Vendas no mercado B2B: conheça os melhores canais para apostar

mercado b2b como aumentar capa post

O mercado B2B (business to business) diz respeito às vendas de produtos ou serviços realizados de uma empresa para outra. Esse é um nicho de grande expressão — e, por isso, existem diversas formas de atuar com eficiência nesse segmento.

Esse mercado é tão grande que as transações digitais realizadas entre empresas movimentaram R$ 1,81 trilhão em 2017, marcando um crescimento de 12% em relação ao ano anterior, de acordo com pesquisa da E-Consulting.

Devido a essa constante expansão, surgem novos métodos para a captação de clientes e aumento da visibilidade na internet. Pensando nisso, separamos este conteúdo com algumas dicas de como vender mais no mercado B2B. Acompanhe: 

Entenda o mercado B2B

Nas vendas B2B, as empresas prestam serviços ou fornecem produtos umas às outras. Por isso, para que o público prioritário desse segmento seja encontrado, as ações de divulgação devem ser voltadas a esse perfil. 

Uma das características desse segmento é o alto nível de exigência dos clientes. Por se tratar de outras empresas, as estratégias devem ser baseadas em algo além de divulgar sua marca e esperar por novos clientes.

O público B2B, diferente do consumidor comum, procura produtos e serviços não apenas por consumo, mas também para desenvolver transações que sejam lucrativas para ele. 

Para exemplificar, imaginando que você seja um fornecedor de matéria-prima, o seu cliente neste caso pode ser uma indústria. 

Por isso, não faz sentido utilizar uma forma genérica de anunciar sua marca, uma vez que atingir pessoas fora desse ramo acaba sendo uma perda de recursos.

Encontre novos clientes

Na internet, existem inúmeras ferramentas e plataformas com a finalidade de promover a sua indústria. Os canais de divulgação, por exemplo, são plataformas com o potencial de atrair mais pessoas e criar um bom relacionamento com os potenciais clientes (leads). 

Para se comunicar com os leads, os canais mais famosos são os sites, blogs, redes sociais e e-mails; cada um com sua linguagem específica. De modo geral, podem ser descritos da seguinte forma:

Sites

Um site é considerado o cartão de visitas da sua indústria na internet. Por isso, ele é responsável por causar uma boa primeira impressão — e, para isso, deve conter informações importantes sobre os objetivos da sua empresa.

O site deve ser agradável para o usuário além de conter boas informações.. Dessa forma, a pessoa se sente confortável em seu site e passa mais tempo desvendando os dados colocados ao longo da página.

Blogs

Mesmo que seja muito usado de maneira pessoal, os blogs também podem ser extremamente eficientes para as indústrias. Por meio deles, é possível propagar informações e compartilhar textos didáticos e informativos. 

Essa é uma forma de engajar os potenciais clientes com conteúdos educativos e que agreguem algum valor ao usuário.

Redes sociais

As redes sociais fazem parte dos canais mais utilizados da atualidade. Isso porque, entre todos, divulgar sua empresa nas redes sociais é uma forma de impulsionar a sua imagem de forma eficiente e ainda gerar relacionamento.

Com as redes sociais, é possível estabelecer uma comunicação próxima e descontraída, com fotos e vídeos curtos. Além disso, as diferentes redes possibilitam abordar os públicos de formas distintas, se adequando à linguagem de cada rede. 

Email

Mesmo que seja considerado um meio ultrapassado por algumas pessoas, o email marketing na verdade ainda é um recurso bastante eficaz para a captura de clientes, especialmente no mercado B2B, visto o email é um canal de comunicação oficial e difundido entre as empresas.

Com ele, é possível alcançar um público que não costuma passar muito tempo navegando em sites, blogs ou redes sociais, além de ser uma ferramenta que possibilita enviar mensagens diretas para pessoas que estão interessadas em recebê-las.

Chatbot

Os chatbots são sistemas de comunicação automatizada que funcionam dentro de aplicações de mensagem, como WhatsApp, Messenger Telegram, email, websites e mais. Por automatizarem conversas, são uma excelente ferramenta para automação de marketing e vendas. 

Ter um chatbot para qualificar leads em uma rápida conversa de chat, por exemplo, pode agilizar bastante o trabalho dos seus times, permitindo que seus funcionários foquem em demandas mais complexas enquanto a pré-qualificação é feita de forma automatizada.

Aumente suas vendas no mercado B2B

Todas as transações que ocorrem entre empresas fazem parte do segmento B2B. Assim, por ser um nicho diferente, todos os componentes das estratégias de divulgação e modo de atuação também têm suas especificidades.

Entender que o mercado lida com um público especialista e que procura um bom negócio traz a uma perspectiva maior que apenas vender. O ideal desse mercado é fazer com que seu produto ou serviço resolva as dores do seu cliente

Para evoluir no mercado B2B, as empresas devem elaborar uma estratégia eficiente. A partir das dicas dadas ao longo deste conteúdo, esperamos te ajudar a levar mais visibilidade à sua marca.
Essa visibilidade significa maior relevância da sua marca no mercado, algo que, como consequência, traz mais clientes e impulsiona suas vendas.

Se você quer aumentar suas vendas no mercado B2B e gostou dos canais que apresentamos, que tal marcar sua presença digital nos maiores deles? Conheça melhor os chatbots e entenda por que eles podem destravar a transformação digital de verdade na sua empresa!


Esse artigo foi escrito por André de Angelo, redator do Soluções Industriais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Talvez você goste desses conteúdos também: