internet pode ajudar bastante nesse aspecto.

Veja alguns canais de atendimento ao cliente que são interessantes para uma empresa e analise como eles estão sendo utilizados no plano de presença digital do seu negócio:

E-mail

Muitos acreditam que os e-mails estão com os dias contados; mas isso não passa de uma falácia. Por meio dessa ferramenta, é possível segmentar os seus clientes e enviar informativos importantes.

Para que essa estratégia ser solidificada, é necessário ter foco e um bom planejamento. Ao conhecer bem o seu público, ficará mais fácil saber como desejam ser contactados, seja por uma newsletter, e-mail promocional ou sazonal.

Ah, não esqueça de colocar as boas práticas da LGPD, como a possibilidade de se descadastrar.

Redes sociais

Hoje em dia, está mais claro o impacto nas redes sociais nas nossas vidas. Passamos horas rolando o dedo para cima, ansiando por novidades. Dessa forma, as empresas que não apostam nesse meio de comunicação, além de perderem presença digital, também estão perdendo novos clientes.

Assim como no caso do e-mail, conhecer o seu público é a maior dica. Não adianta focar em uma linguagem formal quando os seus usuários é o público jovem, vice-versa.

Site e blog da empresa

O site e blog da empresa auxiliam a fortalecer a imagem do negócio. Esses espaços, precisam conter informações de extrema importância, como: tipo de serviço oferecido, endereço, formas de contato, e muito mais.

O blog, sendo mais específico, pode aparecer como um espaço de conhecimento sobre os produtos comercializados. Ou seja, você estará ensinando o seu público acerca da sua empresa.

Chatbots

Os chatbots podem ser descritos como softwares capazes de desenvolver uma conversa fluida com humanos. Seu principal propósito é automatizar processos, facilitando a comunicação entre empresas e clientes.

Por meio de mensagens pré-definidas, é possível prestar um atendimento eficientes 24 horas por dia, 7 dias por semana. Para somar, reduzem o custo operacional de atendimento dentro das companhias.

presença digital
Para quem deseja aperfeiçoar ainda mais a comunicação com o cliente, no mercado existem soluções de atendimento ao cliente que tornam o processo muito mais fácil, rápido e dinâmico.

Todas as redes sociais estão sendo atualizadas?

LinkedIn, Facebook, Twitter, Instagram, Snapchat. São dezenas de redes sociais com diversos enfoques e ferramentas, e é natural que seja difícil manter todas atualizadas, mas isso é fundamental.

Observe em quais redes sociais a sua empresa está presente: todas estão sendo atualizadas com frequência?

Caso a resposta seja negativa, vale a pena fazer uma análise e verificar quais realmente são importantes e efetivas para a presença digital da sua empresa.

Depois da escolha, é necessário atentar-se para sempre publicar conteúdos relevantes que contribuam para o fortalecimento de sua presença digital.

Isso deve ser feito não somente divulgando seu negócio, mas também com informações que possam ajudar ou chamar a atenção do seu cliente para assuntos que estejam relacionados aos produtos e serviços oferecidos.

Entre as principais opções de material de marketing digital estão:

  • vídeos ou fotos mostrando o dia a dia de trabalho;
  • artigos interessantes;
  • promoções;
  • tutoriais de outras funcionalidades de produtos, etc.

Qual a importância da presença digital para vendas e atendimento?

Quando falamos em presença digital, estamos diretamente mencionando o aumento nas vendas. Afinal, a sua marca estará estampada como grande referência nas principais mídias online. Ao pesquisar pelo produto oferecido, a sua empresa aparecerá na primeira posição.

Em um mundo no qual as pessoas estão cada vez mais conectadas, o atendimento digital torna-se quase uma obrigação. 

De acordo com um estudo realizado pela CS Academy, startup de educação focada em cultura Customer Centric do Brasil, houve um aumento significativo de 44% no volume de chamados recebidos pelos setores de atendimento das empresas, apenas em 2020.

Por ser um ano no qual a pandemia do Covid-19 está ocorrendo, o estudo ainda aponta que houve expansão de 40% em novos canais de atendimento por conta do distanciamento social, como chats, videochats e canais de mensageria.

Assim, é preciso estar onde seus clientes já estão! O atendimento digital já é realidade, somado à presença digital, fará com que seu negócio de destaque entre os concorrentes.

Os resultados sobre a presença digital estão sendo medidos e avaliados?

Você sabe quantas pessoas interagiram com sua empresa no último mês por meio das redes sociais?

Sabe quantos clientes utilizaram os canais de marketing digital disponíveis? Quantos deles tiveram sua dúvida respondida ou problema solucionado?

Essas são algumas perguntas fundamentais para avaliar a presença digital da sua empresa.
De nada adianta fazer uma série de ações na internet sem fazer um monitoramento eficiente dos resultados. É necessário avaliar o que tem dado certo e o que não tem dado o retorno esperado e, assim, ajustar o que for preciso para que os resultados da sua presença digital sejam positivos, e que novas estratégias possam ser traçadas.

Algumas ferramentas de métricas podem te auxiliar nesse momento, como, por exemplo, o Google Analytics, que é uma das mais utilizadas quando se fala sobre métricas de desempenho.

Além disso, a maioria das redes sociais disponibilizam uma série de informações importantes que podem te ajudar a analisar os resultados de suas ações e da força de sua presença digital.

Agora que você já sabe mais sobre o assunto, que tal fortalecer a sua presença digital nos maiores canais de mensagem do mundo? Entre em contato com a Take e saiba como! Há mais de 20 anos ajudamos empresas a oferecerem melhores experiências aos seus clientes enquanto otimizamos seus processos.

5 comentários
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Talvez você goste desses conteúdos também: