Como reduzir custos na empresa? 9 dicas eficientes

como reduzir custos na empresa

Atingir a excelência em resultados e bater metas é o objetivo de qualquer empresa. Porém, a dificuldade para chegar nesse nível é proporcional ao peso dos gastos presentes em seu negócio.
Se as saídas de valores estão muito altas e suas métricas de desempenho só diminuem, é o momento para pensar em formas de como reduzir custos na empresa.
Mas como fazer isso da melhor maneira? Confira  9 dicas eficientes!

Como reduzir custos na empresa?

1 – Diminua os custos do seu espaço de escritório

Dependendo da situação imobiliária comercial da região em que sua empresa está localizada, você pode transferir a sua empresa para um bairro em que o aluguel seja mais barato ou negociar com o proprietário do seu imóvel para obter melhores condições de locação.
Outra opção é alugar um espaço em um coworking, onde os custos do imóvel e dos gastos comuns são divididos entre as empresas instaladas no local.
Em alguns casos, dependendo da área de atuação do seu negócio, sua empresa nem precisa ter um ponto físico, podendo ser facilmente administrada remotamente, com todos os funcionários fazendo home office, por exemplo.

2 – Faça um planejamento tributário

No Brasil, temos três regimes tributários: Simples Nacional, Lucro presumido e Lucro real. Dependendo do perfil empresarial, um dos três causará menos impacto nas contas.
As regras, exigências e alíquotas são bem variáveis. Caso você não tenha experiência nessa área, converse com o contador responsável pelo seu negócio e peça uma simulação para analisar qual das três alternativas é a menos onerosa para a empresa.

3 – Adote medidas para economizar energia

Outra dica de como reduzir custos na empresa é policiar o consumo de energia elétrica. Desligue as luzes não essenciais, os equipamentos e as máquinas após o horário de funcionamento da sua empresa.  Essa é uma maneiras de reduzir a fatura de eletricidade da sua empresa sem afetar suas operações.
Certifique-se de que todos os seus funcionários criem o hábito de desligar seus  computadores antes de sair.
Desligue as luzes do teto e da mesa, ou deixe instruções para que as equipes de limpeza façam isso quando terminarem.
Em restaurantes e instalações industriais leves que não funcionam durante a noite, desligue as máquinas e aparelhos não necessários para segurança ou armazenamento – em outras palavras, desligue o forno, não o freezer.como reduzir custos na empresa

4 – Corte sem afetar a experiência do cliente

As estratégias devem ser pensadas de uma maneira que o cliente continue sendo priorizado. O relacionamento com a empresa deve, sempre, seguir uma escala ascendente.
Os componentes-chaves para uma boa experiência do cliente são: conforto, segurança, qualidade no atendimento e no produto. Alterar um desses componentes em sua operação pode até reduzir custos na linha de produção, mas uma queda no faturamento é bem provável em médio prazo.
Acredite, o cliente percebe facilmente quando alguma coisa mudou.

5 – Aprimore a jornada de trabalho

Gerenciar uma grande equipe não é fácil. Conversas nos corredores, pausas para um café e um cigarro, uma olhadinha numa rede social e, ao fim do expediente, colaboradores fazendo hora extra por não conseguirem finalizar as tarefas no tempo normal.
Uma mudança na cultura da empresa é necessária para que a jornada resuma-se ao padrão trabalhista. Converse com seu time e faça com que entendam o atual cenário e a necessidade de encontrar formas de como reduzir custos na empresa.

6 – Use freelancers e contratos de trabalho para trabalhos não essenciais

A sexta dica de como reduzir custos na empresa é a contratação de trabalhadores autônomos e independentes. Essa mão de obra é mais fácil e barata de se contratar do que os empregados tradicionais.
Isso acontece porque você não precisará arcar com seguro de saúde, contas de aposentadoria, impostos, licenças e folgas remuneradas. Freelancers são pagos por trabalho concluído.
No entanto, eles só são recomendáveis para projetos pontuais e atividades contínuas e não essenciais.

7 – Se associe a outras empresas na hora de comprar

Quando se trata de comprar suprimentos, estoques e equipamentos, a união faz a força. Muitas empresas reduzem os custos recorrentes agrupando recursos com outras pequenas empresas em suas áreas de comércio ou com empresas com a mesma opinião em regiões geográficas mais amplas.

como reduzir custos na empresa
Fonte: Purchasing Platform
 
Dependendo do tamanho e da função da sua empresa, você pode considerar:

Grupos de compra

Se sua empresa for mais alta na cadeia de fornecimento, é provável que ela se beneficie da participação em um grupo de compradores.
Grupos de compras negociam melhores preços e condições em nome de seus membros, reduzindo os gastos coletivos com estoques e suprimentos.
Em certos casos, eles podem ajudar a gerar leads, aumentando também as receitas.

Associações Comerciais e Redes de Negócios Locais

Embora as associações comerciais e redes de negócios locais possam ou não negociar melhores preços e termos externos em nome de seus membros, eles oferecem descontos de membro a membro – aumentando seu incentivo financeiro para comprar localmente.

Bibliotecas de recursos

Por que comprar quando você pode pedir emprestado? As bibliotecas de empréstimos de ferramentas oferecem apenas um exemplo do poder dos recursos compartilhados – por uma taxa nominal, eles dão aos seus membros acesso sob demanda a um conjunto de ferramentas e equipamentos de nível profissional.
Isso elimina ou reduz consideravelmente a necessidade de comprar equipamentos caros que você provavelmente usará apenas uma ou duas vezes.

Redes de parceiros

Alguns emissores de cartões de crédito oferecem descontos com fornecedores parceiros. Por exemplo, o MasterCard Empreendedor oferece descontos em comprar com empresas parceiras e programa de reembolso em compras em estabelecimentos afiliados.
Além disso, o cartão disponibiliza ferramenta para gestão de empresas e curso de empreendedorismo grátis.

8 – Otimize a comunicação empresarial

Reveja suas formas de comunicação com clientes e parceiros, pois é possível que você esteja gastando mais do que o necessário nessa demanda.
A raiz do problema pode vir desde um plano telefônico desalinhado com seu perfil até tecnologias ultrapassadas ainda em uso por sua empresa.
Correções implementadas nesse aspecto podem até otimizar processos e, consequentemente, promover uma redução de custos na empresa, em um ou mais setores.

9 – Aposte na fidelização de clientes

Philip Kotler, guru do marketing, afirma que o esforço para prospectar um novo cliente é maior do que manter por perto quem já está com você. Por isso, é muito importante fidelizar clientes.
Mas tenha calma, você não precisa cortar totalmente as verbas do marketing em sua empresa. Se o momento exige que você encontre formas de como reduzir custos na empresa,  tire o foco da captação, enfatize a comunicação para quem já comprou com sua empresa e promova ações para engajar clientes.
Toda redução de custos na empresa leva a uma mudança brusca nas rotinas de uma empresa. Não é fácil implementar esse tipo de cultura, mas a necessidade do momento e os benefícios futuros devem nortear a motivação dos envolvidos nessa demanda.
Se você quer aumentar sua margem de lucro e ganhar mais competitividade no mercado, aplique, agora mesmo, as dicas que apresentamos aqui!
Se gostou do conteúdo e tem mais alguma ideia de como reduzir custos na empresa  que tal compartilhar aqui nos comentários?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Talvez você goste desses conteúdos também: