Já se perguntou como bloquear ligação de telemarketing? Você não está sozinho: não é preciso conversar com muitas pessoas para entender que o cansaço em relação às ligações de companhias, diárias e insistentes, é uma dor geral.

Segundo a Truecaller, recebendo cerca de 37,5 ligações de telemarketing por mês, em 2018 o Brasil já liderava a América Latina nas denominadas chamadas spam.

Pensando que esse número revela um crescimento de 81% de chamadas em relação ao ano anterior e uma tendência de aumento ainda maior nos seguintes, é possível entender porque, hoje, o país já atingiu o número médio de 2,8 mil queixas por mês e uma soma de 14 mil reclamações no primeiro semestre de 2019 a respeito do abuso do telemarketing.

Mas todo esse desagrado pelo método de vendas se tornou, na verdade, uma boa notícia! Ao compreender a resposta negativas dos usuários ao índice de ligações, a Anatel decidiu criar medidas para que se tornasse possível bloquear ligações de telemarketing, que entraram em vigência em julho de 2019. 

Como bloquear ligação de telemarketing em 2024

não me perturbe: como bloquear ligação de telemarketing
não me perturbe: como bloquear ligação de telemarketing cadastro

A solução da Anatel para o problema foi criar o Não Me Perturbe, um site de cadastro onde você pode solicitar a funcionalidade de bloquear ligações de telemarketing. No entanto, é importante entender que o serviço não impede a ligação de empresas que têm como finalidade pesquisas ou vendas de produtos em geral. 

A ação é válida apenas para empresas de telecomunicação nos setores de telefonia, TV por assinatura e banda larga, que, cobrindo a maior fatia de chamadas spam no Brasil, são as responsáveis por 32% dos telefonemas indesejados. Isso quer dizer que o bloqueio funciona para o telemarketing das operadoras Algar Telecom, Claro/NET, Nextel, Oi, Sercomtel, Sky, TIM e Vivo

O melhor de tudo é que dar início ao bloqueio é super rápido e fácil! Basta entrar no site, clicar em solicitar bloqueio e fazer um cadastro com seu nome, CPF e e-mail de preferência.

A partir disso, você pode adicionar seus números de telefone, selecionar quais operadoras você quer bloquear e esperar para a ação ser efetivada em até 30 dias.

Se em algum momento você desejar cancelar o serviço, é só retornar ao Não Me Perturbe e solicitar o desbloqueio de um ou todos os números cadastrados no seu nome! 

O site foi lançado no dia 16 de julho e, com apenas uma semana no ar, já somava 1,5 milhão de cadastros. Caso as empresas burlem a lista de telefones do Não Me Perturbe, elas podem sofrer multas pela Anatel e ter penalidades de até R$ 50 milhões. 

Toda essa operação faz parte de uma estratégia ainda maior de medidas que visam lutar contra o abuso das empresas de telemarketing. Algumas das outras propostas para esse combate são: 

  • A definição de horários adequados para a ligação; 
  • A reiteração de princípios que tentam diminuir a insistência de ligações;
  • O respeito ao não-interesse dos consumidores (tanto pela ligação quanto pelo que é oferecido); 
  • O tratamento de reclamações a respeito de ligações indesejadas por parte dos consumidores; 
  • A garantia de adesão à Lei de Proteção de Dados Pessoais (LGPD). 

Além disso, pensando em um universo de bloqueio mais amplo do que apenas o de operadoras de telecomunicação, a Anatel também tem estudado maneiras de lidar com ligações feitas por robôs, que caem quando o consumidor atende ao telefone e têm gerado grande insatisfação por parte dos consumidores. 

Outros dois métodos de bloqueio de ligações

Apesar de o Não Me Perturbe ter surgido agora, em 2019, já existiam algumas outras formas que atendiam ao grande questionamento de como bloquear ligação de telemarketing. Conheça-os agora:

Como bloquear ligação de telemarketing usando o Procon

Uma das formas de impossibilitar que números indesejados liguem para você é bloqueando-os no site do Procon, e a própria Anatel lembra que o Não Me Perturbe não é uma medida de substituição para essa proposta. 

Para utilizar esse método, é só se cadastrar gratuitamente, preencher um formulário e indicar até cinco telefones que deseja bloquear. Aqui, a regra também é não permitir o bloqueio de números que têm por finalidade pedidos de doação, empresas de pesquisa de satisfação ou cobranças. 

Como bloquear ligação de telemarketing usando apps

Também é possível baixar alguns aplicativos que bloqueiam números indesejados no seu celular. Alguns dos mais famosos são: 

  • Should I Answer? (Devo Atender?): projetado para os telefones Android, o aplicativo permite que você bloqueie todo tipo de spam que desejar (esteja o número salvo na sua lista de contatos ou não);
  • Truecaller: disponível para as tecnologias iOS e Android, o aplicativo identifica e bloqueia chamadas e mensagens, incluindo números salvos, desconhecidos e de telemarketing; 
  • Whoscall: este aplicativo consegue identificar quem está te ligando e qual operadora está usando para isso, além de conseguir bloquear chamadas indesejadas por meio de determinadas categorias (como DDD, operadoras e Bancos) e de barrar chamadas de trotes, golpes, fraudes e mais. Seu download pode ser feito em telefones iOS e Android.

Leia mais: Quer reduzir custos com call center? Conheça os chatbots!

A evolução para a experiência do usuário

Com tantas pessoas perguntando como bloquear ligação de telemarketing, pode ser que muitas outras estejam questionando como repensar a comunicação da sua empresa.

A verdade é que, com cada vez mais tecnologias disponíveis, mais vastas são as opções de comunicação que você pode testar no seu negócio. Mas, se temos algo a aprender com toda essa história de insatisfação do público com o telemarketing e seus desdobramentos, é que prezar pela experiência do cliente é um ponto-chave para criar um bom relacionamento e engajamento. 

Mas você deve estar se perguntando como colocar isso em prática. Existem muitas soluções para elaborar uma comunicação bilateral e positiva com seus clientes, e os chatbots e contatos inteligentes são grandes agentes nesse cenário revolucionário.

E se você acredita que está na hora de oferecer melhores experiências de atendimento e vendas às pessoas, fale com a gente!

Converse com nosso time e descubra como conversas inteligentes podem transformar o atendimento do seu negócio

Mais Lidos

Gostou do nosso conteúdo?

Agora que já chegou até aqui, adoraríamos saber o que tem achado de nós 😀