SMS Corporativo como ferramenta estratégica: vantagens e dicas para aplicação

sms corporativo

Em meio a uma época com tantas plataformas e apps de mensagem disponíveis para criar uma presença digital, como Facebook Messenger, WhatsApp e Telegram o SMS corporativo ainda pode ser considerado uma estratégia interessante para organizar o fluxo comunicacional de uma empresa. Engana-se quem acha essa ferramenta defasada ou de pouca utilidade para os dias atuais.

Neste artigo, você conhecerá os benefícios do sms corporativo na comunicação da sua empresa e as dicas para a sua aplicação. Além disso, entenderá até que ponto a estratégia do torpedo corporativo é válida para a sua empresa. Confira!

Vantagens do SMS corporativo

A seguir, apontamos 4 benefícios do uso do torpedo corporativo, sendo que alguns deles valem bastante para a implementação de mensagens instantâneas em seu negócio. Acompanhe!

Maior cobertura

O SMS, diferentemente dos aplicativos de chat mais usados no mundo, depende apenas da cobertura local das operadoras e não necessita da internet para a troca de dados.

Em uma comunicação remota ou em lugares mais afastados dos centros urbanos, esse detalhe pode ser um ponto positivo.

Visualização rápida

Um estudo da Oracle revelou que as notificações SMS costumam ser abertas em até 90 segundos, além disso possuem uma impressionante taxa de abertura de 99%.

O fato de as pessoas passarem tanto tempo com os seus celulares e smartphones pode justificar essa eficiência. Esse também é um fator importante para repassar alertas e mensagens de maior urgência, como SMS de cobrança.

Custos baixos

Assim como o e-mail marketing, o SMS corporativo ajuda a reduzir os custos organizacionais e comunicacionais.

Em muitos casos, são mais em conta até que os apps de mensagem — já que estes consomem uma grande quantidade de dados.

Você encontra no mercado serviços que cobram cerca de R$ 0,08 a unidade enviada — sem contar que quanto maior for o volume de envios, mais o valor por envio tende a cair.

Mas atenção: existem vários serviços ilegais de SMS pirata, que oferecem valores mais baixos, mas que podem não entregar suas mensagens e que não seguem as boas práticas do torpedo corporativo. Opte sempre pelos serviços regularizados.

Produtividade e informação

No ambiente de negócios, a comunicação interna por SMS ajuda a trazer mais agilidade e organização.

Os colaboradores podem receber, em seu dispositivo móvel:

  • lembretes de consulta;
  • alertas de reuniões;
  • metas para os seus projetos;
  • textos/frases motivacionais.

O líder ou gestor de um setor também se beneficia ao receber, por exemplo, status de serviço dos processos internos e informações sobre:

  • fornecedores;
  • estoque;
  • financeiro;
  • vendas, dentre outras áreas.

Dicas para a aplicação do SMS corporativo

A utilização do torpedo corporativo deve seguir algumas regras básicas, como:

  • Opt-in: autorização das pessoas que receberão, independentemente se for público interno ou externo;
  • Opt-out: a liberdade de escolha para entrar em uma lista deve ser a mesma para sair;
  • Envio em momentos adequados: horário útil para funcionários, fornecedores e parceiros e até as 22h para clientes (mais tarde que esses parâmetros somente em casos de urgência);
  • Relevância, objetividade e personalização (chame o destinatário pelo nome) das mensagens;
  • Limite de 160 caracteres: nesse caso, a abreviatura de palavras é válida, desde que não comprometa a compreensão das mensagens;
  • Obrigatoriedade de se identificar como remetente da mensagem, já que o short number por si só não ajuda muito;
  • Não-disparo de ações promocionais: qualquer conteúdo comercial é proibido e pode bloquear a sua linha de envio.

Leia também: Opt-in do WhatsApp: 1º passo para integração com API do WhatsApp Business

Novas tecnologias dentro do cenário de SMS corporativo

Dentro dos seus aspectos, o SMS corporativo cumpre bem o seu papel. O fluxo de mensagens com funcionários, clientes e fornecedores se torna mais ágil, eficiente, barato e ainda tem uma cobertura maior, visto que as mensagens podem ser trocadas de qualquer local com cobertura telefônica e para quase todos os modelos de celulares e smartphones.

Em contrapartida, o SMS corporativo é uma ferramenta limitada aos poucos caracteres disponíveis por mensagem e aos recursos textuais.

Com o tempo, novas tecnologias surgem para complementar e aprimorar os benefícios do SMS corporativo.

A interação textual simples não será substituída, mas passará a fazer parte de um contexto de comunicação multimídia (texto, imagens, áudios e vídeos) e espalhada por diversas ferramentas, como chatbots em apps de mensagem.

Sendo assim, abrem-se novas possibilidades para diálogos mais claros, dinâmicos, inteligentes e, principalmente, produtivos.

Para que você tenha uma compreensão mais detalhada do que estamos falando, indicamos a leitura do artigo;Para que serve um chatbot? 7 formas de usar a tecnologia em sua empresa [+exemplos]”. 

E você, como entende o papel do SMS corporativo na comunicação atualmente e no futuro? Contribua com a sua opinião e vamos refletir juntos nos comentários!

0 comentários
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Talvez você goste desses conteúdos também: