Quer ouvir este conteúdo sobre era da informação? É só clicar no player abaixo!

Falar sobre Era da Informação pode não ser uma grande novidade para alguns. Isso porque, historicamente, ela teria começado por volta de 1950, depois da Era Industrial. 

Porém, não é por isso que o assunto esteja estagnado, já que vivemos várias revoluções dentro dessa Era que impactam no nosso dia a dia, como a Transformação Digital. Está achando que o assunto está ultrapassado? Vem comigo, que eu te garanto que não!

O que é a Era da Informação?

A Era da Informação, também chamada de Era Digital ou Era Tecnológica, trouxe impactos em todos os mercados. Alteramos modelos de negócio, relações de trabalho e de produção. 

Tudo começou com a invenção e popularização de computadores, microprocessadores, fibras óticas e itens que escalassem a comunicação em rede, proporcionando, assim, a criação de um mundo mais conectado e com menos barreiras físicas. 

Enquanto na Era Industrial viu-se a necessidade da contratação de grande força de mão de obra, na Era da Informação iniciou-se o processo de automatizações; o trabalhador braçal passou a ser substituído por “trabalhadores do conhecimento”, como nomeados por Peter Drucker

Após a II Guerra Mundial, a aspiração por conhecimento se tornou protagonista e o aprendizado contínuo se tornou imprescindível. 

Como a Era está relacionada com a comunicação?

Pois é, depois dessa pincelada histórica, precisamos entender: quais impactos essa Era trouxe e traz para a comunicação? Como ela se tornou mais dinâmica e chegou ao modelo em que conhecemos hoje? 

A internet teve grande papel nessa mudança, transformando a maneira das pessoas se comunicarem. Ela trouxe consigo a capacidade técnica para que as pessoas possam ampliar suas fronteiras de conhecimento, ao aumentar a capacidade de disseminação de informação, armazenamento de dados e outras forças de conhecimento.

Se você está lendo este texto logo que ele foi escrito, durante o período de isolamento devido à COVID-19, provavelmente você esteja percebendo com mais clareza ainda essa “nova” maneira de comunicação. Mais do que nunca, estar em contato com pessoas fisicamente distante tem se tornado imprescindível.

Qual poder uma mensagem pode ter?

As indústrias estão mudando. O show agora é live, as aulas são no computador, as consultas médicas por videoconferência e o evento é acompanhado do sofá da sala. Talvez você tenha tido novas experiências ao acompanhar conteúdos que estão sendo disponibilizados na internet, como aprender a fazer um bolo, se exercitar, meditar, dançar, entre tantos outros.

A comunicação com nossos amigos e familiares, que muitas vezes já acontecia digitalmente, agora só vê essa alternativa. E a partir daí surgem os happy hours por calls, os “parabéns pra você”, a terapia on-line e até aquela ligação para um amigo com quem você não falava há muito tempo, mesmo antes do isolamento. 

Estamos fisicamente longe, mas nunca estivemos tão conectados. Logo no início da Pandemia, o WhatsApp precisou dobrar a capacidade dos seus servidores, pois o volume de troca de mensagens e chamadas de voz foi equivalente ao da virada de ano. O canal tem servido também para divulgar informações atualizadas sobre a pandemia, através de chatbots, como o Corona Info.

Os canais de mensagem tem mostrado todo o seu poder na Era da Informação para contribuir para uma comunicação síncrona e fluída, difundindo informação para a segurança de todos, agilidade nos contatos e a sensação de que estamos e continuaremos juntos!

Os chatbots não ficam para trás. Contendo o poder de automatizar mensagens, essa ferramenta está proporcionando uma nova forma de comunicação entre empresas e clientes. 

Além da possibilidade de enviar uma simples saudação, os “robôs conversacionais” também permitem que um atendimento fácil, ágil e eficiente seja realizado fora do horário comercial. Assim, o cliente não esperará até o dia seguinte para receber a resposta de uma questão recorrente.

E você, já mandou aquela mensagem especial hoje? Agora que você já sabe um pouco mais sobre a Era da Informação e como impacta o nosso dia a dia, que tal descobrir a real diferença entre bots e Contatos Inteligente de Blip?

Converse com nosso time e descubra como conversas inteligentes podem transformar o atendimento do seu negócio

Mais Lidos

Gostou do nosso conteúdo?

Agora que já chegou até aqui, adoraríamos saber o que tem achado de nós 😀