As vantagens do BLiP Chat na segurança da informação, privacidade e personalização

blip chat

O BLiP Chat é o canal próprio da plataforma de chatbots criada pela Take, o BLiP. Através dele, é possível estabelecer contato com o seu público dentro do seu próprio site, no seu aplicativo móvel e até mesmo em áreas logadas. Saiba mais sobre as vantagens desse canal neste post!
Estar em contato com o seu cliente quando ele procura uma solução já deixou de ser uma vantagem competitiva e se transformou em um fator crítico de sucesso para os negócios do século XXI.
Eliminar os pontos de fricção existentes na experiência do cliente com o atendimento é fundamental seja antes ou depois de uma compra.
Os chatbots surgiram para facilitar e melhorar toda essa experiência, porque eles possibilitam que haja um canal de comunicação e atendimento instantâneo, 24 horas por dia, para seus atuais e futuros clientes.
Para que haja interação entre ambas as partes, é necessário que o chatbot esteja disponível em algum canal. Através do BLiP chat, a plataforma de chatbots criada pela Take, esse canal pode ser o WhatsApp, Facebook Messenger, Telegram, ou até mesmo o seu próprio canal. E é sobre ele que vamos falar hoje!

blip chat

O que é o BLiP Chat

O BLiP Chat é o canal próprio da plataforma BLiP. Através dele, é possível estabelecer contato com o seu público dentro do seu próprio site, no seu aplicativo móvel e até mesmo em áreas logadas, por exemplo.
É possível que, por trás desse canal, haja um chatbot com:

  • conversa totalmente automatizada (através de inteligência artificial ou de conversas estruturadas, com regras pré-estabelecidas);
  • atendimento humano;
  • atendimento híbrido, que consiste em ter um chatbot com transbordo para atendimento humano, quando necessário.

Leia também: Como aliar atendimento humano e chatbots melhora a experiência do cliente

Como funciona o BLiP Chat?

Para desenvolver um chatbot que seja um canal de comunicação eficiente com seu cliente, você precisa primeiramente definir:

  • o conteúdo e regras da conversa;
  • as integrações necessárias;
  • o transbordo para atendimento humano, caso haja, dentre outros fatores.

blip chat
Tudo isso você pode aprender acessando nossa plataforma que ensina como criar um bot com o Builder do BLiP, por meio de vídeo.
Após concluir esse passo, é possível escolher entre várias opções de canais de publicação de chatbot no BLiP. É possível publicar o mesmo chatbot em diferentes canais.
Cada canal possui suas vantagens, desvantagens, limitações e possibilidades.
Leia tambémChatbot para WhatsApp ou Facebook Messenger: qual devo usar na minha estratégia de mobile marketing?
Como citado acima, é possível e vantajoso que você publique o seu chatbot no BLiP Chat. Confira os motivos a seguir.

3 vantagens de ter o seu chatbot no BLiP Chat

1. Segurança

A segurança da informação é um assunto que veio para ficar. Com o crescimento da disponibilidade e uso de dados de terceiros na internet, vários acontecimentos envolvendo o mau uso dessas informações vieram à tona e ressaltaram a importância de ter responsabilidade e procedimentos corretos para tratá-las.
Daí surgiram leis e regulamentações sobre o uso de dados na internet, a exemplo da europeia GDPR (general data protection regulation) e da LGPD (lei geral de proteção de dados), no Brasil.
Nesse sentido, por ser um canal desenvolvido pela própria equipe da Take, o BLiP Chat apresenta várias vantagens de segurança, como o gestor ter o controle sobre os dados armazenados em seu chatbot. Isso é um benefício, visto que, nesse caso, as informações e dados de seus clientes não são enviados para terceiros, como pode acontecer em outros canais.

1.1. E como isso funciona?

Para evitar que dados disponibilizados pelos usuários do seu chatbot sejam utilizados por pessoas não autorizadas, o BLiP Chat possui um centro de permissões por usuário, onde o gestor define quem faz parte da equipe do bot e quais acessos aquela pessoa tem.
É possível, por exemplo, tornar alguém membro do seu time para visualizar e editar o fluxo conversacional do chatbot, mas barrar o seu acesso às conversas armazenadas, para garantir que determinados conteúdos só estejam disponíveis para quem realmente precisa trabalhar com eles.
Tudo isso reduz muito as chances de que informações indevidas sejam vazadas.
O chat da Take leva segurança da informação muito a sério, por isso nossa empresa contratou duas consultorias especializadas no assunto: uma delas atua internamente e a outra é externa.
A última delas testa o nosso sistema de segurança constantemente através de black box testing, que consiste em tentar quebrar a segurança da empresa de todas as formas possíveis, como testes exploratórios e outros tipos de ataque, sem nenhum tipo de informação interna partindo da empresa contratante.
Assim, quando alguma falha é detectada, o time interno trabalha em conjunto com a consultoria para desenvolver soluções imediatas. Isso é importante pois é como garantimos que teremos sempre visões complementares à nossa.

2. Privacidade

A privacidade de dados é outro ponto forte no BLiP Chat, pois ele não coleta informações sobre os seus usuários, a não ser que eles as forneçam. Dessa forma, você empodera o seu cliente e, assim, aumenta a confiabilidade com a sua marca.
Sabemos também que existem dados que são mais sensíveis e que, dependendo do uso, a LGPD recomenda que não sejam sequer armazenados. Para facilitar o cumprimento dessa regra, existem opções dentro do BLiP que possibilitam não armazenar tais dados referentes a:

  • informações bancárias;
  • informações médicas;
  • orientação sexual;
  • convicção religiosa, ou quaisquer outros que o dono do bot julgar necessário.

Em casos onde a criptografia for a melhor opção para a privacidade, o BLiP Chat oferece a opção de criptografar todas as conversas que os clientes têm com o seu chatbot. Dessa forma, ninguém terá acesso ao conteúdo das conversas, nem mesmo os gestores.

3. Personalização

Ao implementar o canal do BLiP em seu site, você pode chegar à conclusão de que ele não se encaixa totalmente no design e estilo da sua marca. Se for o caso, não se preocupe, pois o nosso canal próprio vem com ferramentas de personalização embarcadas, para que você possa adequá-lo ao estilo de sua página. É possível, por exemplo:

  • alterar cores;
  • personalizar o botão flutuante;
  • mudar o plano de fundo e até mesmo a forma como o chatbot chama atenção do usuário de forma proativa.

Tudo isso permite que esse canal tenha a identidade da sua marca, tornando a experiência do usuário mais fluida e consistente.

blip chat

Em que situações/empresas é mais interessante usar o BLiP Chatbot

Os chatbots se tornaram muito utilizados para:

Assim, empresas como bancos, seguradoras e fornecedores de meios de pagamento, que lidam com dados sensíveis dos seus clientes e precisam mantê-los de forma mais segura, devem optar pelo canal do BLiP, o BLiP Chat, para estar à frente quando o assunto é:

  • segurança;
  • privacidade;
  • personalização.

Ao oferecer para o cliente uma experiência segura e que tenha a identidade visual que se encaixa com a sua marca, é estabelecida uma relação de confiança e consistência durante toda a jornada dele. Não perca essa oportunidade e aprenda como construir chatbot, gratuitamente, explorando o BLiP!


gui post blip chat
Guilherme Valadares
Marketing de Produto
 

Leia mais:

Como os hubs de integração permitem a customização de chatbots no BLiP

Dentre tantas plataformas de chatbots, por que usar o BLiP?

Trackings: como a leitura de dados pode ajudar o seu bot no BLiP

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Talvez você goste desses conteúdos também: