Alguns problemas de atendimento colaboram na ideia da junção entre delivery e chatbots ser a solução perfeita para uma boa dinâmica de atendimento. 

Em tempos de pandemia, sabemos que muita coisa mudou na economia. Muitas empresas foram impactadas negativamente e isso tem levado empreendimentos a se reinventar e adaptar-se a essa nova realidade que vivemos.

Porém, o isolamento social também atuou como um propulsor para o aumento nas demandas em alguns segmentos de mercado. 

A Exame divulgou dados exclusivos que mostram “que o delivery de compras aumentou 59% em abril em comparação com o período anterior às restrições de circulação de pessoas, por causa do novo coronavírus”

Com a alta demanda de pedidos, estabelecimentos, que oferecem o serviço de delivery, começaram a enfrentar alguns problemas com seu atendimento convencional, a exemplo: filas de espera, comunicação com ruído, falta de pessoal para atendimento, erros no gerenciamento de pedidos, falhas em aplicativos de delivery, perda de dados de clientes, entre outros.  

Esses são alguns dos vários problemas de atendimento os quais fazem com que a ideia da junção entre delivery e chatbots torne-se a solução perfeita para uma boa dinâmica de atendimento. 

Entre as dificuldades citadas acima, um chatbot traz benefícios para solucionar cada uma delas e, além disso, tornar o seu atendimento mais otimizado e dinâmico.

Delivery e Chatbots: vantagens e solução para problemas de atendimento

Dinamismo no atendimento

Enquanto uma ligação telefônica, por exemplo, é feita uma a cada vez, um chatbot junto a um sistema de controle de pedidos consegue atender, simultaneamente, vários pedidos ao mesmo tempo

Com isso, é possível eliminar o problema das filas de espera, economizar tempo e automatizar uma tarefa, muitas vezes, repetitiva. 

Clareza na comunicação

Um serviço de delivery, muitas vezes, pode ser um tanto tumultuado em determinadas horas do dia ou em determinadas épocas do ano. Em função disso, não são poucas as reclamações que acontecem do tipo “meu pedido foi anotado errado”.

Com um bot inteligente, os pedidos são feitos por escrito. Portanto, as chances de erros com as especificações do cliente é quase nula, uma vez que é possível criar um fluxo de perguntas que confirme todas as informações fornecidas naquela conversa.

Logo, o problema dos pedidos errados também pode ser neutralizado com o uso de um chatbot. 

Facilidade de implementação

Desde os surgimento dos aplicativos de troca de mensagens, as pessoas adotaram esse meio de comunicação em seu dia a dia. e com o passar do tempo essa prática só aumenta.

Estima-se que mais de 2 bilhões de pessoas no mundo usam o WhatsApp, por exemplo,  superando o número de usuários do Facebook, dados extraídos do Portal G1.

A união do delivery e chatbots é, sem dúvida uma tendência promissora. 

Implementar um processo de respostas automáticas que funcione por meio do WhatsApp ou Messenger, facilita a implementação desse sistema, uma vez que as pessoas já têm esses aplicativos instalados no seus smartphones.

Ou seja, seu cliente não vai precisar baixar outro aplicativo para interagir com seu estabelecimento e fazer pedidos. 

Dessa forma você não precisa se preocupar se seu aplicativo está com problemas ou parou de funcionar do nada. Porque a troca de mensagens está acontecendo em app comum de mensageria.

Construção de Relacionamento

Todo empreendimento visa manter os seus clientes ativos o maior período de tempo possível. Afinal, tão importante quanto alcançar novos clientes é manter os antigos.

Para isso, uma estratégia eficiente de fidelização é o marketing conversacional, que pode ser administrado por um bot.

Existe uma vertente da inteligência artificial chamada PLN – Processamento de Linguagem Natural – que “ajuda computadores a entender, interpretar e manipular a linguagem humana”. 

Com isso, as conversas entre robô e ser humano consegue se aproximar do modo de conversar de uma pessoa, tornando a interação mais natural. Assim, com o auxílio do chatbot, você consegue manter um relacionamento com seu cliente e utilizar desse meio para manter esse contato ativo.

Armazenamento de dados

Outra vantagem que essa tecnologia oferece é o armazenamento de dados. Uma vez que um pedido foi realizado pelo app de mensageria, você tem acesso a dados valiosos do seu cliente. 

Primeiramente, você agora faz parte da lista de contatos daquele usuário, o que gera uma grande pessoalidade. Para uma marca, estar perto do seu cliente é algo fundamental.

Além disso, quando ele voltar a entrar em contato para usar seu serviço de delivery novamente, as preferências dele estarão armazenadas. Com isso, você pode sugerir que ele repita o pedido anterior, agilizando ainda mais a conversa.

Não apenas isso, mas também na divulgação de uma promoção a qual se assemelha às preferências de determinados clientes. Nesse caso, você pode fazer uma lista de transmissão direcionada à pessoas específicas, que estarão predispostas a comprarem determinado item, pois já têm o hábito de comprá-lo. 

Tempo de resposta

A Yourviews fez um estudo, o qual levantou a hipótese de que quanto mais rápido uma dúvida fosse respondida, maior seria a taxa a de conversão em vendas em função dessa dúvida.

Após a pesquisa ser realizada, constatou-se que a suposição era válida. “De todas as conversões de perguntas e respostas, 21% delas foram de dúvidas sanadas em até 2 horas. Se a demora em sanar a dúvida for de até 5 horas, esse valor cai para 8%”. Ou seja, “responder a dúvida do seu cliente em até 2 horas mais do que dobra a probabilidade da compra ser fechada”.

O estudo continua e aponta que: quando se trata de respostas instantâneas – que é o que acontece com o uso de chatbots – os resultados são ainda mais satisfatórios.

Diante disso, podemos afirmar que o tempo de resposta é um fator determinante para a tomada de decisão de compra de um lead. O que destaca outra vantagem para o uso de chatbot em atendimento delivery. Considerando que o sistema é automatizado, ele responde 24 horas por dias, 7 dias por semana. 

Em outras palavras, a união entre delivery e chatbots diminui o tempo de resposta e, consequentemente, aumenta a conversão em vendas. Ainda que o seu cliente esteja entrando em contato para esclarecer uma dúvida. Dentro desse cenário, veja como pequenos negócios podem sobreviver à crise do COVID-19.

Converse com nosso time e descubra como conversas inteligentes podem transformar o atendimento do seu negócio

Mais Lidos

Gostou do nosso conteúdo?

Agora que já chegou até aqui, adoraríamos saber o que tem achado de nós 😀

ebook gratuito