O conceito de Big Data é dividido em 5 Vs: volume, velocidade, variedade, variabilidade e vínculo. Leia este artigo e saiba mais!

O aumento do volume de informações disponibilizadas pelas pessoas em diversos canais transformou o Big Data em uma fonte riquíssima de novas estratégias e insights para as empresas.

Esses dados podem ser utilizados para conhecer melhor o comportamento do consumidor e, consequentemente, fidelizar clientes.

Nesse artigo, você vai aprender o conceito + o que são os 5 V ‘s do Big Data. E o mais importante: como aplicar essa estratégia em seu negócio!

Como utilizar o Big Data?

Conhecer o público-alvo é requisito básico para qualquer empresa vender um produto ou serviço, mas o conceito do Big Data vai além disso.

A análise das informações geradas em bancos de dados e servidores de empresas, como posição geográfica, registros financeiros e conversas no SAC, traz um conhecimento mais aprofundado dos hábitos dos consumidores.

Os 5 Vs do Big Data

O conceito de Big Data é dividido em 5 Vs: volume, velocidade, variedade, variabilidade e vínculo.

Confira abaixo o significado de cada um deles e como eles são aplicados nessa estratégia:

1. Volume

O volume é o ponto de partida para entender o conceito de Big Data.

A enorme quantidade de dados gerados diariamente permite a análise das mais diversas informações, desde cliques em sites, histórico de compra, avaliação de atendimento, entre outros.

Esse fator também é determinante na questão do armazenamento de dados, que com a expansão dos servidores e a possibilidade de disponibilizar informações na nuvem vem se desenvolvendo cada vez mais.

2. Velocidade

Os dados são gerados com muita velocidade.

Portanto, a análise desse grande volume de informações deve ser realizada com a mesma rapidez, para que esses dados sejam trabalhados, atualizados e expandidos com eficácia.

3. Variedade

Os dados podem aparecer de várias formas, em imagens, vídeos, áudios, documentos, planilhas, entre outros. É necessário compreender essa variedade e identificar como devem ser analisados e armazenados.

4. Variabilidade

Não é possível saber a quantidade exata de dados que serão gerados em determinado período.

O volume pode depender de diversos fatores, como a ação dos clientes, datas sazonais ou relativas a algum evento específico etc.

Porém, é preciso ficar atento a essa variação no momento da análise.

5. Vínculo

É importante conectar os dados coletados para que o cruzamento de informações traga insights relevantes.

Não é vantagem ter um grande volume de conteúdo se não for possível fazer ligações e extrair avaliações significativas.

As vantagens do Big Data para fidelizar clientes

imagem ilustrativa para Big Data

Para que você tenha um bom volume de informações relevantes, é importante utilizar um sistema que permita o registro de todos os contatos e conversas com o cliente.

Está é uma das grandes vantagens de como funcionam os chatbots, que ainda podem integrar as informações da conversa (preferências e histórico de compra, linguagem utilizada, métodos de pesquisa, entre outros) aos softwares de gestão e CRM da empresa.

Diversificar os canais de atendimento ao cliente também é uma forma de obter mais informações.

Todos esses dados unificados e analisados podem oferecer bons insights para a melhoria do produto/serviço ou do próprio processo de relacionamento, que é uma forma clara de como otimizar o atendimento ao cliente.

Já quando falamos em fidelizar clientes, existe uma variedade de dados que podem ser analisados no Big Data, desde os principais motivos de reclamação, a frequência de compra e o conteúdo das conversas.

Ao conseguir colocar essa estratégia em prática, sua empresa pode segmentar clientes e criar campanhas mais personalizadas, desenvolvendo novos produtos, antecipando tendências, além diversas outras ações.

Esse é o big data no marketing!

Coloque os 5 Vs do big data em prática com os chatbots!

Nesse artigo, você conferiu como os 5 Vs do Big Data vem ajudando nesse processo e as vantagens para o seu negócio.

Lembre-se de que o consumidor está cada vez mais exigente e as empresas precisam investir em soluções tecnológicas e inovadoras para fidelizá-lo.

Outra maneira de fidelizar o cliente é gerando engajamento. Veja como como aumentar o engajamento nas redes sociais e conheça os chatbots para engajamento.

Ou seja, uma forma bem direta de praticar os 5Vs do big data na prática é aplicando os chatbots no seu negócio. E nisso podemos ajudar.

Blip possui as soluções que você precisa para oferecer a melhor experiência aos seus clientes e otimizar os seus processos e gerar vantagem competitiva no mercado.

Com o Blip, você poderá criar conversas inteligentes com seus clientes, bem como analisar os dados de atendimento e fazer melhorias constantes.

Quer agregar valor à comunicação de sua empresa? Fale com a gente!

Converse com nosso time e descubra como conversas inteligentes podem transformar o atendimento do seu negócio

Mais Lidos

Gostou do nosso conteúdo?

Agora que já chegou até aqui, adoraríamos saber o que tem achado de nós 😀