Conta comercial oficial no WhatsApp: pré-requisitos para submeter à verificação

verificação de contas no whatsapp capa post

Não é novidade que possuir uma conta comercial oficial no principal app de mensagens da atualidade aumenta exponencialmente a credibilidade do contato da sua empresa. Isso porque só é classificado como oficial quem passa pelo processo de verificação de contas no WhatsApp — feito pelo próprio WhatsApp.

Apesar de não serem divulgados todos os critérios analisados para classificar uma conta como oficial, sabe-se que a notoriedade da marca detentora do contato é um fator preponderante para obter o tão desejado “selo verde”.

Mas para que a submissão da verificação da conta seja feita, são necessárias algumas informações e ações do lado do cliente detentor do número. A realização destes itens não garante a verificação da conta, mas podem dar rapidez e fluidez ao processo.

Quer entender o que você deve fazer para submeter a sua conta para verificação no WhatsApp? Chega mais que este artigo pode te direcionar. Boa leitura!

Qual tipo de conta eu posso submeter e quem realiza este processo?

Conforme determinação do próprio canal, o WhatsApp só realiza o processo de verificação para contas de empresas ativas no WhatsApp Business API. Além disto, a verificação está disponível para uma quantidade limitada de empresas — não sendo possível que a própria empresa faça a requisição ou até mesmo pague para tornar a conta como oficial.

Em linhas gerais, a submissão e o acompanhamento da verificação da conta é feita por um WhatsApp Solution Provider através do suporte direto. Na prática isso significa que o Solution Provider atua como intermediador entre o parceiro e o Facebook, submetendo e validando as informações necessárias para execução do processo.

Estrutura básica de informações para verificação de contas no WhatsApp

No processo de verificação de contas, o Facebook tem procurado proporcionar uma experiência segura e confiável aos usuários de seus produtos. Para que isto aconteça, há uma profunda transparência objetivada na verificação da legitimidade das pessoas e empresas.

Por padrão, existe uma estrutura inicial de informações a ser submetida junto ao Facebook. O principal objetivo do Facebook com estes dados é entender a atuação da sua empresa de forma geral. São eles:

  • CNPJ.
  • Nome fantasia.
  • Página do Facebook.
  • Website.

Esses dados são repassados para o WhatsApp Solution Provider para que sejam adicionados junto à solicitação de verificação de conta no suporte do Facebook.

Ativação da autenticação de dois fatores (2FA)

Outro ponto necessário é a ativação da autenticação de dois fatores. Ela tem objetivo de adicionar uma mecanismo extra de segurança aos usuários da API do WhatsApp Business.
Este procedimento é obrigatório e acontece dentro do próprio Gerenciador de Negócios do parceiro detentor do número. Acessando os módulos de configurações do negócio e centro de segurança é possível fazer a sua ativação.

verificação de contas no whatsapp

Após a ativação do 2FA, qualquer tentativa de login no Gerenciador de Negócios deve ser acompanhada da inserção de um código de seis dígitos.

Verificando sua empresa no Gerenciador de Negócios

Por fim, você deve iniciar o processo de verificação da empresa e ver o status da verificação no Gerenciador de Negócios. Vale ressaltar que o processo pode variar de acordo com o tipo de conteúdo que você publica ou com os dados que você acessa.

Durante o processo de verificação da sua empresa no Gerenciador de Negócios, você precisará submeter informações de três principais grupos:

  • Comprovante de registro comercial.
  • Endereço comercial ou validação do número de telefone.
  • Comprovante de associação à empresa.

Nos dois primeiros tópicos será necessário anexar documentos comprobatórios do registro e endereço comercial. Abaixo, são citados os documentos aceitos e não aceitos para cada um dos dois tópicos.

COMPROVANTE DE REGISTRO COMERCIAL

Aceitável

Não aceitável

a. Alvará de funcionamento.

b. Contrato social ou certidão de constituição.

c. Certificado de registro fiscal ou do IVA da empresa.

a. Conta de serviço público, como conta de telefone ou eletricidade (não aceitável para nome legal; aceitável para endereço ou telefone).

b. Faturas, extrato bancário ou ordens de compra.

c. Requerimentos autopreenchidos para a empresa.

d. Declarações de imposto apresentadas por você ou sua empresa.

e. Impressão do site ou outros documentos, como folhetos da empresa, papel timbrado, etc.

ENDEREÇO COMERCIAL OU VALIDAÇÃO DO NÚMERO DE TELEFONE

Aceitável

Não aceitável

a. Conta de serviço público como conta de telefone ou eletricidade.

b. Extrato bancário.

c. Alvará de funcionamento.

d. Contrato social ou certidão de constituição.

e. Certificado de registro fiscal ou do IVA da empresa.

a. Faturas.

b. Ordens de compra.

c. Requerimentos autopreenchidos para a empresa.

d. Declarações de imposto apresentadas por você ou sua empresa.

e. Impressão do site.

f. Outros documentos, como folhetos da empresa, papel timbrado, etc.

Atualmente existem duas maneiras de provar a associação a uma empresa. Uma delas é confirmar por telefone, atendendo uma chamada para o número de telefone cadastrado na autenticação de dois fatores. A outra forma é confirmar por email se o domínio de email corresponder ao domínio do site associado à sua empresa. Endereços de email com domínios como gmail.com, hotmail.com, yahoo.com e semelhantes não são aceitos.

E se minha conta não for verificada, qual o problema?

Na prática, não existe nenhum problema. Independentemente da classificação dada pelo WhatsApp — seja ela “conta comercial” ou “conta comercial oficial” — o parceiro poderá usufruir de todas as funcionalidades oferecidas pela API do WhatsApp.

Um ponto importante a ser esclarecido é que, por padrão, toda conta ativada no WhatsApp Business API automaticamente é classificada como conta comercial — sendo necessário realizar o processo para torná-la oficial.

Referências: Verificar sua empresa, Verificação de dois fatores, Verified Name (vname) – Facebook, How to get an Official business account, Verified business account – WhatsApp FAQ

Como criar seu contato oficial no WhatsApp? Aprenda na prática neste infográfico!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Talvez você goste desses conteúdos também: