Como divulgar seu consultório odontológico pelas redes sociais?

Como divulgar seu consultório odontológico pelas redes sociais

As redes sociais são ferramentas obrigatórias para negócios de todos os segmentos, inclusive clínicas odontológicas. Por isso, neste artigo, abordaremos como divulgar seu consultório odontológico pelas redes sociais.

Por meio delas os consultórios conseguem se comunicar com um número maior de pessoas, educando-as a respeito de assuntos pertinentes a essa área. Isso ajuda muito na captação de novos pacientes e fidelização de quem chega à clinica. 

Apesar de toda a sua importância no mundo atual, muitos profissionais ainda não sabem ao certo como incluir de forma efetiva as redes no dia a dia do consultório. 

Se você faz parte desse time, continue lendo pois a gente vai algumas dicas para divulgar o seu consultório nas redes!

Marketing nas redes sociais

Para começar a fazer postagens nas redes sociais é preciso planejamento. Sendo assim, antes de começar se dedique as seguintes tarefas:

Conheça o seu público

O principal forma de conseguir resultados satisfatórios nas redes sociais é por meio de conteúdos que atendam as necessidades das pessoas que o acompanham

Por esse motivo, de nada adianta encher suas redes de posts se você não sabe com quem está falando e, muito menos, o tipo de assunto que os seus seguidores gostam de ver. 

Mas aí você se pergunta: eu sou um dentista, então as pessoas que me seguem são meus pacientes e querem ouvir tudo o que eu sei sobre a odontologia, certo?

Errado! Para ter sucesso com a divulgação nas redes você precisa captar a atenção de quem também não é o seu paciente ainda. Afinal, de que outra forma você vai aumentar a sua clientela com as redes sociais?

Além disso, você provavelmente é especialista em alguma área odontológica, não é? A sua especialidade pode determinar o perfil mais abrangente das pessoas que te procuram. É por isso que os seus conteúdos devem ser pensados para um determinado público. 

Exemplificando. Você é especialista em estética odontológica, então deve saber que o seu público é formado por adultos de 22 a 38 anos, por exemplo. Dito isso, faça um levantamento do comportamento deles nas redes, do tipo de linguagem utilizada e o formato que eles mais gostam. 

Se tratamentos com o aparelho ortodôntico transparente forem muito procurados por eles invista em posts explicando o assunto, utilizando videos mais longos no IGTV do Instagram, se esse for o formato que mais os atraem. 

Crie uma persona

Agora que você já sabe o seu público-alvo chegou a hora de se aprofundar ainda mais. Com a persona é como se você passasse uma lupa sobre o seu público para captar detalhes mais específicos dele.

De modo geral, a persona é um personagem semi fictício criado a partir de dados do seu público ou seu segmento. Ela especifica elementos, como  dúvidas, ambições, estilo de vida, idade, salário, composição familiar, entre outros.

Para criar essa verdadeira personificação do público-alvo é necessário se basear em dados reais comuns a boa parte da sua audiência

A partir da criação da persona será muito mais fácil fazer posts relevantes para os seus seguidores e de forma certeira para alcançar os resultados desejados. 

Exemplo de persona: Raquel, 34 anos, tem formação superior e trabalha como gerente de vendas em uma grande empresa. Ganha entre R$3.500 e R$6.000, é casada, sem filhos e bem estabelecida profissionalmente. 

Se preocupa com a estética dos dentes e se interessa muito pela lente de contato dental. Sua principal dificuldade é em arrumar tempo para ir regularmente ao dentista. Mora em São Paulo e gosta de sair com o marido para restaurantes e cinema. 

Escolha a rede social certa

Existem várias opções de redes sociais com funcionalidades e perfis de usuários diferentes. Por isso, se torna inútil analisar o seu público e construir a persona sem que, durante este processo, você identifique a rede social ideal

Dito isso, saiba aonde a sua persona está, ou seja, qual a rede social mais utilizada por ela. Dessa forma, você não corre o risco de investir recursos em uma plataforma que não tem pessoas dispostas a ouvir o que você tem a oferecer. 

Como divulgar seu consultório odontológico pelas redes sociais

Use hashtags

Geralmente, as redes sociais mais utilizadas por consultórios odontológicos são o Instagram e Facebook. Ambos os sites utilizam a hashtag como forma de identificar posts, além de auxiliar nos resultados de buscas. 

Por isso, sempre que for publicar uma nova postagem, seja ela texto, imagem ou vídeo, opte por utilizar hashtags. Elas podem ser criadas por você ou  as que já são utilizadas para identificar determinado tema. 

Por exemplo: Em um post sobre implante dentário, verifique quais são as hashtags mais utilizadas para esse tema e as inclua na legenda. Dessa forma, usuários que não são seus seguidores poderão chegar até você por meio de pesquisas ou indicações da própria plataforma. 

Os links patrocinados são uma forma de gerar resultados mais rapidamente. As principais redes sociais oferecem esse recurso. 

Basicamente, você contratará esse serviço e especificará os detalhes da campanha. Assim, quando o usuário interagir com o tema em questão ele irá ver o seu anúncio na timeline ou nos stories. 

Essa interação pode ser feita por meio de pesquisa por palavras-chave, como  clareamento dental preço, ou curtidas e visualizações em outros conteúdos com a temática da campanha.  

Use chatbots

Outra medida imprescindível para ter êxito com as redes sociais é trabalhar o relacionamento com os seus seguidores. Por isso, é necessário responder perguntas e comentários rapidamente, além de fazer a qualificação e encaminhamento de pacientes em potencial.

É por esse motivo que o chatbot é uma ferramenta indispensável para as páginas do seu consultório. 

O chatbot é um software que faz o que foi programado, nesse caso, simular uma conversa humana nos chats. Com ele é possível automatizar conservas, agilizar o atendimento e dar atenção a casos mais complexos. 

O bot será programado com base em situações frequentes, na forma de diálogo pré-definido. 

Esse recurso pode ser utilizado para diversas finalidades, como realizar vendas, tirar dúvidas sobre produtos ou serviços, captar informações ou até identificar em que estágio do funil de vendas o lead está

No caso das clinicas odontológicas, o chabot é comumente usado nas três últimas situações. Você poderá utilizá-lo para realizar aquelas interações repetitivas e corriqueiras, como perguntas sobre a sua clínica, por exemplo. 

Turbine a divulgação nas suas redes!

A tecnologia está em constante mudança, principalmente quando se trata de novos recursos e tendências para as redes sociais. Acompanhando essas mudanças, a  divulgação nas plataformas sociais está sempre sendo otimizada. 

Por isso, as dicas dadas acima são um ponta pé inicial e você saberá como divulgar seu consultório odontológico pelas redes sociais. Continue estudando sobre o assunto e fique de olho nas novas oportunidades!

Texto produzido por Estela Lima, redatora da empresa Vue Odonto.

2 comentários
    1. Você tem razão, Felipe. Inclusive aqueles que já não apostam em novas ferramentas estão ficando para trás. Obrigado pela observação! 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Talvez você goste desses conteúdos também: