Desenvolvimento de produto: como ocorre a fase de Discovery em Take Blip?

Este artigo faz parte de um especial com cinco conteúdos para você descobrir ainda mais como a nossa plataforma Take Blip é desenvolvida!

No começo do ano 2020 oficializamos um novo processo de desenvolvimento de produto da plataforma Take BLiP. Fizemos esse processo pensando em entregar o melhor produto para nossos clientes. Nós o dividimos em duas partes: Discovery e Delivery.

Neste primeiro artigo, iremos focar na etapa de Discovery. Vamos lá?

Como é o Discovery na plataforma Take BLiP?

Nosso Discovery é todo baseado no Continuous Discovery. Nossa ideia é aprender de forma constante e rápida com nossos usuários e mercado. O que seria uma provável solução para um problema que levantamos no primeiro trimestre do ano, no segundo trimestre provavelmente já não faria mais sentido. 

Os cenários de Discovery de produtos mudam muito rápido e precisamos estar atentos a essas variações. Nós dividimos o Discovery nas etapas de Opportunity Discovery e Solution Discovery.

Opportunity Discovery

Aqui na Take BLiP nós trabalhamos com OKRs (Objectives and Key Results). OKR é uma  metodologia utilizada pelas principais empresas ao redor do mundo, entre elas Microsoft, Google, Spotify, Airbnb, entre outras. Os OKrs já fazem parte da nossa cultura e todas pessoas e times da empresa são direcionadas por eles. 

Nossa diretoria compartilha com cada área quais são os “Os” (Objetivos) que a empresa irá trabalhar naquele trimestre e de acordo com esse direcionamento estratégico, cada squad cria seus “Krs” (Resultado-chave). 

O objetivo da Opportunity Discovery é através dos OKRs (resultados esperados) descobrir quais problemas precisamos resolver e para quem. Por sua vez, esses problemas precisam ser resolvidos para que consigamos impactar os nossos resultados desejados (KRs).

Dentro desse contexto trabalhamos com hipóteses, que validamos em pesquisas com público-alvo.

Nossas metodologias de pesquisas são diversas, trabalhamos com análises de dados de comportamento na plataforma, entrevistas com especialistas no assunto/mercado, feedbacks do BLiP Ideas, questionários, dinâmicas, entre outros.

Quando concluímos nossas pesquisas, aprendemos quais problemas precisamos resolver e para quem esses problemas precisam ser resolvidos. Esse trabalho nos permite afirmar que impactaremos os nossos resultados desejados (KRs). Durante esse entendimento, construímos nossa visão de produto.

Enquanto fazemos nossas pesquisas, levantamos vários problemas que podem ser resolvidos para que um resultado seja atingido. Sendo assim, cada um desses problemas se torna uma oportunidade de alcançarmos aquele resultado. Para facilitar a análise colocamos todas essas oportunidades em uma árvore de oportunidades.

Solution Discovery

O objetivo da Solution Discovery é validar soluções viáveis para oportunidades de problemas descobertos na Opportunity Discovery. Agora que sabemos quais problemas precisamos resolver e para quem, é a hora de pensar em soluções para esses problemas.

Para diminuir o viés de confirmação e garantir as melhores soluções é importante que várias soluções sejam geradas e colocadas em perspectiva. As soluções geradas nessa etapa vão para nossa árvore de oportunidades. 

Antes de nos comprometermos com uma solução, precisamos validar se ela realmente está resolvendo o nosso problema da melhor maneira possível. Nós fazemos uma validação com as soluções mais promissoras geradas na etapa anterior.

Essa validação é feita através de um plano de experimentos, que também são adicionados à nossa árvore de oportunidades, que neste momento está com a estrutura final: 

discovery
Árvore de Oportunidades – Take Blip

Nesses experimentos utilizamos vários tipos de validação, o mais comum são os testes de protótipos, mas ainda trabalhamos com Landing Pages, Fake Button, campanhas, entre outros. O esforço dessa etapa comparado ao todo do processo de desenvolvimento é baixo, por isso chamamos de MVP Testing. 

Esses testes são feitos com as pessoas que utilizam a plataforma Take BLiP no seu dia-a-dia, se você é uma delas, poderá  participar destas validações e nos ajudar a construir um produto ainda melhor. Além disso, quem participa desses testes garante acesso antecipado à novas features lançadas na plataforma.

Com base nos dados da experimentação, o time decide seguirá com alguma das soluções testadas e caso sim, qual será a estratégia de solução. Esse momento é chamado de decisão go/no-go. O que for “go” irá para nossa próxima fase do processo de desenvolvimento, o Delivery. Que será nosso próximo tema abordado.

Se você trabalha no universo de desenvolvimento de produto e ficou interessado no nosso modo de trabalho, sempre temos vagas abertas!

Com esse processo de Discovery todo em prática, não é coincidência que nossos clientes estão cada vez mais satisfeitos ao utilizar Take BLiP. Saiba agora mesmo como deixar a comunicação da sua empresa ainda mais inteligente!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Talvez você goste desses conteúdos também: