WhatsApp para grandes empresas: TUDO SOBRE como implementar a API

whatsapp para grandes empresas

O WhatsApp Business App já é usado por empresas dos mais variados tamanhos e setores e permite que um pequeno negócio tenha uma conta profissional dentro do aplicativo. Entretanto, diante das demandas de usuários e empresas de maior porte, surgiu o WhatsApp para grandes empresas – conhecido como 6WhatsApp Business API.

O WhatsApp é a principal ferramenta de comunicação entre pessoas e agora tem o objetivo de também ser a principal canal de comunicação entre pessoas e empresas. Para isso, a solução de WhatsApp corporativo surgiu com a promessa de permitir que grandes empresas automatizem suas conversas com clientes e usuários em geral. 

A automação por meio de chatbot para WhatsApp usa inteligência artificial ou padrões de resposta para melhorar a experiência do usuário com a empresa, criando um atendimento mais eficiente, suporte de qualidade e mais engajamento.

Tudo isso é muito valioso para empresas e usuários. Sim, usuários também ganham com esse novo canal de comunicação. Pelo menos é isso que as pesquisas indicam. Segundo o estudo, 74% dos brasileiros enviam mensagens para as empresas porque é mais rápido.

Além da capacidade de automação por meio da criação de um chabot para atendimento, a solução de WhatsApp para grandes empresas ainda difere do WhatsApp Business App em relação a possibilidade de mais de uma pessoa responder a um usuário. O sistema de gestão do chatbot permite que mais de uma pessoa autorizada gerencie esse canal. Tudo com bastante segurança.

O chatbot para WhatsApp Business permite uma comunicação híbrida, na qual um humano ou o robô podem agir em uma conversa dependendo da situação.

Como implementar o WhatsApp Business API na empresa?

O acesso a solução para WhatsApp para grandes empresas ainda é restrito e precisa passar pela aprovação da plataforma. O objetivo, entretanto, não é excluir empresas, mas sim manter a qualidade da experiência dos usuários.

Entretanto, cada vez mais empresas conseguem a aprovação de seus projetos e podem desenvolver legalmente a automação das conversas realizadas na plataforma. Como? A seguir, criamos um passo a passo de como implantar o WhatsApp para grandes empresas.

1. Entre em contato com um Provedor Autorizado de Serviço para o WhatsApp

É por meio desse provedor autorizado de serviço para o WhatsApp que sua empresa irá conseguir a aprovação para usar o Whatsapp Business API. Toda empresa precisa desse intermédio.

O BLiP é o provedor oficial do WhatsApp no Brasil. Logo, o primeiro passo para conseguir a aprovação do WhatsApp é entrar em contato com o sistema. Juntos vocês irão criar uma defesa do seu projeto e o BLiP irá defendê-lo para a equipe responsável do aplicativo.

Uma vez aprovado você deve seguir para a próxima etapa.

2. Onboarding para criação e configuração

Também é a partir do provedor autorizado que a criação e ativação do WhastApp Business API  do bot será executada.

Nessa etapa todo o fluxo de conversas será construído bem como as integrações realizadas e a inteligência artificial incorporada.

A plataforma associa o contato do telefone escolhido ao bot que foi criado no BLIP.

3. Comece a enviar e receber mensagens

Com toda a criação feita pelo BLiP, é hora de começar  enviar e receber mensagens. A equipe do provedor irá realizar treinamento com quem for manejar o sistema e também prestará apoio a demais necessidades de suporte.

Além disso, toda a responsabilidades com infraestrutura, configuração e aprovação das mensagens e gerenciamento e pagamento da conta perante o WhastApp é de responsabilidade do provedor autorizado.

Quanto custa usar o WhatsApp para grandes empresas?

Agora que você já sabe o que é o WhatsApp para grandes empresas, é hora de saber quanto ele vai custar para sua empresa.

A política de cobranças do WhatsApp funciona assim: se o usuário/cliente inicia a conversa com a sua empresa, não há custo com a plataforma e você ainda tem uma “janela” de 24 horas para interagir com o usuário por quantas mensagens e notificações você quiser, sem custo.

Depois de 24 horas que o cliente parou de te responder, você continua podendo mandar notificações, mas terá um custo por notificação cobrado pelo WhatsApp. Esse custo varia de acordo com impostos.

Novamente, o provedor autorizado atua ativamente na gestão da sua conta no WhatsApp Business API intermediando todo o relacionamento, por meio de um taxa de administração.

Segurança para o usuário

Um dos benefícios de usar o WhatsApp para grandes empresas é a segurança oferecida ao usuário.

O canal de comunicação realiza uma verificação do contato da sua empresa. São três tipos de:

  • verificação regular
  • conta confirmada
  • conta verificada

Uma conta verificada indica que o WhatsApp realizou todas as análises e confirma que o número usado é realmente daquela empresa. Isso garante ao usuário que as mensagens enviadas chegarão apenas à empresa desejada.

Benefícios do WhatsApp Corporativo

Por ser o principal canal de comunicação usado por usuários do mundo todo, o WhatsApp amplia a capacidade de alcance da sua empresa. Além disso, a comunicação pelo app já é um costume das pessoas o que pode facilitar o aumento da taxa de resposta, em relação ao uso de outros sistemas como o SMS.

O WhatsApp para grandes empresas permite o envio de mensagens multimídias como imagem e arquivo pdf, ampliando as possibilidades de relacionamento entre empresas e usuários bem como estimulando o engajamento.

Porém existem algumas restrições, entre ela a falta de opção para a inserção de:

  • botões;
  • menus;
  • carrocel.

Sua empresa também tem acesso a confirmação de entrega e de leitura do usuário o que pode ser bastante útil dependendo do seu negócio.

Entenda tudo sobre o WhatsApp para grandes empresas

A Take, criadora do BLiP realizou um webinar sobre a implementação do WhatsApp Business API onde explicou tudo sobre o sistema. Para conferir o bate papo na íntegra, acesse o vídeo abaixo:

Se ficou interessado em saber mais sobre o WhatsApp para grandes empresas, acesse o sistema BLiP e contate um de nossos profissionais.

Veja também: como a Take pode te ajudar a otimizar sua comunicação com seus clientes!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Talvez você goste desses conteúdos também: