O mercado de TI é um dos que mais crescem em todo o Brasil: estima-se que a procura por profissionais dessa área será de 420 mil pessoas até 2024.

Com isso, cada vez mais profissionais buscam se qualificar para o mercado de trabalho, seja por meio de certificações e cursos online ou até mesmo faculdades focadas em tecnologia.

Inclusive, hoje, as certificações e cursos gratuitos são uma grande fonte de especialização em tecnologia. Mas o que muita gente não sabe é que existem várias opções de certificados que podem ser obtidos gratuitamente.

Continue lendo para conhecer 7 certificações da área de tecnologia da informação grátis e saiba como dar um upgrade no currículo!

7 certificações de TI gratuitas para 2024:

1. Microsoft Learn

Essa plataforma da Microsoft traz mais de 700 cursos de iniciação e especialização intermediária e gera certificados de horas a cada módulo encerrado. Ela oferece diversos cursos, como Azure, PowerBI, SQL Server e VisualStudio.

Um ponto de destaque é que os cursos são da própria Microsoft, além de serem gratuitos. No entanto, o nível vai do básico ao intermediário, sendo recomendada para profissionais que estão iniciando seus aprendizados.

2. EDX

A EDX tem cursos de TI grátis para todos os níveis, em temas variados, como Python, Data Science, Big Data, Linux e AWS.

Grande parte dos cursos oferecidos são gratuitos e oferecem certificados por horas. Além disso, muitos são preparatórios, verificados e aprovados para certificações profissionais na área de TI mundialmente.

Por ser uma iniciativa de várias faculdades a nível mundial, seus certificados e certificações são importantes para o currículo. Assim como no caso anterior, os certificados são gratuitos ao final de cada curso, mas as certificações são pagas.

O EDX tem o bônus de oferecer cursos em outras áreas, então profissionais de TI interessados em ir além podem aproveitar, e profissionais de outras áreas podem usufruir da plataforma.

3. Plural Sight

Essa plataforma conta com uma diversidade de cursos, com destaque para os de nível preparatório para certificações. Inclusive, algumas certificações indicam a Plural Sight como fonte de estudo.

Apesar de ser pago, ele pode ser usado por grupos de pessoas ou empresas, possibilitando ter várias contas para usuários distintos acessem e façam seus cursos.

A Plural Sight se destaca pela sua grande variedade de cursos e temas de estudos, que vão desde o nível iniciante até o avançado.

4. Linux Essentials

Este é um curso preparatório para certificação, de nível iniciante, em formato de e-book que foi disponibilizado pela própria LPI. O maior objetivo é que as pessoas possam estudar gratuitamente para a certificação.

Ele é recomendado para quem quer aprender e ter Linux como uma das suas certificações no currículo.

O livro introduz o conceito de Linux e todas suas peculiaridades do dia a dia para que o profissional se capacite por ela e possa, posteriormente, tirar a certificação.

O material está disponível apenas em inglês e o tempo de duração é livre, variando de acordo com a curva de aprendizado de cada um.

5. Linguagem R (Johns Hopkins University)

Com o desenvolvimento das áreas de Big Data e Data Analytics, a linguagem R tem se tornado ainda mais importante. Ministrado pelo Johns Hopkins University, é uma ótima oportunidade de se especializar na linguagem que vem cada dia mais ganhando mercado.

Esse é um curso de TI gratuito, bem objetivo e mão na massa, além de passar o conceito com clareza e introduzir ideias de como usar a linguagem no dia a dia do profissional de dados.

Ele é direcionado a profissionais da área de dados e recomendado para cientistas e analistas de dados, por isso pode ser necessário buscar uma base para conseguir entender algumas expressões.

6. Artificial Intelligence

O curso Artificial Intelligence é de nível avançado e tem práticas voltadas para a variedade do dia a dia do programador, sendo recomendado para profissionais de TI que atuam com inteligência artificial. Ele aborda os fundamentos da IA e como aplicá-los em várias áreas da TI.

Leia também: WhatsApp Business – tudo sobre o aplicativo de contas comerciais

7. Blip Academy

Cada dia mais os chatbots ganham espaço no mercado. Logo, atuar na área é uma ótima oportunidade para quem quer trabalhar com inovação. A Blip Academy foca na melhor plataforma de desenvolvimento e gestão de conversas inteligentes, oferecendo um curso completo e gratuito sobre chatbots.

Algumas vantagens da Blip Academy é que tanto os cursos quanto a plataforma são grátis. Ou seja, no curso, o aluno consegue facilmente colocar todos os conhecimentos em prática.

Para você que está interessado em expandir seus conhecimentos em tecnologia da informação, os cursos gratuitos apresentados são uma excelente oportunidade. Aproveite essa chance de aprimorar suas habilidades e se destacar no mercado de trabalho em constante evolução da tecnologia!

Converse com nosso time e descubra como conversas inteligentes podem transformar o atendimento do seu negócio

Mais Lidos

Gostou do nosso conteúdo?

Agora que já chegou até aqui, adoraríamos saber o que tem achado de nós 😀