WhatsApp Business: como funciona essa nova ferramenta de comunicação para negócios?

whatsapp business como funciona capa post

O WhatsApp tem uma versão exclusiva para o uso de empresas, o WhatsApp Business, que foi lançado em janeiro de 2018 e já conta com mais de 5 milhões de usuários. Se você quer vender mais, deve estar curioso para entender o que é WhatsApp Business e como funciona. Neste artigo, vamos esclarecer essas e outras dúvidas sobre essa ferramenta de negócios. Continue lendo!

O que é WhatsApp Business

O WhatsApp Business é um aplicativo de smartphones derivado do já famoso WhatsApp Messenger, o maior app de conversas do mundo, que conseguiu atingir a marca de 1,5 bilhões de usuários ativos mensais em 2018, segundo o último relatório financeiro do Facebook para seus investidores.
Dados apontados pela Statista mostram que 56% da população brasileira faz uso do WhatsApp, desde 2017. O gráfico abaixo mostra uma comparação do uso de aplicativos de mensagens no Brasil, México e Argentina, ao longo de seis anos. O Brasil mostra o maior crescimento e, na projeção para 2019, deve ter 77 milhões de usuários ativos.

whatsapp business como funciona; número de usuários que usam apps de mensagem
Fonte: Statista
Quando a plataforma foi lançada, uma pesquisa feita pela consultoria Morning Consult a pedido do Facebook mostrou que 4 entre 5 empresas já usavam o aplicativo para se comunicar com clientes. A versão do WhatsApp para empresas surgiu, então, como uma iniciativa para entrar no mercado de comunicação empresarial.
Segundo o site do aplicativo, a versão business foi pensada para atender pequenos empreendedores que necessitavam de um meio de comunicação mais direto e eficiente com seus clientes e público alvo.
Inicialmente, a versão de negócios foi pensada para aparelhos com sistema Android, mas já contempla usuários de sistema IOS, como o iPhone e, assim como a original, pode ser baixada gratuitamente.
whatsapp business como funciona
Além de enviar e receber mensagens de texto, imagens, vídeos e até arquivos em PDF, como também faz a versão Messenger, o WhatsApp Business permite que seus usuários melhorem a forma de interagir com clientes através de ferramentas de automação e classificação de mensagens.
Hoje, o WhatsApp Business funciona como uma nova forma se comunicar com os clientes, seja para prospectar, atendê-los ou engajá-los. Conheça melhor as vantagens do WhatsApp Business e de inserir a sua marca no canal com o vídeo a seguir:

WhatsApp Business: como funciona?

Como o seu desenvolvimento levou em conta a melhoria na comunicação e interação de pequenas empresas com seus clientes, o WhatsApp Business fornece uma série de funcionalidades que o diferenciam de outros aplicativos de conversa.
Algumas dessas funcionalidades são:

  • Perfil Comercial: mudando o tipo de conta, de um perfil pessoal para um perfil comercial, o usuário consegue exibir informações importantíssimas, como endereço, e-mail e site da sua empresa.
  • Estatísticas: a versão Business do WhatsApp fornece estatísticas e análises a respeito do alcance e engajamento na comunicação entre empreendedor e cliente. Com elas, o usuário consegue visualizar quantas de suas mensagens foram entregues e lidas de fato. Esses dados, porém, só podem ser acessados através do aplicativo no smartphone, pois o formato web do WhatsApp Business não disponibiliza essas informações.
  • Automação de Mensagens: com esse recurso é possível ao usuário criar mensagens automáticas, o que torna a comunicação mais rápida sem que ele precise elaborar novos textos o tempo todo, como mensagens de saudação, por exemplo.
  • Etiquetas: as etiquetas permitem que o usuário categorize conversas e grupos, tornando o aplicativo mais organizado e melhorando sua usabilidade.

Como usar o WhatsApp Business? Saiba como começar

Todos esses recursos mencionados no tópico anterior são muito úteis e podem alavancar a estratégia de comunicação de sua empresa.
Veja como criar sua conta e começar a utilizar essa ferramenta para otimizar seu relacionamento com seus clientes:

Baixar o app

Antes de tudo, o primeiro passo é baixar o aplicativo (o que pode ser feito através do Google Play Store ou da Apple Store) e cadastrar as informações de contato.
Caso você já seja usuário do WhatsApp Messenger, o app vai sugerir que essas informações sejam migradas de um para outro. Essa parte merece atenção, pois em um mesmo aparelho é possível usar ambas a versões do aplicativo, porém não para o mesmo número.
Ou seja, caso haja dois chips, é possível cadastrar um para o WhatsApp Business e outro para a versão Messenger, mas caso só tenha um chip no aparelho é preciso escolher uma das duas versões.
Outra opção é cadastrar o telefone fixo da empresa, o que permite que o usuário utilize o aplicativo no celular normalmente.

Inserir informações da empresa

O próximo passo é editar o perfil comercial. Para isso, é importante alimentar o aplicativo com todas as informações corretas sobre seu negócio.
Por exemplo:

  • onde funciona seu espaço físico, podendo fornecer o endereço detalhado através do recurso de mapa;
  • categoria e descrição do que a empresa oferece;
  • horário de funcionamento;
  • site, e-mail, etc.

whatsapp business - perfil de empresa whatsapp business como funciona

Enquadrar o perfil da empresa

Dentro do modo de perfil comercial, ainda há outros três tipos nos quais a empresa pode se enquadrar. São eles:

  • Conta Verificada: o WhatsApp Business verifica que a conta pertence a uma marca ou empresa real e conhecida no mercado.
  • Conta Confirmada: o aplicativo reconhece que o número de telefone e as informações fornecidas de fato correspondem com os dados da empresa.
  • Conta Comercial: geralmente esse é o caso de micro e pequenas empresas que ainda não são tão famosas no mercado ou se as informações do usuário são insuficientes, nesse caso é importante que todos os quesitos sejam preenchidos completamente.

Pronto para começar a utilizar?

Depois de criar a conta e completar seu perfil com todas as informações corretas sobre sua empresa, é hora de começar a utilizar o aplicativo e aproveitar todos os recursos que ele oferece.
Se você está procurando utilizar o WhatsApp para ter um novo canal de prospecção ou de atendimento com o cliente, então, com certeza pode se interessar em saber como funciona o WhatsApp Business API e como utilizar Chatbots para poupar muito tempo do seu equipe.

WhatsApp Business API

Se já ficou animado com a versão de negócios do WhatsApp, vai adorar saber que existe uma ferramenta ainda mais completa para sua empresa: o WhatsApp Business API.
O WhatsApp Business API é direcionado para médias e grandes empresas, pois possibilita ainda mais rapidez e eficácia na comunicação com clientes.
Isso é possível graças à possibilidade de desenvolver chatbots, programas criados para simular a interação humana em uma conversa, dispensando a presença online contínua de alguém da equipe.
Os chatbots são ideais para um contato inicial, facilitando o envio de saudações ou respostas para dúvidas frequentes.
As empresas hoje utilizam muito os chatbots para facilitar três áreas:

  • Automatizar processo de vendas
  • Automatizar o atendimento
  • Engajar os clientes

Todos esses recursos facilitam ainda mais a automação e análise das interações entre empresas e clientes no WhatsApp Business API, tornando a experiência mais rápida, direta e vantajosa para ambos os lados.
Hoje, empresas pequenas e multinacionais usam chatbots para melhorar a performance dos seus times e poupar dinheiro.
Por exemplo, o bot do Facebook do Spotify facilita para o cliente pesquisar, ouvir e compartilhar músicas. Depois de começar a usar, ele recebe recomendações de playlists com base em seu humor, no que está fazendo ou em qualquer gênero musical desejado.

chatbot para facebook - spotify whatsapp business como funciona
Fonte: Social Media Today
Outro ótimo exemplo de uso de chatbot é a Sephora. Você pode obter todos os tipos de tutoriais de maquiagem se conversar com a empresa no Kik. Esse assistente pessoal também ajuda fornecendo avaliações de produtos quando estiver comprando em uma loja.
chatbot - sephora whatsapp business como funciona
Fonte: Social Media Today
Já o bot do Facebook da Mastercard facilita para os clientes verificarem as transações de sua conta (por exemplo, basta perguntar “quanto eu gastei em restaurantes em maio?”). Com a Masterpass, os clientes também podem comprar agora de parceiros Mastercard como FreshDirect, Subway e Cheesecake Factory.
chatbot para facebook - mastercard whatsapp business como funciona
Fonte: Social Media Today
Veja como a Casas Bahia conseguiu aumentar em 25% o valor nas compras feitas através do chatbot Bahianinho!

Cadastro

Para cadastrar um número no WhatsApp Business API, é preciso que esse chip nunca tenha sido vinculado a nenhuma outra versão do aplicativo, seja Messenger ou a forma Business padrão. E, uma vez que o número tenha sido ativado no WhatsApp Business API, ele também não pode ser usado nas outras versões.
Três tipos de números podem ser vinculados ao WhatsApp Business API:

  • Telefone Fixo
  • Celular
  • Números de Ligação Gratuita

É importante ressaltar que qualquer um desses tipos, para ser cadastrado, deve ser apto a receber a confirmação da conta, seja através de ligação ou SMS.
Entenda mais como funciona o WhatsApp Business API
Se curtiu saber sobre essas novas ferramentas para facilitar as comunicações em seu negócio, então vai gostar de conhecer as soluções e serviços da Take.
São quase 20 anos de experiência e destaque no mercado de soluções conversacionais e mobile, que permitiram criar nossa metodologia própria de construção, gestão e evolução de contatos inteligentes.
Saiba como a Take pode te ajudar a otimizar sua comunicação com seus clientes!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Talvez você goste desses conteúdos também: