Como o relacionamento com o cliente mudou depois dos meios tecnológicos

Vamos ser sinceros: dizer que os processos e avanços tecnológicos, principalmente no meio da comunicação vem mudando a forma como a empresa de placas de sinalização, por exemplo, e os clientes se relacionam já não é nenhum absurdo ou ponto muito distante de ser conquistado. Pois é, os meios de comunicação afetou todas as relações entre as pessoas. 

Dentro desse cenário, é possível afirmar que as tecnologias já são consideradas tão importante quanto a mensagem a ser passada pelo cliente. Hoje em dia, tudo precisa ser automático. As pessoas não aguentam mais esperar dias para uma resposta. Por este motivo, a modernização da comunicação entre empreendimento e cliente tem sofrido grandes alterações.

Vamos fazer uma brincadeira: olhe o universo empresarial. Agora, tente encontrar algum setor deste segmento que não esteja sofrendo diretamente os impactos com a mudança e o desenvolvimento das tecnologias, principalmente no âmbito comunicacional. Olha, podem até existir algumas empresas, porém você vai levar um bom tempo para encontrá-las.

Vocês lembram a complexidade e o trabalho que era entrar em contato com uma empresa quando necessitava de um atendimento mais direto? As famosas ligações no SAC eram a alternativa mais rápida, porém bem interessante, viu? .Agora, existem diversos meios de entrar em contato e ter uma resposta rápida e eficiente. A internet possibilitou isso.

O grande problema, ao surgir novos métodos, bem mais tecnológicos e práticos, é a coragem em apostar neles. Se você consegue enfrentar esse bloqueio inicial, muito provavelmente vai se destacar no mercado e perceber que as tecnologias, principalmente as que envolvem comunicação são muito bem vindas e trazem diversos benefícios.

Pensando nisso, produzimos um artigo bem interessante para falar sobre como o relacionamento com o cliente mudou depois dos meios tecnológicos. Vamos nessa?

Conheça um pouco mais sobre o novo perfil de consumidor

Você lembra como era o atendimento ao cliente antes de toda a revolução tecnológica voltada a comunicação de massa? A realidade é que, naquele tempo o atendimento ao cliente tinha poucos canais. 

Você já deve ter vivido isso alguma vez: lembra quando dava algum problema em um produto que consumiu ou tinha dúvidas sobre o modo de compra? Pois é, você precisaria entrar em contato por telefone, aguardando a solução dada, ou ainda comparecer nas lojas físicas. Ou seja, você acabava virando refém da empresa de galvanização a fogo.

Agora, voltemos para os dias atuais. É nítida a mudança na forma como a empresa atende o consumidor, não é mesmo? É claro que, quando a tecnologia atua para modificar a forma como se consome, ela precisa, automaticamente, mudar a forma como a empresa se comunicação com os potenciais clientes. 

Dentro desse cenário, podemos perceber que a comunicação tem se modificado e está cada vez mais instantânea. De modo geral, aproximou os clientes das marcas de maneira mais direta. Além disso, a informação está mais disponível e fácil de se achar. Tudo isso fez surgir um novo perfil de consumidor.

De modo geral, podemos dizer que o novo consumidor é muito mais informado, conectado, ativo na decisão de escolha e precisa ser guiado com cuidado rumo a conversão final. Por isso, o atendimento passa a ser tão importante em todas as etapas da negociação.

Conheça as novas tecnologias para atendimento ao cliente

Bom, agora que você sabe a importância das tecnologias no meio da comunicação, assim como o perfil do novo consumidor dentro desse cenário, que tal aprendermos um pouco mais sobre quais as ferramentas e tecnologias que surgiram para otimizar e melhorar a relação entre cliente e empresa de para raio, por exemplo?

Pois é, é importante ressaltar que existem tecnologias que são chaves para que essa comunicação seja feita de forma segura, rápida, prática e com eficiência. O cliente precisa se sentir satisfeito, viu? Por este motivo, adotá-las é essencial para tornar melhor a experiência do cliente. Vamos conhecê-las?

Chatbots 

Você provavelmente já deve ter ouvido falar em chatbots, não é mesmo? Bom, eles nada mais são uma aplicação direta da Inteligência Artificial no atendimento e se baseiam no conceito do Learning Machine.

Dentro do que foi apresentado, podemos afirmar que sua principal função é possibilitar que o atendimento seja feito de forma personalizada e dando soluções úteis, rápidas e automatizadas, com base nas análises feitas pelo Big Data e também da própria interação com o consumidor. 

De modo geral, podemos considerar os chatbots são usados em sites empresariais e, até mesmo, em redes sociais. Isso porque eles possuem a capacidade de responder perguntas, enviar orçamentos, fechar vendas e outras funções que, até pouco tempo, eram exclusivas do atendimento humano.

Internet das Coisas 

É importante deixar bem claro que um dos grandes avanços tecnológicos quando relacionado a comunicação é a expansão da Internet das Coisas, ou IoT (Internet of Things, em inglês). 

Bom, mas você sabe o que isso significa? Qual o papel deste tipo de inovação dentro desse cenário? Vamos lá: ela nada mais é que a conexão entre objetos com a rede e entre si para transmitir e processar dados e também executar funções.

Quando figurado no atendimento ao cliente, podemos afirmar que a Internet das Coisas condiciona a facilidade em conseguir informações sobre hábitos dos clientes, geolocalização, pesquisas, locais que visitou, lojas que comprou anteriormente, entre outros recursos. 

Enfim, com esse tipo de ferramenta é possível integrar em acessórios, eletrodomésticos e outros objetos do dia a dia para se tornarem canais de comunicação permanentes com os clientes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Talvez você goste desses conteúdos também: