As novas tendencias da comunicação digital contribuíram de maneira direta para que o perfil do consumidor passasse por algumas mudanças. Ele começou a utilizar os aplicativos de conversas instantâneas para se comunicar com mais facilidade em seu dia a dia. Por conta disso, para se adaptar a essa nova realidade, as empresas tiveram que criar e ofertar canais de contato diversos. De modo a atender às demandas desses clientes de maneira satisfatória, as empresas tiveram que aprender não apenas a se comunicar nas redes sociais, mas também como vender pelo Messenger e outras plataformas digitais.
Hoje, entretanto, vamos nos concentrar em oferecer dicas práticas de como vender pelo Messenger, o canal de chat do Facebook.
Realizar vendas pelo Messenger já é uma alternativa para as empresas aumentarem a conversão e estreitar o relacionamento com o cliente.
Nesse artigo, você vai conferir um pouco mais sobre a estratégia de como vender por chat e todos os benefícios que ela pode oferecer ao seu negócio. Confira:

Como vender pelo Messenger: 3 dicas para aproveitar a plataforma para negócios

1. Crie uma conexão pessoal com cada cliente

De acordo com uma pesquisa divulgada pelo MEF (Mobile Ecosystem Forum), o Messenger é o segundo aplicativo de conversa instantânea mais utilizado no Brasil, ficando atrás apenas do WhatsApp.
Leia também: Atendimento ao cliente via WhatsApp: como implantá-lo na sua empresa?

O consumidor passa grande parte do tempo online, e as empresas podem aproveitar essa presença constante para criar uma conexão pessoal, interagindo pelo mesmo canal utilizado por ele para conversas com familiares e amigos.

O próprio Facebook tem ajudado nessa aproximação. Entre as novas funcionalidades na rede social, as empresas podem criar um nome de usuário nas páginas, facilitando a busca no Messenger.
Também é possível criar um link encurtado que e direcione diretamente para o chat, que pode ser incluído em anúncios ou no próprio site. Isso, por sinal, contribui de maneira para aumentar as vendas pelo Messenger.
Imagine a seguinte situação: o cliente está navegando pelo seu site utilizando um dispositivo móvel e surgiu uma dúvida. Imediatamente, ele pode clicar no link disponibilizado e iniciar uma conversa no aplicativo, sendo atendido por um chatbot com rapidez e eficácia.

2. Comunique-se na velocidade que o cliente precisa

O avanço da tecnologia trouxe agilidade para o consumidor, que consegue realizar diversas atividades e conversar com várias pessoas online ao mesmo tempo.
É importante que as mensagens trocadas reflitam a voz da marca e que a empresa consiga estimular a comunicação por meio de uma linguagem que vá ao encontro do perfil do público-alvo.
O chatbot permite que a sua empresa ofereça a mesma velocidade à que o consumidor já está habituado, por meio de respostas rápidas e com escalabilidade, e esse talvez seja o ponto mais crítico de uma estratégia de como vender pelo Messenger .
Uma opção interessante na interação entre pessoas e marcas é apostar em conversas bem-humoradas, estimulando o compartilhamento e o engajamento o público por chatbot nas mídias sociais.

3. Ofereça uma experiência diferenciada nas vendas pelo Messenger

Liderança no mercado, preço baixo e qualidade dos produtos já não são os únicos fatores relevantes para a decisão de compra do consumidor.
As pessoas buscam empresas que entendam suas necessidades e ofereçam mais do que um produto ou serviço, mas sim uma experiência única com a marca.
comércio conversacional (ConvComm) pode oferecer ao seu consumidor diversos diferenciais, como agilidade, comodidade e uma comunicação fluida, fatores que estimulam a compra e causam um impacto positivo na imagem do negócio.
A possibilidade de aprender como vender pelo Messenger é mais uma facilidade que a tecnologia traz para ajudar as empresas:

  • a aumentar a conversão;
  • criar um relacionamento mais próximo com o cliente.

Nesse artigo, você conferiu algumas das vantagens que saber como vender pelo messenger pode trazer ao seu negócio.
Para saber mais sobre o funcionamento dos chatbots, leia o nosso post sobre os principais pontos para entender como funciona o fenômeno chatbot!
Neste momento você pode estar se perguntando, “mas, como eu crio um chatbot no Messenger?“. Para responder a sua pergunta, ofereço duas opções. A primeira é acessar nosso artigo; Como criar Chatbot no Facebook Messenger: tudo o que você precisa saber para começar”.
O segundo passo é entrar em contato com a equipe da Take e conheça nossas soluções e serviços para transformar sua comunicação com o cliente.
São mais de 20 anos ajudando grande e pequenas empresas a aproveitarem o melhor da comunicação digital!

Converse com nosso time e descubra como conversas inteligentes podem transformar o atendimento do seu negócio

Mais Lidos

Gostou do nosso conteúdo?

Agora que já chegou até aqui, adoraríamos saber o que tem achado de nós 😀