Empresas que estão realmente atentas aos seus custos operacionais sabem que o gasto com aquisição de novos clientes quase sempre é superior ao de manutenção da base já existente. Então, não é mais prudente traçar um plano de SMS de cobrança, com o intuito de recuperar clientes inadimplentes e torná-los novamente ativos, do que se concentrar apenas em investir em conquistar novos consumidores?

Ao conhecer bem o perfil do seu cliente e o comportamento do consumidor, fica mais fácil responder a esta pergunta e a outras, como a escolha de qual o canal de cobrança de clientes tem melhores resultados na recuperação de crédito.
Com base nesta perspectiva, este post vai tratar:

Acompanhe:

Características do SMS de cobrança

Primeiramente, uma empresa deve adotar o modelo de mensagem de cobrança SMS por suas principais características e vantagens, como:

Custo operacional

O custo do envio de mensagens de cobrança de clientes é inferior em relação a outros meios de cobrança, como a correspondência e até mesmo de alguns tipos de ligações.
Isso permite adotar o SMS de cobrança de forma ostensiva e ter um bom resultado — principalmente se comparado ao valor investido em relação ao recuperado.

Volume de envios diários

Ainda que seja uma mensagem particular e personalizada para cada cliente, o volume de envio de mensagens para a base de clientes pode ser muito maior que o número de ligações, por exemplo.
Softwares podem usar diferentes tipos de templates — formatos de texto padronizados — para o envio de cobrança em massa, modificando apenas os dados pessoais de cada cliente.

Receptividade dos consumidores

A cobrança via SMS é mais suave no ponto de vista do cliente, pois não interrompe sua rotina ou evidencia para outras pessoas de seu convívio que algo está errado.
Ela é discreta, embora cumpra seu objetivo de lembrar uma dívida.

Tipos de SMS de cobrança mais comuns

As mensagens de cobrança SMS obedecem uma linha lógica de urgência:

  • começando pela prevenção da inadimplência;
  • opções corretivas;
  • aviso de providências legais, como a inclusão do CPF do cliente em órgãos de proteção ao crédito.

Mensagem preventiva

Um SMS de cobrança preventiva, avisa o cliente sobre a chegada da data de vencimento do boleto, algum imprevisto que possa atrasar a entrega da cobrança em domicílio, dentre outros.

Mensagens para coordenar ações

Se refere ao envio de mensagem de texto com o código de barras do boleto ou orientações para o pagamento imediato.

Avisos de providências legais

Informe da possibilidade de inclusão do nome do cliente em Entidades de Proteção ao Crédito. Neste caso, a empresa deve avisar com antecedência, oferecendo alternativas de regularização.

Cuidados com a estratégia de cobrança via SMS

Uma vez enviada, a mensagem não pode sofrer modificações nem permite explicações sobre seu conteúdo. Por isso, alguns cuidados são essenciais na maneira como se comunicar com o cliente:

  • Mensagem de confirmação: o envio de uma mensagem confirmando a titularidade do número pode garantir a assertividade da informação e também evitar constrangimentos para o cliente;
  • Conteúdo simples e objetivo: por seu caráter ágil, uma mensagem de texto não pode conter informações complexas e longas;
  • Cordialidade e bom senso: ainda que seja uma cobrança, a mensagem deve ser respeitosa e amigável, demonstrando claro interesse na solução do caso e na manutenção do relacionamento com o cliente.

Alternativas inovadoras na gestão de clientes para cobrança

O mercado de mensagem oferece boas opções para a gestão de clientes inadimplentes, com destaque para o chatbot, que, além de permitir a troca de mensagens e explicações, também inclui na conversa botões de ação, como o envio do boleto e de vídeos explicativos que podem tornar a regularização mais descomplicada.
A inadimplência é uma realidade nas empresas, mas saber lidar com ela pode ser uma vantagem estratégica. Ao enviar SMS de cobrança de forma profissional, a empresa pode não somente recuperar o valor devido como também manter um cliente que pode vir a comprar novamente.
Se sua empresa quer melhorar as estratégias de recuperação de crédito com dicas como estas, assine agora nossa newsletter e receba em seu e-mail as melhores tendências de comunicação e atendimento!
Take é uma empresa especializada que atua há 20 anos com tecnologia móvel e que pode ajudar o seu negócio a ter um excelente serviço de chatbot, para SMS, chatbot no Messenger do Facebook ou chatbot no WhatsApp ou em outros canais de mensagem do mercado. Entre em contato com a gente e tire suas dúvidas!

Converse com nosso time e descubra como conversas inteligentes podem transformar o atendimento do seu negócio

Mais Lidos

Gostou do nosso conteúdo?

Agora que já chegou até aqui, adoraríamos saber o que tem achado de nós 😀