O WhatsApp Business é gratuito e foi desenvolvido para atender às necessidades das pequenas empresas. Continue lendo para saber tudo sobre esse aplicativo!

Você já sabe que o WhatsApp tem uma versão exclusiva para o uso de empresas, correto? Nós estamos falando do WhatsApp Business, que foi lançado em janeiro de 2018! 

Imagem de divulgação WhatsApp Business
WhatsApp Business – Imagem de divulgação

Antes de tudo, vale lembrar que o WhatsApp é uma ferramenta de comunicação e interação entre pessoas. Ou seja, é uma forma de manter seus clientes em contato direto e pessoal com a sua empresa.

Portanto, apenas bombardear as pessoas de mensagens sem uma estratégia específica só vai gerar raiva contra sua empresa. Por isso, é preciso construir uma dinâmica de identificação, confiança e reciprocidade, principalmente quando se trata da fidelização de clientes.

Por isso, além de apresentar o WhatsApp para empresas e suas ferramentas, vamos dar algumas dicas de gestão de relacionamento com clientes para você conseguir obter ótimos resultados utilizando o aplicativo. Confira!

O que é WhatsApp Business?

O WhatsApp Business é uma excelente opção para as empresas levarem a relação com seus clientes para outro nível e de maneira acessível. Afinal, o WhatsApp Business pode ser baixado gratuitamente para os sistemas mais utilizados: Android e iOS.

Além dos recursos já proporcionados pela versão mais conhecida do app, o WhatsApp para empresas permite que seus usuários melhorem a forma de interagir com clientes através de ferramentas de automação, classificação de mensagens e criação de um perfil comercial.

No vídeo, explicamos um pouco mais a diferença entre o app tradicional e WhatsApp Business, veja só:

Por que minha empresa deve usar o WhatsApp Business?

Dados apontados pelo eMarketer mostram que o Brasil é o segundo país com mais usuários ativos no app. Outros dados apontam que 56% da população brasileira usa o WhatsApp, desde 2017. Hoje, mais de 95% dos smartphones contam com o aplicativo instalado. 

Para se ter uma ideia, o gráfico a seguir mostra uma comparação do uso de aplicativos de troca de mensagens no Brasil, México e Argentina ao longo de seis anos. O Brasil mostra o maior crescimento e, agora, possui mais de 100 milhões de usuários ativos.

gráfico WhatsApp para empresas
Fonte: eMarketer

Quando a plataforma foi lançada, uma pesquisa feita pela consultoria Morning Consult a pedido do Facebook mostrou que 4 entre 5 empresas já usavam o aplicativo para se comunicar com clientes. A versão do WhatsApp para empresas surgiu, então, como uma iniciativa para entrar no mercado de comunicação empresarial.

Segundo o site do aplicativo, a versão Business foi pensada para atender pequenos empreendedores que necessitavam de um canal de comunicação mais direto e eficiente com seus clientes e público alvo.

Além da troca de mensagens e chamadas de voz, fotos e vídeos e até arquivos em PDF, como também faz a versão Messenger, o WhatsApp Business permite que seus usuários melhorem a forma de interagir com clientes através de ferramentas de automação e classificação de mensagens.

Hoje, o aplicativo funciona como uma forma efetiva de se comunicar com os clientes, para prospectar, atendê-los e engajá-los

Afinal, como o WhatsApp para negócios funciona?

Como o seu desenvolvimento considerou a melhoria na comunicação e interação de pequenas empresas com seus clientes, o WhatsApp Business fornece uma série de funcionalidades que o diferenciam de outros aplicativos de conversa.

Conheça abaixo 5 principais funcionalidades da sua utilização:

1. Perfil comercial

Mudando o tipo de conta, de um perfil pessoal para um perfil comercial, o usuário consegue exibir informações como endereço, e-mail e site da sua empresa;

2. Estatísticas

A versão comercial do mensageiro verde fornece estatísticas e análises a respeito do alcance e engajamento na comunicação entre empreendedor e cliente. Com elas, a empresa consegue visualizar quantas de suas mensagens foram entregues e lidas de fato.

Esses dados, porém, só podem ser acessados através do aplicativo no smartphone, pois o formato web do WhatsApp Business não disponibiliza essas informações;

3. Automação de mensagens

Com esse recurso é possível ao usuário criar mensagens automáticas, o que torna a comunicação mais eficaz por meio de respostas rápidas sem ser preciso elaborar novos textos o tempo todo.

Por exemplo: mensagens de saudação ou mensagens com informações essenciais para o atendimento;

4. Etiquetas

As etiquetas permitem que o usuário categorize conversas e grupos, tornando o aplicativo mais organizado e melhorando sua usabilidade.

Como migrar para o WhatsApp Business?

Muita gente se pergunta como mudar o WhatsApp para a conta comercial. A boa notícia é que isso é possível e é um processo bem simples.

Primeiramente, vale lembrar que você pode ter as duas versões instaladas em um mesmo aparelho. Mas cada uma das versões só pode funcionar com um número de telefone.

Ou seja, você terá que usar mais de um número para ter as duas versões instaladas e funcionando ao mesmo tempo. Se o aparelho suportar dois chips, basta usar um número para cada conta. Mas se tiver apenas um, o processo pode ser mais complicado.

Em todo caso, você pode migrar um número da versão do Messenger para o WhatsApp Business, sem perder os arquivos e históricos.

Basta seguir os passos seguintes:

  1. Abra o aplicativo e concorde com os termos;
  2. Permita o acesso aos contatos e arquivos;
  3. Verifique o seu número de telefone comercial;
  4. Confirme a transferência de número (você vai receber um código por SMS)

Uma vez que o número esteja configurado, automaticamente o aplicativo começa a transferência dos arquivos para o WhatsApp Business.

Conheça todas as versões do WhatsApp

versoes whatsapp - WhatsApp Business: como funciona o app de contas comerciais? whatsapp business,whatsapp business como funciona,Baixar whatsapp business,Como mudar o whatsapp para conta comercial,Conta empresarial
Versões do WhatsApp

Atualmente, o aplicativo de mensageria se divide em três versões. São elas a versão Convencional, Business e API mostradas na imagem.

Chatbots para WhatsApp

Se você faz parte de uma média ou grande empresa, é preciso sempre pensar em como automatizar processos para deixá-los cada vez mais eficientes e trazer mais performance aos seus negócios.

Para isso, grandes empresas estão usando os chatbots, programas que simulam a interação humana em uma conversa. E é graças à possibilidade de desenvolver chatbots que o WhatsApp Business API permite ainda mais rapidez e eficácia na comunicação com seus clientes. 

Os bots no WhatsApp são utilizados para:

  • automatizar o processo de vendas;
  • automatizar o atendimento;
  • engajar os clientes.

A API foi projetada para permitir que as empresas integrarem o WhatsApp a outros aplicativos, podendo expandir o uso para além das mensagens. Por exemplo:

  • uma companhia aérea pode enviar um cartão de embarque usando a API;
  • ume e-commerce pode enviar um recibos;
  • um banco pode usar a API para enviar um extrato;
  • e muitas outras automações.

Grandes empresas já utilizam o WhatsApp Business API

Empresas de sucesso como Uber, Netflix e Wish já utilizam a API do WhatsApp e obtêm bons resultados com suas funcionalidades. 

“O WhatsApp Business API é uma ótima solução para reduzir o ruído e se conectar com os clientes nos momentos mais críticos da experiência de compra. Os consumidores utilizam o WhatsApp para acompanhar seus pedidos e os resultados até o momento são excelentes.”

Peter Szulczewski – Diretor Executivo da Wish

Já a Uber utiliza o WhatsApp Business API para que seus motoristas se conectem aos membros de sua equipe e possam tirar dúvidas.

E a Netflix não fica para trás: o serviço de streaming envia mensagens com sugestões de filmes e séries para seus usuários. Ou seja, são infinitas as possibilidades!

Para facilitar a automatização de conversas no WhatsApp e em outros canais, Blip desenvolveu o Blip: uma plataforma completa, com recursos que auxiliam a construção e promoção de chatbots eficientes.

Mas as empresas já utilizam o WhatsApp Business?

Para tentar responder essa pergunta com mais propriedade, fizemos uma pesquisa com a base de leads Blip e a base de usuários do Blip, nossa plataforma de construção, gestão e evolução de chatbots. No total, foram mais de 450 participantes.

O primeiro número é impressionante: 96% das pessoas querem ter uma conta empresarial oficial assim que for possível.

O que é fácil de explicar quando outro resultado mostra que, na verdade, 80% delas já usam o app de alguma forma manual ou não-oficial.

Além disso, 48% permitem que os funcionários usem para conversar com clientes e 37% usam via WhatsApp Web ou WhatsApp Business.

Mesmo considerando que é uma base formada por contatos Blip — logo, pessoas mais propensas à utilização de chatbots —, são resultados bem impressionantes. Confira no gráfico abaixo:

gráfico 2 WhatsApp Business para empresas
Gráfico de uso do WhatsApp Business

Os principais interesses das empresas

Para tentar entender melhor as necessidades e anseios das empresas em relação ao WhatsApp, fizemos a seguinte pergunta: “Qual o seu principal interesse em ter uma conta oficial no WhatsApp?”. As respostas foram super interessantes:

  • 74% das pessoas afirmaram que querem, pelo menos, realizar atendimento através de chatbots em suas empresas;
  • Esse número sobe para 76% quando filtramos empresas com mais de 200 funcionários.

Vale destacar aqui, mais uma vez, que a base é formada por pessoas mais propensas ao uso de chatbots, o que não impede de concluir que existe uma grande expectativa das empresas para isso.

Apesar dos chatbots serem o principal interesse, 42% querem implementar uma equipe de atendimento humano e 37% querem substituir o uso do SMS (42% para empresas com mais de 200 funcionários). Confira todos os resultados:

gráfico 3 WhatsApp para Empresas
Gráfico de interesse em ter o WhatsApp Verificado

WhatsApp verificado: quais tipos de verificação existem?

Atualmente, existem dois níveis de verificação para contas comerciais:

1. Conta comercial padrão;

2. Conta comercial oficial.

1. Conta comercial oficial

Também conhecida como conta verificada, este tipo de conta possui o nome verificado visível na:

  • lista de transmissão;
  • tela de bate-papo;
  • grupo de bate-papo;
  • visualização de contatos no lugar do número de telefone.

Contém um selo verde ao lado do nome de exibição na visualização de contatos.

Mockup WhatsApp Business
Conta oficial verificada no WhatsApp

2. Conta comercial padrão

Na conta comercial padrão, ou conta confirmada, o nome verificado só ficará visível na visualização de contatos, em uma letra menor, enquanto todas as outras visualizações exibirão o número de telefone.

Além disso, informações comerciais, site, endereço e horário de funcionamento da empresa podem ser preenchidas.

Tecnicamente, a conta comercial do WhatsApp permite a utilização de todas as funções do WhatsApp Business API — da mesma forma que uma conta comercial oficial.

Mockup 2 WhatsApp para Empresas
Conta comercial padrão

Critérios para verificação de conta comercial

O WhatsApp não revela os critérios utilizados para verificar uma conta comercial. Essa divulgação não acontece porque ela é direcionada para poucas empresas que possuem total notoriedade da marca.

Mas, apesar dos requisitos necessários serem uma incógnita, sabe-se que ser verificado no Facebook ou no Instagram não ajuda a empresa obter a verificação no WhatsApp.

Além disso, o display name só pode ser utilizado uma única vez. 

💡 Por exemplo: caso você já tenha um número/conta com o display name “Blip”, por exemplo, não será possível ter outro número/conta com esse mesmo nome.

9 passos para criar uma conta comercial que engaja clientes no WhatsApp

O WhatsApp é uma excelente ferramenta para engajar clientes com conteúdos relevantes que sejam de seu interesse, aumentar as vendas através de divulgações e promoções e melhorar o relacionamento com o clientes.

Mas, como obter uma conta comercial? Por se tratar de uma rede que tem como primeiro foco a comunicação pessoal, é preciso que a empresa saiba agir com parcimônia para fidelizar o cliente e não afastá-lo.

Confira algumas dicas para não errar ao utilizar o aplicativo em seus negócios — e descubra também as suas reais vantagens!

1. Baixe o app

Antes de tudo, o primeiro passo é baixar o aplicativo (o que pode ser feito através do Google Play Store ou da App Store) e cadastrar as informações de contato.

Caso você já seja usuário do WhatsApp Messenger, o app vai sugerir que essas informações sejam migradas de um para outro.

Essa parte merece atenção, pois em um mesmo aparelho é possível usar ambas a versões do aplicativo, porém não para o mesmo número.

Ou seja: caso haja dois chips, é possível cadastrar um para o WhatsApp Business e outro para a versão Messenger. Caso só tenha um chip no aparelho, é preciso escolher uma das duas versões.

Outra opção é cadastrar o telefone fixo da empresa, o que permite que o usuário utilize o aplicativo no celular normalmente.

2. Complete os dados de sua empresa

O próximo passo é editar o perfil comercial. Para isso, é importante informar todas as informações corretas sobre seu negócio.

Por exemplo: 

  • onde funciona seu espaço físico, podendo fornecer o endereço detalhado através do recurso de mapa;
  • categoria e descrição do que a empresa oferece;
  • horário de funcionamento;
  • site, e-mail etc.
Mockup 3 WhatsApp para empresas
Informações de perfil no WhatsApp
espacamento 1 - WhatsApp Business: como funciona o app de contas comerciais? whatsapp business,whatsapp business como funciona,Baixar whatsapp business,Como mudar o whatsapp para conta comercial,Conta empresarial

3. Conheça seu público-alvo 

O primeiro e um dos mais importantes fatores a se levar em conta na hora de criar uma estratégia de relação através do WhatsApp para empresas, seja na versão Business ou API, é conhecer o público-alvo da empresa.

De pouco ou nada adianta se limitar a disparar mensagens padronizadas sem nenhum filtro ou critério.

Identifique uma persona – ou seja, um tipo de “cliente ideal” -, conheça seus gostos, sua personalidade e o modo como se comunica no aplicativo e fale diretamente para ela

4. Interaja no momento certo

Se sua empresa só dispara dezenas de mensagens sem planejamento nem estratégia, é muito provável que seu cliente não goste. Como evitar isso?

Geralmente o melhor é usar a versão de negócios com pessoas que já conhecem ou são consumidoras da empresa, justamente porque elas já têm mais intimidade com a marca e tendem a apreciar mais uma tentativa de relação direta.

5. Atraia seu cliente para o WhatsApp

Desperte nos seus clientes a vontade de ter esse canal direto com sua empresa. Você pode, por exemplo, garantir ofertas e divulgações antecipadas e/ou exclusivas para aqueles que fornecem seu número.

Uma boa forma de atrair os clientes para o WhatsApp é criar anúncios em redes sociais. Ao clicar, os clientes são direcionados para uma conversa com sua empresa.

6. Adeque sua linguagem

Lembre-se de falar na mesma linguagem do seu cliente, uma vez que aplicativos de conversa pedem sempre formas mais descontraídas e pessoais de interação.

Personalize e adapte a postura de sua empresa de acordo com o feedback dos clientes.

7. Responda com rapidez

A rapidez na resposta é crucial para melhorar a experiência do cliente. Ou seja, aumentam as chances de sucesso.

Porém não é sempre possível ter tantas pessoas que podem responder as mensagens assim que elas chegam.

Esse e outros gargalos podem ser resolvidos com o uso de chatbots. Eles servem para:

  • recepcionar rapidamente novos clientes, iniciando uma interação instantânea;
  • direcionar as necessidades através de perguntas padrões;
  • qualificar o contato.

Enquanto empresa, é fundamental que a rapidez na resposta aconteça principalmente com relação a dúvidas e reclamações para, mais uma vez, mostrar que se importa com o problema do seu cliente.

8. Personalize seu conteúdo

Além de conhecer a linguagem e os hábitos dos clientes, um diferencial de organizações que fazem bom uso do WhatsApp para empresas é a personalização do conteúdo.

Por exemplo:

  • saiba que produtos uma pessoa já adquiriu da sua empresa e, a partir de compras anteriores, sugira outros produtos que ela possa se interessar;
  • acompanhe os pedidos e dê updates sobre o envio de uma mercadoria;
  • nunca deixe de lado o pós-venda, saiba se o cliente ficou satisfeito, pergunte se ele teve algum tipo de problema e esteja à disposição para solucioná-lo se for o caso.

9. Comunidades no WhatsApp

Uma das últimas atualizações do WhatsApp liberou o recurso de Comunidades. Aos poucos, todos os usuários do mensageiro poderão acessar a novidade.

Na prática, uma comunidade no WhatsApp funciona como um grupo maior que inclui vários subgrupos relacionados. De início, o WhatsApp permite adicionar até 50 grupos em uma comunidade, com até 5.000 membros.

Por exemplo, a comunidade de uma loja pode criar grupos de clientes, para divulgar promoções, outro para promover troca de produtos e outro para produtos novos.

Comunidades WhatsApp - divulgação
Imagem de divulgação

Como criar comunidades no WhatsApp

Criar uma comunidade no mensageiro é fácil: basta selecionar a aba dedicada à funcionalidade, completar com um nome, adicionar uma descrição e começar a incluir os grupos relacionados.

Assim como os grupos convencionais, as comunidades também possuem permissões diferentes. Ou seja, é possível definir administradores para:

  • Denunciar violações de regras;
  • Bloquear contatos;
  • Decidir quem pode adicionar membros à comunidade;
  • Adicionar e remover grupos e membros;
  • Criar novos grupos.

Veja também: Clicktracker para WhatsApp – descubra o potencial dos anúncios

WhatsApp Business Search: sua empresa dentro do aplicativo

Em novembro de 2022, a Meta lançou uma nova função para empresas: o WhatsApp Business Search.

A funcionalidade facilita a busca por empresas próximas aos usuários do app, além de oferecer maior segurança e mais facilidade para as pessoas entrarem em contato e até mesmo realizarem compras 100% pelo aplicativo.

image - WhatsApp Business: como funciona o app de contas comerciais? whatsapp business,whatsapp business como funciona,Baixar whatsapp business,Como mudar o whatsapp para conta comercial,Conta empresarial
Imagem de divulgação

A função foi lançada no Brasil, uma vez que o país é um dos lugares com maior número de usuários ativos no mundo.

Na prática, os usuários conseguem visualizar um mapa com as empresas próximas, acessar os catálogos e entrar em contato diretamente com as empresas. Ou seja, não é mais necessário sair do WhatsApp para encontrar o que precisa.

Para as empresas, basta ter o WhatsApp Business instalado e ativo, além de seguir alguns passos para ter a conta verificada.

Como criar enquetes no WhatsApp Business?

Um dos novos recursos do WhatsApp Business é a possibilidade de criar enquetes de forma nativa no aplicativo.

Com isso, é possível criar enquetes com até 12 respostas diferentes em conversas de grupo e até em chats pessoais.

Além disso, o WhatsApp mostra quem votou em qual opção, indicando também o número de votos de cada resposta.

Como criar enquete no WhatsApp: passo a passo

Passo 1: Abra o aplicativo e escolha a conversa para criar a enquete. Em seguida, clique no símbolo “+”, se usar um sistema iOS, e no clipe de papel, caso for usuário de Android.

Enquete no WhatsApp Business
Criando enquete

Passo 2: Em seguida, você verá algumas opções na tela, das quais uma será “Enquete”.

Enquete no WhatsApp Business
Criando uma enquete no WhatsApp

Passo 3: Insira as informações da enquete, como a pergunta e as respostas, e, depois, clique em enviar.

Enquete no WhatsApp Business

Pronto! Sua enquete estará feita.

Criando uma enquete no WhatsApp Business

Enquete no WhatsApp Business
Enquete no WhatsApp

Para ver as respostas, você deve clicar em “Ver votos“.

Conheça as melhores soluções para o WhatsApp de sua empresa. Blip é a melhor plataforma para criar conversas que vendem. Fale com a gente!

O que é WhatsApp Business?

O WhatsApp Business funciona como uma versão empresarial do aplicativo de mensagens. Com ele as as empresas se comunicam com seus clientes, informando serviços e demais informações via app.

Como funciona o WhatsApp Business?

O aplicativo empresarial fornece uma série de funcionalidades que o diferenciam de outros aplicativos de conversa, como perfil comercial, estatísticas, dados da empresa, automação de mensagens e etiquetas de atendimento.

Qual a diferença para o WhatsApp Business API?

A maior diferença fica por conta da abertura da API, que permite a integração com chatbots, programas que simulam a interação humana em uma conversa. Dessa forma o atendimento fica inteligente, 24×7.

Quais as vantagens do WhatsApp Business?

As principais vantagens do WhatsApp Business são: padronização e organização do atendimento, maior chance de conversão, demonstração por meio do app dos serviços, atendimento personalizado.

Converse com nosso time e descubra como conversas inteligentes podem transformar o atendimento do seu negócio

Mais Lidos

Gostou do nosso conteúdo?

Agora que já chegou até aqui, adoraríamos saber o que tem achado de nós 😀