Provavelmente você já passou dias pensando em como vender mais na sua empresa, correto? Todo empreendedor já passou por isso. Esse pensamento é comum na hora de buscar soluções para vender mais e desenvolver o seu negócio. Atualmente, você pode contar com estratégias que unem tecnologia e vendas.
Entre as soluções para a questão sobre como aumentar as vendas, há duas respostas possíveis: ou a sua empresa realiza um investimento quantitativo — isto é, investe em aumentar a sua taxa de conversão em vendas — ou realiza um investimento qualitativo, garantindo que o valor do seu ticket médio seja elevado com as vendas.
A dificuldade aparece na hora de colocar uma ou ambas as estratégias em prática. Afinal, é preciso encontrar ferramentas que apoiem a sua equipe nesse processo. Atualmente, esses sistemas reúnem tecnologia e vendas.
Foi pensando nisso que preparei este artigo para o blog da Take, com 5 possíveis soluções para ajudar a sua empresa em como melhorar as vendas.

Tecnologia e vendas: como aumentar os resultados do negócio

1. Website próprio e responsivo

Presença digital é o primeiro passo para qualquer empresa que deseje aumentar suas vendas nos dias de hoje, e isso pode ser alcançado através de diversas ferramentas:

As publicações em redes sociais e blogs representam uma excelente forma de engajar o público com a sua marca, apresentando seus ideais e valores através de postagens que possuam relevância concreta para o seu mercado.
Já o website responde a um propósito diferente: ele é um cartão de visita da sua marca. Por isso, vale a pena investir em um design que seja claro e atrativo, além de um layout pelo qual o seu consumidor-alvo possa navegar facilmente — e comprar.
Não se esqueça de tornar o site da sua empresa responsivo: isso significa que ele poderá ser acessado sem perda de qualidade — sem prejuízo ao conteúdo — a partir de tablets e smartphones, aumentando consideravelmente o público da sua página.

2. Chatbots

tecnologia e vendas

Outro fator que impacta nas vendas e que não pode faltar no site e/ou redes sociais da sua empresa são os chatbots. Você certamente já ouviu falar deles, ou até já interagiu com algum.
Se não, também não há razão para pânico. Para que serve um chatbot, você pode estar pensando?
Trata-se de uma tecnologia pensada para automatizar e otimizar o atendimento dos clientes que chegam até a sua empresa através dos canais digitais de comunicação.
Um chatbot para empresas contribui para aumentar a taxa de conversão em vendas da sua empresa na medida em que fornece ao seu potencial consumidor, de forma rápida e precisa, as respostas para questões que ele possa ter sobre os produtos e serviços da sua marca.
Além disso, o chatbot é um excelente instrumento para aumentar a sua captação de leads, que poderão ser melhor trabalhados ao longo do funil de vendas pela sua equipe.

Para saber mais sobre como gerar leads por meio dessa ferramenta de tecnologia e vendas, sugerimos o artigo; “Como usar chatbot para captar de leads, qualifica-los e converte-los”. 

3. Inteligência de mercado

Por inteligência de mercado, me refiro a todo o trabalho de coleta de dados sobre:

  • o seu público;
  • as ações da sua concorrência;
  • o status atual do seu segmento do varejo.

Trata-se, portanto, de uma ferramenta de tecnologia e vendas, indispensável na hora de definir:

Esse trabalho de pesquisa de mercado pode ser realizado pela sua própria equipe, ou ainda, a sua empresa pode optar por recorrer a uma consultoria especializada nessa área. Uma nova forma de realizar esse tipo de avaliação é usar os chatbots para pesquisa de mercado.
Qualquer que seja a decisão, o importante é não perder de vista alguns pontos-chave nesta investigação de mercado, tais como:

  • o perfil socioeconômico do seu público atual — o que permitirá determinar hábitos de consumo e melhores meios para o seu marketing, além de ajudar a construir a sua persona;
  • as projeções do mercado para o seu segmento de vendas;
  • os diferenciais oferecidos pela sua concorrência direta.

4. Software CRM

Se a sua empresa está buscando soluções que respondam como melhorar as vendas, então é necessário garantir que a sua equipe está extraindo o melhor possível dos leads captados por suas ações de marketing.
Uma forma de auxiliar o seu time de vendas nesse quesito é investir em um sistema de CRM integrado a um chatbot.
Um CRM é uma solução de gestão de clientes que permite à sua empresa acompanhar as interações de cada cliente com a marca ao longo do funil de vendas e identificar as preferências e tendências de consumo de cada cliente.
Na prática, um CRM ajuda a sua empresa a saber o que oferecer, para qual cliente e em qual momento — e, como qualquer pessoa no varejo bem sabe, timing é tudo na hora de conseguir converter uma venda.

tecnologia e vendas

5. Controle de estoques

Por fim, mas não menos importante: para que a sua empresa venda mais, é preciso que ela esteja preparada para realizar essas vendas.
Isso significa, entre outros fatores, possuir um estoque bem organizado e suprido para não atrapalhar os trabalhos conduzidos pelo seu time de vendas.
Afinal, tem coisa pior do que perder uma venda só por não ter um item disponível em estoque?
Em um furo desses, a sua empresa corre o risco de perder não só aquela venda, mas potenciais clientes também.
Para evitar esse tipo de situação, o ideal é contar com uma solução de tecnologia e vendas, para realizar o controle de estoque.
Esse controle pode ser feito manualmente, através de planilhas de controle alimentadas pela sua equipe — mas, como qualquer gestor ou gestora sabe, na correria do dia a dia, os controles manuais tendem a ficar rapidamente desatualizados e acabam por atrapalhar mais do que ajudar.
Por isso, encontrar uma solução de tecnologia e vendas, que integre o controle dos seus estoques à gestão comercial como um todo é uma estratégia muito mais efetiva.
Essa solução é encontrada em softwares do tipo ERP online, que oferecem ainda muitas outras funcionalidades para otimizar os processos da sua empresa:

  • controle financeiro;
  • contato com fornecedores;
  • gestão de ordens de serviço;
  • integração PDV;
  • conciliação bancária;
  • emissão de boletos;
  • NF-es.

Um software ERP online garante que os dados da sua empresa estejam sempre atualizados e acessíveis, 24/7, permitindo que a sua empresa possa se concentrar naquilo que realmente vai aumentar as suas vendas: um atendimento excepcional ao seu cliente.

A busca por soluções para vender mais é uma corrida constante

Não existe um único e fácil caminho para aumentar as vendas de uma empresa. É preciso constantemente traçar novas metas e estratégias para alcançar e fidelizar o cliente.
No entanto, a prática de bons hábitos, a reunião de tecnologia e vendas, e a ajuda dessas 5 soluções para vender mais que você conheceu hoje, podem lhe dar crescimento eficiente e contínuo. Certamente, você verá uma melhoria incrível ao adotar essas ferramentas.
Gostou do artigo? Ficou com alguma dúvida? Deixe o seu comentário e compartilhe conosco suas experiências.


tamara post soluções para vender mais

Autora convidada: Tamara Dias, Analista de Marketing e Designer Gráfica do GestãoClick, um software de gestão empresarial que ajuda milhares de empresas a organizar e aumentar as vendas diariamente.

Converse com nosso time e descubra como conversas inteligentes podem transformar o atendimento do seu negócio

Mais Lidos

Gostou do nosso conteúdo?

Agora que já chegou até aqui, adoraríamos saber o que tem achado de nós 😀

ebook gratuito