Como sabemos, grande parte da nossa Comunidade e Parceiros, vem usado o Chatbot Design Kit, e é pensando nisso que resolvemos disponibilizar o Chatbot UI Kit Blip para toda a comunidade do Figma, para que assim, possamos juntos, disseminar boas práticas, construindo e documentando melhores fluxos conversacionais para Contatos Inteligentes.

O Chatbot UI Kit que estamos disponibilizando é baseado no nosso Design System. Mas afinal, o que é um Design System? Como é feito? e a que ele se destina?

Descubra!

Design System

Design System é um ecossistema de bibliotecas instaláveis, com componentes programados e padrões semânticos de design, que reúne padrões de comportamentos.

O Design System não é um conceito novo. A novidade é como o aplicamos ao nosso trabalho, nesse caso são específicos para produtos digitais — sites, aplicativos, etc. 

E tocam pessoas que trabalham com design digital, experiência do usuário, design de interação e desenvolvimento front-end.

Como o Design System é feito?

Atualmente, o Design System, que é o que estamos disponibilizando no UI Kit, é feito através de UX voluntários, tendo uma iniciativa no capítulo de UX.

O DS (como chamamos internamente) é constantemente atualizado e melhorado, sempre contando com a colaboração de todos os UX e demais áreas de Blip, sempre com o intuito de auxiliar na documentação e acompanhar as atualizações dos aplicativos que emula.

É de suma importância que o DS seja priorizado dentro dos fluxos conversacionais, pois é a partir dele que nós montamos os fluxos conversacionais, trazendo uma melhor visualização de caminhos e desmembramentos dentro do Contato Inteligente.

É através dele que as Stakeholders conseguem entender o funcionamento do fluxo, alinhando expectativas e funcionalidades antes mesmo do Contato Inteligente ser construído no Blip.

A que o Design System se destina?

O uso Design System tem alguns objetivos principais, como:

  • Padronização na construção de Fluxos conversacionais;
  • Documentação de fluxos e suas versões;
  • Evolução de Contatos Inteligentes;
  • Alinhamento com Stakeholders;
  • Criação de protótipos.

O principal objetivo do Design System é ser escalável, evoluir e melhorar constantemente, sempre atendendo às necessidades da experiência e de todos os envolvidos.

Leia também: WhatsApp Business Search – sua empresa no app mais usado pelos brasileiros

Chatbot UI Design Kit

O nosso Chatbot UI kit está no Figma, nele, existem componentes e boas práticas na construção de fluxos de Contatos Inteligentes e outros, tais como:

Dentro da nossa documentação. utilizamos dois tipos de fluxo, o Fluxo Macro e o Fluxo Micro:

Fluxo Macro

O intuito do Fluxo Macro é documentar a arquitetura do Contato Inteligente, suas subdivisões e desmembramentos.

Exemplo:

Chatbot UI Kit Blip - imagem

Fluxo Micro

O Fluxo Micro contempla todos os componentes utilizados no fluxo conversacional, é o meio de visualizar as fraseologias utilizadas, os desmembramentos do fluxo e a divisão de Bots e Sub-bots.

Os componentes separados por canal, tais como:

Agora é a sua vez de experimentar!

Se estiver iniciando agora ou já tiver um bot no ar, mas que falta documentação, você pode poupar um bom tempo utilizando a nossa biblioteca.

O Chatbot UI Kit é um documento vivo que crescemos e aprimoramos a cada feedback, então, se tiver alguma dúvida ou sugestão, manda uma mensagem pra gente: [email protected]

Dica: Se não tiver uma conta paga no Figma, você pode copiar os componentes para uma aba de um arquivo e projetar as conversas em outra com a mesma facilidade.

É isso! Aproveite, compartilhe e deixe seu feedback.

Quer continuar aprendendo com os nossos artigos? Confira o guia completo sobre chatbots e aprenda tudo sobre essa feramenta!

Converse com nosso time e descubra como conversas inteligentes podem transformar o atendimento do seu negócio

Mais Lidos

Gostou do nosso conteúdo?

Agora que já chegou até aqui, adoraríamos saber o que tem achado de nós 😀