Um panorama e dados importantes sobre a área de TI no Brasil. Confira e saiba onde investir nesse mercado enquanto profissional e empresa.
O Brasil está vivendo uma era de reconstrução da crise. O mercado passou e ainda está passando por um momento difícil, e é justamente nesse cenário que uma área volta a se destacar: a área da tecnologia da informação.
Não é pra menos: investir em tecnologia é uma das melhores formas não só de inovar, mas também de sobreviver e se tornar competitivo. Tanto em cenários com muita abundância e positividade quanto em cenários de crise e corte de custos, a tecnologia tem essa grande capacidade de fazer muito com pouco.
Quer saber como anda a área de TI no Brasil? E o mercado de trabalho de TI? Confira esse artigo que preparamos que irá abordar todos os pontos que você precisa saber.

Panorama da área de TI no Brasil

As expectativas são boas. A área de TI deve crescer 10% em 2019 somente no Brasil, e novas áreas estão surgindo de forma acelerada.
Conforme os números que iremos apresentar a seguir, existe uma alta demanda por profissionais do setor, e ao mesmo tempo, não existe gente qualificada o suficiente para suprir essa demanda.
Isso faz com que a área seja valorizada cada vez mais, e como ela é indispensável para uma empresa que visa se modernizar e se manter, as empresas não têm deixado de investir tanto na formação de novos profissionais e na contratação de pessoas mais experientes. Ou seja, um ótimo momento para quem quer ingressar no mercado de trabalho de TI no Brasil.
Por isso, se você está em início de carreira ou já tem mais experiência, o mercado está aberto para todos e é possível aproveitar desse bom momento para se consolidar e crescer.

Números interessantes sobre o setor de TI brasileiro

O setor brasileiro de Tecnologia da Informação já é o sétimo maior do mundo, e alguns números se destacam devido a tamanha grandeza e necessidade.
Seguem alguns dados para você entender mais do cenário brasileiro de TI:

  • Existe uma lacuna de 117.200 trabalhadores especializados;
  • 90% dos alunos de graduação conseguem emprego antes de colar grau;
  • 51% dos profissionais de TI ganham mais do que R$ 5.000 mensais;
  • Uma das tendências é o crescimento da computação na nuvem, que já tinha a expectativa de crescer 40% em 2018 e esse ano continua sendo cada vez mais explorado;
  • 84% das empresas acham que IA (Inteligência Artificial) é determinante para manter a competitividade;
  • O investimento de big data em 2018 ultrapassou mais de 3 bilhões de reais no Brasil;
  • No Brasil, 44,7% dos gestores reconhecem ao menos um projeto de IoT implementado;

Fontes: Canal TechFast HelpComputer World

Carreira de TI no Brasil: cargos e áreas interessantes

mercado de ti no brasil - carreira
Como foi dito, diversas áreas atuais estão surgindo e crescendo, tecnologia é algo que sempre está mudando e em fase de aprimoramento. Por isso, uma das habilidades indispensáveis de qualquer profissional da área é a flexibilidade e capacidade de aprendizado rápido.
As mudanças constantes fazem com que novas ideias surjam, e, consequentemente, as organizações precisam ficar espertas para pensar em formas de serem competitivas e chegarem na frente.
Preparamos alguns ramos de atuação de destaque que são novidade e têm muito espaço para novos profissionais — inclusive na Take. Confira!

Data Science (Cientista de dados)

Uma das carreiras de TI que tem ganhado corpo e brilhado os olhos de empresas tecnológicas é o cargo de cientista de dados. Vivemos na era da informação e, exatamente por isso, inúmeras informações valiosas são gerados todos os dias.
Compreender esses dados e levantar sugestões de tomada de decisão são algumas das principais tarefas de um data scientist que usa a programação para extrair de forma produtiva e escalável uma grande quantidade de informações de alguma base de dados.

Web Developer (Desenvolvimento Web)

Já falamos aqui na Take diversas vezes sobre a área de desenvolvimento web (como as diferenças entre back-end e front-end) e sem dúvidas, com a crescente da computação na nuvem e uso de dispositivos móveis, a área web só tende a continuar crescendo.
Existem muitas áreas a serem exploradas dentro do desenvolvimento web, isso faz com que diversas competências possam ser usadas para desenvolver uma aplicação no navegador.
Algumas profissões exigem mais tato com design e produção gráfica; outras exigem um conhecimento avançado de lógica para construção de sistemas complexos ou gerenciamento de banco de dados, segurança, etc.
Por isso, essa é uma área muito ampla e com diversas possibilidades.

Inteligência Artificial (IA)

A evolução não para somente nas habilidades humanas. A cada dia, as máquinas também têm evoluído e adquirido mais perspicácia. Hoje, um computador é capaz de fazer inúmeros cálculos e desenvolver uma inteligência própria — o que chamamos de inteligência artificial.
Um profissional que trabalha com isso é capaz de criar algoritmos e “padrões de pensamento” para que a máquina faça determinadas atividades de forma inteligente e em cenários que um ser humano teria mais dificuldade ou menor precisão.
Devido à grande quantidade de informação e a novas metodologias como machine learning, a máquina está se tornando mais autônoma e de fato evoluindo.

Onde investir como profissional

Com o surgimento de startups e organizações mais flexíveis no ambiente de trabalho, cada vez mais empresas estão valorizando a proatividade e comprovação de conhecimentos do que necessariamente diplomas.
Isso quer dizer que existem diversas companhias abertas contratando programadores e outros tipos de profissionais de TI que são autodidatas. E essa é uma das habilidades que qualquer aspirante a esse mercado precisa desenvolver: aprender skills sozinho e de forma ágil.
Foque em aprender e construir na prática os conceitos e provar o que você sabe fazer.

Onde investir como empresa

Investir em tecnologia tende a ser uma estratégia inteligente, não só pela sua grande capacidade de diferenciação e retorno sobre investimento, mas também pela capacidade de reduzir custos e aumentar a lucratividade ao mesmo tempo.
Ou seja, é um investimento que a longo prazo, e muitas vezes até em curto, diminui gastos, riscos e maximiza os ganhos.
Cada empresa tem sua realidade. Por isso, a decisão de em qual área tecnológica investir é algo individual e personalizado de acordo com as ideias e objetivos da empresa.
De qualquer forma, várias áreas estão em alta e merecem atenção, como aquelas envolvendo big data, analytics, computação na nuvem, IoT e desenvolvimento multiplataforma.

E para o futuro? O que esperar?

É muito difícil prever os próximos passos de uma área de tanta mudança, mesmo em prazos curtos de tempo. Tudo pode mudar e já vimos isso acontecer inúmeras vezes nesse mercado nos últimos anos.
Mas, como mostrado aqui, tudo indica para expectativas de crescimento e modernização na área de TI no Brasil. Se você quiser saber mais sobre esse tema, não deixe de conferir mais artigos sobre inovação aqui no blog, temos inúmeros artigos que irão ajudá-lo a se conceituar e se desenvolver.

Converse com nosso time e descubra como conversas inteligentes podem transformar o atendimento do seu negócio

Mais Lidos

Gostou do nosso conteúdo?

Agora que já chegou até aqui, adoraríamos saber o que tem achado de nós 😀