WhatsApp Marketing: aprenda como usufruir do aplicativo mais usado no Brasil para gerar mais oportunidades de negócio.

Você pode usar o WhatsApp Marketing para apresentar informações sobre seus produtos e serviços para seus contatos/clientes, realizar atendimento e concretizar vendas. Pelo menos, é isso que 75% das médias e pequenas empresas brasileiras já estão fazendo.

Segundo uma pesquisa do Sebrae, o WhatsApp já é o aplicativo mais usado pelos empreendedores no Brasil para se comunicarem com seus clientes. Isso é especialmente relevante se considerarmos que apps como Facebook e Instagram também estavam na pesquisa.

Então, quer saber ainda mais sobre WhatsApp marketing? Basta seguir com a leitura!

WhatsApp marketing: o que é?

Usar o WhatsApp em suas ações de marketing significa promover seu produto ou serviço através de mensagens no app. Pode ser uma oferta, um conteúdo ou uma informação, mas também pode ser atendimento e relacionamento.

Imagem para ilustrar WhatsApp Marketing

As ações de WhatsApp marketing possuem algumas semelhanças com as campanhas de e-mail marketing, afinal:

  • demandam que você tenha o contato do cliente (número de telefone ou endereço de e-mail);
  • exigem que o usuário tenha autorizado sua empresa a fazer contato (aprenda o que é opt-in no WhastApp);
  • permite que você chegue até um canal direto de comunicação, com cada cliente.

Entretanto, o marketing no WhatsApp pode ser muito mais simples, não exigindo nenhuma habilidade técnica para lidar com a campanha.

WhatsApp Marketing na prática: 4 passos para ter sucesso

Imagem para ilustrar WhatsApp Marketing

1. Instale e configure WhatsApp Business (bônus WhatsApp Business API)

Além da versão mais popular usada por usuários comuns, o WhatsApp lançou sua versão comercial. Mas, como funciona o WhatsApp Business?

O WhatsApp para empresas tem todos os recursos do app comum, com algumas funcionalidades inclusas:

  • Perfil comercial: você poderá configurar um perfil comercial para sua marca e adicionar detalhes, como e-mail, endereço e uma pequena descrição sobre sua empresa;
  • Marcadores: você também pode adicionar marcadores aos diferentes bate-papos ativos, como “novo cliente” ou “pedido recebido”, por exemplo;
  • Respostas rápidas: as respostas rápidas permitem que você crie respostas e as salvem para enviar quando necessário. Em geral, as mensagens rápidas criadas e salvas são aquelas usadas diariamente, como “Obrigado por nos escolher! Recebemos seu pedido e o processaremos nos próximos minutos”;
  • Mensagens automáticas de ausência: você também pode configurar mensagens no WhatsApp e ativá-las sempre que não estiver disponível para responder. Basta escrever uma mensagem que informará seus clientes sobre seu horário de funcionamento e que você responderá assim que possível;
  • Saudações: configure uma mensagem de saudação para enviar a seus clientes quando eles entrarem em contato com seu número do WhatsApp Business;
  • Estatísticas: O WhatsApp Business também fornece algumas estatísticas como quantas mensagens foram enviadas, quantas foram entregues e quantas foram abertas e lidas.

O WhatsApp Business definitivamente facilita as coisas para as pequenas marcas. No entanto, empresas de médio e grande porte provavelmente precisarão de uma ferramenta mais robusta, que as ajude a lidar com o grande número de usuários.

É aí que entra a WhatsApp Business API.

A API do WhatsApp Business é a ferramenta ideal para ir além com a comunicação entre empresas e clientes. Além de ter todas as funcionalidades do canal de comunicação empresarial, a API permite utilizar plataformas de atendimento, agregando ainda mais funções.

No final desse artigo, também falaremos mais sobre essa funcionalidade API, e como sua empresa pode aproveitar os atributos do chatbot para melhorar a satisfação do cliente. Continue acompanhando.

2. Construa sua lista WhatsApp marketing

Se você já realiza campanhas de e-mail marketing ou SMS, já sabe como criar uma base de contatos, também chamada de lista de inscritos ou de leads.

Basicamente, ofereça alguma informação ou conteúdo de alta qualidade gratuitamente e peça que os usuários enviem suas informações de contato para ter acesso a esse material. Você pode gerar leads pelo Facebook, por meio de seu site, formulários e landing pages, bem como perguntando diretamente para seu cliente.

Se o objetivo é uma base de contatos para suas campanhas de WhatsApp marketing, você deve se lembrar de pedir o número de WhatsApp desses usuários.

Leia também: Como usar chatbot para captar leads, qualificá-los e convertê-los

3. Envie suas mensagens de marketing

Antes de usar o WhatsApp marketing, você precisa entender como proceder com a ferramenta. Você pode, por exemplo, usar o recurso de lista de transmissão do WhatsApp Business.

Esse recurso permite enviar uma mensagem idêntica a 256 pessoas de uma vez e não revelar os contatos dos demais destinatários.

Outro ponto para o qual você deve se atentar ao planejar seu conteúdo é a possibilidade de incluir um link em sua mensagem, afinal, os usuários que possuem WhatsApp, obrigatoriamente possuem um smartphone com acesso à internet.

Uma outra forma de uso do WhatsApp marketing para empresas é a funcionalidade de status, que são postagens que desaparecem após 24 horas. Você pode usar isso para anunciar promoções  ou ofertas para seus clientes de diferentes formas.

Essas são apenas algumas formas de produzir conteúdo e usar o WhatsApp marketing no seu negócio. Além do que falamos até aqui, também é possível:

  • compartilhar sua localização com clientes interessados. O destinatário poderá clicar e ir direto para o Google Maps;
  • usar o recurso de pagamentos, que permite enviar e receber dinheiro através do uso de UPIs;
  • tornar as mensagens mais atraentes, com uso de itálico e negrito;
  • enviar GIFs, imagens e vídeos junto com o texto;
  • interagir em bate-papo com o cliente em tempo real, criando uma estratégia de atendimento por WhatsApp, e mais

4. Invista em campanhas Click to WhatsApp

As campanhas Click to WhatsApp são uma forma de aumentar ainda mais as chances de novas oportunidades de negócios. Isso porque esse tipo de anúncio leva o público diretamente para uma conversa no WhatsApp.

Dentre os principais benefícios desse tipo de anúncio, está a possibilidade de criar promoções especiais, estratégias de marketing conversacional e se aproximar ainda mais do público. Afinal, nada melhor do que uma boa conversa para mostrar os produtos e serviços de sua empresa.

Além disso, uma campanha Click to WhatsApp também entra nas estatísticas e permite que as métricas sejam analisadas, o que poderá comprovar o aumento de conversões geradas a partir da campanha.

Muito além de uma das redes sociais mais usadas mundialmente, o WhatsApp é uma poderosa ferramenta de comunicação. Tornou-se muito popular devido à sua simplicidade.

Além de usá-lo para comunicação pessoal, você pode usar o WhatsApp para seus negócios, incluindo o app mensageiro em diferentes estratégias de marketing digital.

Como o serviço de chatbot auxilia nos resultados de ações no WhatsApp marketing?

Imagem para ilustrar WhatsApp Marketing

Os chatbots são sistemas que permitem diálogos entre usuários e diferentes tipos de “robôs” e possuem a capacidade de responder e conversar com os usuários otimizando o atendimento ao cliente e auxiliando outras áreas do marketing, como:

  • nutrição de leads;
  • otimização de vendas online;
  • qualificação de leads;
  • realização de um atendimento rápido e eficaz; e mais.

Talvez você nem esperasse que um chatbot marketing pudesse ser tão eficiente, certo?

Blip é Provedora Oficial do WhatsApp Business API e quer ajudar você a oferecer a melhor experiência aos seus clientes, ao mesmo tempo que otimiza seus processos.

Com o Blip, você conseguirá fazer automações capazes de transformar a comunicação com os clientes. Por exemplo, em uma mesma plataforma, os clientes serão atendidos pelos canais que preferirem.

Além disso, todo o processo de atendimento acontecerá com muito mais agilidade e assertividade, o que vai estreitar o relacionamento com os clientes.

Para isso, criamos chatbots que automatizam diferentes ações diárias da sua empresa e contribuem para suas ações de atendimento, marketing e vendas! Entre em contato com a nossa equipe.

Converse com nosso time e descubra como conversas inteligentes podem transformar o atendimento do seu negócio

Mais Lidos

Gostou do nosso conteúdo?

Agora que já chegou até aqui, adoraríamos saber o que tem achado de nós 😀