Como gerar leads? Descubra novos insights e como qualificá-los

Como gerar leads

Se você está familiarizado ou trabalha com marketing digital, é bem provável que já tenha ouvido falar no termo lead. Mas, você sabe como gerar leads?

Leads são potenciais clientes que, de alguma forma, demonstram interesse pela sua marca ou empresa. A geração desses leads é o ponto principal para uma boa estratégia de Inbound Marketing, e pode ser feita por meio de técnicas de geração de tráfego e materiais educativos que permitem a conversão desses visitantes em potenciais clientes. 

A tecnologia está cada vez mais presente, e se você deseja ter um negócio de sucesso, é essencial que tenha uma boa presença e atuação estratégica no mundo virtual

É comum empresas adotarem estratégias sem foco em resultados, ou seja, realizam diversos tipos de ações, produzem conteúdo para blog e redes sociais, investem em anúncios de mídia paga e ainda assim não conseguem manter um relacionamento consistente com os seus leads. 

Isso ocorre, pois, essas empresas produzem conteúdos, mas não geram leads. E por mais que o conteúdo produzido seja de qualidade e relevante para os leitores, sem a geração de leads não é possível evoluir no funil de vendas

A partir do momento que você se dedica a atrair visitantes para o seu site ou blog, é essencial que você saiba quem são essa pessoas, quais são seus interesse e se eles estão devidamente qualificados como uma possível oportunidade para a sua empresa.

Neste texto vamos apresentar algumas das diversas maneiras de como gerar leads e aumentar a sua rede de contatos. Fique ligado!

Afinal, como gerar leads?

Um lead é gerado quando um visitante da sua página fornece informações de contato, como nome, email e telefone, por exemplo. Normalmente essas informações são fornecidas em troca de uma oferta de valor que você oferece em seu site ou blog. Essa oferta pode ser um conteúdo relevante ou exclusivo, como e-books, guias ou até mesmo uma trial ou diagnóstico gratuito. 

Com a geração desses potenciais clientes, você consegue avaliar o interesse dos seus visitantes em seu produto e entende como está a sua taxa de conversão, que quando boa, significa que seu conteúdo é atrativo e relevante para a sua persona.

Além disso, é essencial que você saiba em qual estágio de compra o seu lead está. Afinal, assim como existem leads que estão prontos para realizar uma compra ou contratação de um serviço, grande parte deles ainda estão em um estágio de aprendizagem e consideração. Por isso, é importante que você tenha uma estratégia bem definida para cada etapa da sua jornada de compra. 

Quais são os melhores insights?

Como gerar leads

Saiba quem é a sua persona

A persona é essencial para que você saiba quem é seu público alvo e qual a melhor forma de se comunicar com ele. 

Baseada em dados reais, a persona, é uma representação fictícia do seu cliente ideal. Nessa etapa você vai definir os comportamentos e características dos seus clientes, assim como a criação de suas histórias pessoais, objetivos, desafios e preocupações.

É bem provável que sua empresa tenha mais de uma persona e entender cada uma delas é um dos pontos principais em uma boa estratégia de Inbound Marketing. Quanto mais personalizada a sua comunicação, melhor o seu resultado. Por isso, invista no entendimento e conhecimento da sua persona!

Produza materiais relevantes

Antes de saber como gerar leads, é necessário que o conteúdo oferecido pela sua empresa seja exclusivo e chame a atenção de sua persona. 

O visitante da sua página não vai oferecer os seus dados a troco de nada. Por isso, para que o seu material funcione como isca, deve ser relevante e despertar o interesse do consumidor. É aí que entra, mais uma vez, a importância de analisar e entender a sua persona. Quando você sabe com quem está falando, fica mais fácil se comunicar e gerar valor. 

Se a sua ideia é atrair novos leads, você deve considerar que no topo do funil está o estágio da informação. Esses leads não querem receber conteúdos focado no seu produto ou serviço ainda, mas sim nas suas dores. Ou seja, esse potencial cliente quer entender qual o seu problema e como ele pode resolvê-lo. 

A geração e nutrição de leads até a efetivação de vendas é um processo de médio a longo prazo, mas que, com certeza, vai gerar muito mais retorno no futuro. 

Invista em SEO, SEM e CPC para gerar leads

Nos dias de hoje, as pessoas vão sempre recorrer ao Google na busca de informações. Sendo assim, é essencial que você invista em ferramentas e conceitos de direcionamento de tráfego. 

Faça pesquisas de termos e busque identificar palavras-chave relevantes e específicas para o seu segmento. Assim, você pode otimizar o seu conteúdo para que ele esteja o mais adequado possível para a busca. 

Crie uma estratégia adequada para o seu negócio

Existem milhares de estratégias para gerar leads, mas nem todas estão adequadas ao seu negócio. Há uma série de ferramentas que podem funcionar com um e não funcionar com outro. 

Por isso, não caia na tentação de investir em tudo o que ver pela frente. Avalie o seu negócio, os recursos e objetivos da sua empresa, assim você poderá entender quais são as melhores estratégias para o seu segmento. 

É importante que você tenha um mix diversificado de ferramentas que podem ajudar no objetivo de gerar leads. Mas saiba qual se aplica mais à sua empresa, pois o exagero e a estratégia má definida podem causar o desperdício de recursos

Tenha um blog

O blog é uma das ferramentas mais efetivas na busca de como gerar leads. Afinal, ele é segmentado e permite que sua empresa tenha voz de forma leve e sutil. 

É importante que os conteúdos sigam uma boa frequência e estejam relacionados a problemas e oportunidades que situem o seu leitor e potencial cliente. Isso vai gerar uma certa fidelidade com aqueles que enxergam valor no seu conteúdo. Assim, tenha um espaço dedicado para assinaturas ou cadastros, além de informações da marca nas laterais, cabeçalho e rodapé. 

Invista em Landing Pages

As landing pages são páginas de captura que auxiliam no processo de geração de leads. Elas possuem uma estrutura simples e um objetivo definido

Normalmente, nesse caso, você vai ter uma chamada principal, uma descrição do material oferecido e um formulário com os campos necessários para a geração do lead. 

A call to action (CTA) é uma grande aliada nessa estratégia, pois vai permitir que o usuário encontre conteúdos relacionados a pesquisa inicial. Isso gera valor e interesse na hora de fornecer os dados. 

Tenha infográficos

Esse material é altamente compartilhado, de fácil entendimento e atrativo para os olhares. 

Por ter muitas imagens e dados relevantes, este é um ótimo formato para atrair a atenção dos seus visitantes e levá-los a buscar maiores informações em seu site. Os infográficos devem ser criativos e ter designs adequados a identidade visual do seu negócio. 

Uma dica para esse conteúdo é posicionar a logomarca de forma estratégica e ter um link de chamada para o site da empresa ou outro conteúdo relevante. 

Invista em vídeos e imagens

Não só de leitura vive o consumidor, por isso, invista em vídeos e imagens. Qualquer boa estratégia para atração de tráfego e geração de leads, deve contemplar esses formatos. 

Nesse caso, é importante ter em mente uma identidade visual coerente para diferentes plataformas e formatos. 

Uma grande estratégia é a promoção de Webinars: palestras ou seminários online que geram conexão e empatia entre os leads e a marca. 

É comum que, para participar, o visitante preencha um formulário de cadastro. O que, como já apresentamos, é uma ótima maneira de gerar leads qualificados. 

Produza e disponibilize e-books

O e-book tem um conteúdo mais denso e profundo sobre um assunto ligado ao segmento da marca. Ele é importante para gerar autoridade e credibilidade para a empresa.

Normalmente esse conteúdo é disponibilizado para download, a partir do preenchimento de cadastro em uma landing page. 

Deixe os formulários a vista

Já apresentamos que a página de cadastros e formulários é a porta principal para a geração de leads, afinal, é assim que conseguiremos identificar os visitantes interessados no conteúdo oferecido. 

Os dados permitem que você tenha informações suficientes para nutrir esses potenciais clientes até conversão de um negócio. Portanto, sempre deixe os formulários a vista. 

Utilize as redes sociais

As redes sociais são ótimas plataformas para a geração de leads. Por meio delas, é possível interagir com as pessoas de forma simples e objetiva, além de permitir que você seja seguido por influenciadores do mesmo segmento que a sua marca, o que agrega valor para a sua empresa. 

O Twitter é uma ótima aposta nesse caso, pois além de ser uma rede social adequada para quase todos os segmentos, permite direcionar o usuários para conteúdos mais densos produzidos pela marca. 

Por que é importante investir nos clientes atuais?

Gerar novos leads é muito importante, mas está errado quem pensa que potenciais clientes geram mais oportunidades que os clientes atuais

Um consumidor feliz e satisfeito com a sua marca é um grande aliado na hora de fazer propaganda e indicações. Isso porque, as pessoas tendem a acreditar e buscar informações com consumidores que já tiveram experiência com a sua marca. 

Um lead gerado a partir de indicação de um cliente está muito mais propenso a fechar negócio do que um que nunca ouviu falar na sua marca. Por isso, mantenha uma relação constante com aqueles que já fecharam negócio com a sua empresa. 

E aí? Deu para esclarecer um pouco mais sobre como gerar leads e qual a importância disso para o seu negócio? Esperamos que essas dicas possam auxiliar na sua estratégia e, consequentemente, gerar mais conversão para o seu funil de vendas. Continue no nosso blog e descubra a importância do vendedor digital?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Talvez você goste desses conteúdos também: