Todo ano os mais variados setores da indústria realizam projeções e tendências para o próximo ano. E para a indústria da comunicação é o mesmo tópico: as estratégias de marketing para 2021 que já se inicia com grandes desafios! 

Dessa vez, algumas questões se diferenciam das dos anos passados, e afetam diretamente as novas tendências. Estamos falando do novo Coronavírus, que assolou o mundo inteiro nas áreas da saúde e economia.

Apesar disso, houve uma ressignificação e adaptação do mercado quando o assunto é relacionamento entre empresas e clientes. 

O fato é que toda empresa deve atentar-se para as tendências e tentar realizar uma implementação eficaz para sair ou permanecer à frente dos concorrentes.

Por isso, leia o conteúdo a seguir e fique por dentro das principais tendências para atingir o seu público de maneira assertiva no primeiro ano do novo normal. Vamos lá?

O conceito de estratégia de marketing

Estratégias de marketing são técnicas e ações desenvolvidas para atingir metas e identificar demandas do mercado e do público-alvo de uma organização, em qualquer setor.

De modo geral, cria-se um planejamento antes de qualquer ação por meio de várias ferramentas, de acordo com o objetivo da marca. 

Você já deve ter conhecimento disso, mas até um simples flyer já pode ser considerado um plano dentro da estratégia de marketing. O que diferencia uma simples distribuição de flyer para um resultado positivo para um empresário é o planejamento e intenção por trás da ação

As estratégias de marketing são usadas para algumas ocasiões, além de alavancar vendas e identificar demandas. São elas: 

  • menos imprevistos;
  • maior controle de gastos;
  • assertividade para tomar decisões;
  • solidificar o relacionamento com o consumidor; 
  • gerar estratégias conversacionais;
  • e muito mais. 

Lembrando também que ao criar uma estratégia é preciso passar por alguns passos, como a análise de oportunidade, identificação do público-alvo, definição de objetivos para a campanha, desenvolvimento das ações, realização de brainstorms e análise de resultados. 

Estratégias de Marketing

O panorama do mercado

O senso de urgência para alguns fatores cresceram com a evolução do Covid-19, e nesse contexto, o mercado exigirá mais:

  1. agilidade na hora de responder qualquer necessidade digital do consumidor;
  2. experiência humana, mesmo que virtual;
  3. confiança para agir de acordo com o prometido;
  4. engajamento dos clientes, como embaixadores da marca e até influenciadores;
  5. parceria com outras marcas para atender demandas;
  6. treinar equipes para se adaptarem às mudanças.

Sabendo do conceito de estratégia de marketing e a importância para qualquer empresa, é hora de irmos direto ao ponto e conhecer as tendências de marketing para 2021. Veja só.

As principais tendências para 2021

De acordo com a pesquisa realizada por Avellar e Duarte, 87% das empresas obtiveram vantagem competitiva ao optarem pelo investimento no digital. Sendo assim, as maiores tendências serão:

Marketing de interação e influência

Levamos em consideração o engajamento dos clientes com a marca. Isto é, já sabemos da importância de oferecer a melhor experiência para o usuário, mas agora é preciso ir além e pensar em novas técnicas para atrair tráfego para o site e redes sociais da marca. 

Isso pode ser feito com o envolvimento do cliente com a sua marca por meio de comentários em posts nas redes sociais, incluir avaliações de produtos e serviços no site, assim como jogos, questionários, pesquisas e até concursos. Já pensou nisso? 

A interação pode ser usada com o uso do marketing de influência, trazendo pessoas com um número grande de seguidores para promover um produto ou serviço.

Muitas vezes, esse tipo de abordagem pode ser caro, e o retorno no investimento pode não valer a pena. Então, atente-se a esse ponto. 

É possível optar por micro influenciadores, uma vez que essa técnica mostrou-se mais eficaz que a contratação de grandes influenciadores.

Muitas empresas conseguem alcançar resultados com influenciadores com menos seguidores, pois conseguem atingir os indivíduos-alvo com um nicho de mercado mais específico. 

Inteligência artificial

Parece que novas tecnologias surgem o tempo inteiro, já reparou? Bom, no caso da inteligência artificial, a novidade é a nova versão do Google Analytics prometendo levar o processo de machine learning ou o aprendizado de máquinas para outros patamares.

O resultado disso será a ultra segmentação das campanhas de marketing daqui pra frente. 

E-commerce integrado com as redes sociais

Pagamentos via WhatsApp e Instagram Shopping nos mostraram que as pessoas estão cada vez mais dispostas a interagir com e-commerces, mesmo estando nas redes sociais. Por isso, muitas plataformas sociais estão otimizando suas ferramentas para receber e-commerce e aumentar o fluxo de usuários por lá. 

WhatsApp

Por falar na gigante das mensagens instantâneas, o WhatsApp já anunciou que em breve fará mudanças significativas no módulo corporativo no app. A intenção é deixar o uso mais versátil, oferecer mais oportunidades para o marketing digital e servir como uma forma de pagamento.

Chatbots

A tendência dos robôs convencionais é ser cada vez mais eficaz na resolução de problemas e suporte no pós-venda. Além de melhorar a humanização por meio da IA da ferramenta em 2021, a tendência é ter mais velocidade também. 

Sendo assim, os chatbots estarão presentes para o marketing ao aumentar o engajamento e fortalecer a identidade da marca; em vendas e cobranças, atuando como forma de pagamento, escolha de produtos e serviços e no atendimento para ampliar a experiência do cliente com a marca. 

Mais além, observamos a integração do chat com mais canais vistos na atualidade, maior segurança com a vigência da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e o chatbot para uso interno.

Isso mesmo! Os robôs também estão presentes na comunicação interna das organizações. 

Para essa modalidade é possível integrá-lo com ferramentas como o Slack e pode ser usado por vários departamentos, mas sobretudo facilitará a vida do departamento de recursos humanos. 

É hora de se preparar para o ano de 2021 com as principais tendências para as estratégias de marketing apresentadas, tendo em mente que a pandemia ainda não acabou.

Ainda estamos vivendo em instabilidade, mas antecipação e planejamento são as melhores opções para oferecer ao usuário a melhor experiência digital em meio a esse momento. 

Agora que você já sabe quais são as principais estratégias de marketing para 2021, confira também quais são os principais canais de comunicação utilizados pelas empresas!

Converse com nosso time e descubra como conversas inteligentes podem transformar o atendimento do seu negócio

Mais Lidos

Gostou do nosso conteúdo?

Agora que já chegou até aqui, adoraríamos saber o que tem achado de nós 😀