Engajamento digital: o que é preciso para se destacar na web?

engajamento digital

Mais da metade da população mundial está conectada às redes sociais. É isso mesmo. De acordo com o relatório de julho de 2020 disponibilizado pela We Are Social em conjunto com a Hootsuite, 3.96 bilhões de pessoas fazem uso de redes sociais, o que corresponde a 51% da população mundial. São bilhões de usuários dispostos a curtir, amar e propagar as suas marcas favoritas através do engajamento digital.

As plataformas crescem exponencialmente, e ficar para trás em uma corrida por visibilidade significa, literalmente, desaparecer. No Brasil os números são ainda mais chocantes: 66% da população é ativa nas redes sociais e passam, em média, 3h31min nas diferentes plataformas de interação.

Confira alguns números abaixo:

engajamento pelas redes sociais
Fonte: Digital 2020 Brazil

Quer saber um pouco mais sobre a definição de engajamento digital e como colocá-lo em prática? Basta seguir a leitura!

O que é engajamento digital?

Qualquer trabalho visando o incremento das atividades nas redes sociais demanda tempo e estudo. Não basta que os usuários sejam simplesmente impactados por posts e conteúdos relevantes, é preciso que eles se apaixonem, que se tornem propagadores do seu conteúdo e defensores da sua marca.

Por isso, na prática, engajamento social pode ser definido como toda a interação do cliente com a sua marca. Levando em consideração, também, a questão afetuosa. Ou seja, o relacionamento entre empresas e consumidores.

Apesar de não existirem fórmulas mágicas para o sucesso, é preciso ter em mente alguns aspectos do trabalho com social media, tanto para aumentar o engajamento, quanto para não cair em ciladas que podem repercutir de forma negativa no seu negócio:

Conheça o seu público

Simples assim. Quais são as redes que ele usa com mais frequência e entusiasmo, quais seus gostos, suas ambições, qual a linguagem que os acessa — escrita e visual, e sobretudo os nichos que ele ocupa. 

É impossível falar para todos, e talvez esse seja um erro dos mais comuns. Com um número tão grande de usuários e marcas, a internet é poderosa para quem diz exatamente o que o seu público quer ouvir.

Escolha as redes de maior fricção

Nem sempre as redes de maior utilização pelo seu público são as que você considera as mais divertidas e interessantes. É preciso levar em conta a idade, os prazeres, o gênero (e a orientação sexual), dentre tantas outras variáveis que interferem na escolha da sua audiência por uma rede específica. Os esforços de interação – e aplicação de recursos – nessas redes devem ser maiores que nas demais.

Abaixo, a porcentagem de usuários nas redes sociais mais acessadas do Brasil:

engajamento pelas redes
Fontes: Digital 2020 Brazil; Correio Brasiliense; Folha de São Paulo

Tenha uma estratégia

Não faça posts e anúncios apenas para preencher um espaço. Defina com seu time uma estratégia, um planejamento, e disponibilize conteúdos de qualidade, adequados ao seu público, e visualmente atrativos. Rastreie as dores, os desejos e os sonhos dos usuários que estão ali, dispostos a interagir com você, e promova ações e temas caros a eles.

É importante definir objetivos, e sempre criar um equilíbrio entre um conteúdo de ativação, em que você acessa o usuário para a efetivação de uma ação (como compras, ou o preenchimento de formulários para captação de leads) e o branding, por meio do qual você cria afeição com a sua marca.

Campanhas de branding tendem a mostrar mais resultados* – especialmente a longo prazo – do que ativações temporárias.

engajamento digital

Comunique-se para fazer engajamento digital

Redes sociais são intrinsecamente baseadas em trocas. É primordial que a sua marca se comunique para além dos posts e anúncios. Participe de debates, fóruns, seminários, e crie comunidades que favoreçam a troca entre os usuários. Seja também atencioso e meticuloso nas respostas, e não deixe espaço para más interpretações.

As plataformas de mensageria tem um dos maiores acessos de usuários ativos na internet. É essencial que esse canal de comunicação também esteja aberto. Você ainda pode incrementá-los com bots, serviços facilitados, e até linkar o usuário à um atendente humano.

Tudo isso deixará a vida do usuário mais fácil, e ele poderá encontrar respostas aos problemas com muito mais facilidade. Saiba mais sobre o assunto nosso post sobre WhatsApp Business.

Utilize todos os recursos das plataformas

As redes sociais, sejam quais forem as escolhidas para a sua comunicação, estão repletas de ferramentas e funcionalidades para enriquecer a troca entre você e seu público, além da promoção de vendas e impulsionamento.

Estude e inteire-se sobre todas as funcionalidades, crie estratégias e listas de divulgação, parâmetros de impulsionamento de anúncios, stories, e interaja em posts, mensagens diretas, curtidas, chatbots, etc.

Nunca perca de vista que redes sociais são movimentadas por humanos, com fraquezas, egos, raiva e desejos. Você precisa estar ali para deixar a vida das pessoas mais simples e mais fácil. Gostou de conhecer um pouco mais sobre engajamento digital? Aproveite a visita e descubra como fazer um atendimento multicanal eficiente.

2 comentários
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Talvez você goste desses conteúdos também: