Estratégias para promover e crescer seu chatbot

Estamos em um momento em que a informação é um consumo em abundância. Nesse cenário, os chatbots vêm crescendo e ganhando espaço no marketing digital por serem uma ferramenta de contato rápido e simples para o consumidor, fortalecendo a conexão da marca, entregando valor para o mercado-alvo e promovendo um conteúdo personalizado e interativo.

Porém, ao mesmo tempo que eles vêm sendo utilizados como aliados na estratégia de marketing digital, como podemos utilizar das técnicas de marketing para promover e crescer um chatbot?

Foi pensando nisso que criamos este post. Acompanhe!

O case das Casas Bahia: 39 milhões de mensagens em uma campanha

Para já começar na prática, trouxemos um case interessante: em 2018, a Casas Bahia, em parceria com a Take, aproveitou de um jeito simples e eficiente o uso de seu chatbot na campanha de Black Friday.

Entendendo seu consumidor ativo em redes sociais e a necessidade de apresentar e crescer a base de um novo canal, foi proposta uma ação interativa e totalmente gameficada — potencializada por ads no Facebook que serviram para apresentar a brincadeira e fazer a gestão da expectativa dos usuários.

Como resultado, mais de 39 milhões de mensagens foram trocadas por dezenas de milhares de usuários que, além de terem uma experiência diferente com a marca, passaram a fazer parte de uma base que pode ser utilizada em ações ativas e personalizadas pela empresa.

E como eu faço para crescer um chatbot assim?

Analisando o sucesso da Casas Bahia, sugerimos algumas orientações iniciais de como divulgar seu contato da melhor forma e crescer seu chatbot:

  • Sua campanha terá maior efetividade se apresentar o chatbot como um meio e não como o fim, ou seja, mostrando-o como uma das vantagens, de forma que faça sentido para a sua ação;
  • Utilizar seu contato como ferramenta recorrente em campanhas digitais no lugar de uma divulgação apartada de apresentação do canal. Abuse da possibilidade conversacional oferecida pela ferramenta e não o (sub) utilize apenas como um local estático de divulgação;
  • Pergunte ao usuário as informações que ele quer receber e em que frequência, estabelecendo assim uma conexão de confiança com a sua marca;
  • Após o crescimento de sua base de contatos, é possível criar notificações (push notifications ou broadcasts) e engajar seu lead com promoções personalizadas e informações sobre seus serviços/produtos;
  • Vincular links de acesso ao chatbot em múltiplo canais associados à sua empresa, como e-mail marketing, website, QR Code nos pontos de contato offline com o seu cliente, etc.

Por onde começar?

O processo de crescer um chatbot pode parecer complexo, mas com o BLiP, sua campanha de anúncios do Facebook, por exemplo, fica simples de ser gerenciada e analisada, identificando dados para melhorias necessárias no processo de marketing e vendas.

Com o módulo Growth do BLiP, também é possível criar listas de distribuição, podendo assim enviar mensagens para bases de usuários definidas na plataforma.  

Além disso, você pode acompanhar e visualizar os resultados da sua campanha de forma rápida com dados que permitem aprimorar e entender o contexto para propor melhorias imediatas ou fechar uma venda.

Pronto para divulgar e crescer seu chatbot? Comece com uma boa plataforma de chatbots e não se esqueça de compartilhar este post!


erica e valeria post como crescer um chatbot

Érica Tresinari e Valéria Romano

Customer Sucess Manager e UX Designer na Take

 

Leia mais:

Como divulgar seu chatbot?

Promova sua marca com o click-to-WhatsApp

Como usar chatbots para captação e qualificação de leads?