Uma empresa é como um barco, em que os colaboradores são os remadores. E para garantir que todos remem com sincronia na mesma direção, é essencial realizar uma boa gestão e fluxo de informações na empresa.

Para isso, o setor de comunicação usa técnicas e tecnologias para garantir que a troca de informações aconteça corretamente entre as diferentes áreas e níveis hierárquicos da companhia.

Neste artigo, explicamos um pouco mais sobre o que é fluxo de informação, qual é a importância da gestão do fluxo da informação nas organizações e quais ferramentas podem ser utilizadas para essa finalidade. Boa leitura!

Informação e comunicação nas empresas

Um dos papéis importantes do setor de comunicação em empresas é utilizar boas práticas para regularizar a troca de informações na companhia. Na realidade, mesmo sem a ação afirmativa dos especialistas na área, o fluxo de informações nas empresas continua existindo, de uma forma que pode ser prejudicial à produtividade e ao ambiente corporativo.

Sem ter os processos de comunicação interna formalizados, cria-se um campo fértil para o surgimento de inconsistências, boatos e informações falsas. Além disso, é preciso haver uma condução correta dos fluxos de informação, para assegurar que todos tenham acesso aos conhecimentos e dados necessários à execução de seu trabalho.

O que é fluxo de informação e como funciona?

Para entender o que é fluxo de informação e como funciona o fluxo de informações em uma empresa é preciso conhecer os conceitos básicos da comunicação, entendendo o que são:

  • emissor;
  • receptor;
  • mensagem.

De forma simplificada, podemos dizer que, no processo de comunicação, o emissor é aquele que gera a mensagem para enviar ao receptor, que absorverá essa informação.

o que é fluxo de informação
fluxo de informações – imagem: Blog do Novelli


Logo:

  • um líder que transmite uma ordem para seus colaboradores é um emissor;
  • a ordem ou instrução é a mensagem;
  • os colaboradores são os receptores.

Esse é um exemplo de fluxo da informação simples vertical e descendente.

O contrário também pode acontecer: quando os colaboradores emitem feedbacks que precisam chegar ao líder, eles são os emissores em um fluxo de informações vertical ascendente.

Dependendo da estrutura da organização, podem existir outros fluxos, outras formas de informação e comunicação nas empresas — como as trocas de informações horizontais e circulares entre os sócios, por exemplo, quando todos são emissores e receptores, e não existe um nível de hierarquia envolvido.

Aplicando técnicas de gestão de informação nas organizações

Para cada tipo de fluxo de informações em uma empresa, existe uma ferramenta apropriada, que deve manter o sentido da mensagem o mais próximo possível do original, sem a interferência de ruídos. Hoje, boa parte dessas ferramentas é informatizada.

Em grandes empresas, a intranet e o e-mail são alguns canais coringas para o gerenciamento dos fluxos de informação. Mas, apesar das vantagens, essas alternativas também possuem pontos fracos bem evidentes — portais de intranet, por exemplo, não são visitados diariamente por boa parte dos colaboradores e, por isso, perdem a confiabilidade quando o assunto é urgente.

O e-mail também está bastante banalizado. Em muitas empresas, o volume de informações por esse caminho é tão grande que muita coisa se perde em caixas de entrada lotadas de mensagens desinteressantes.

Nesse cenário, surgem técnicas informais dos próprios colaboradores, como a criação de grupos internos de WhatsApp ou outro aplicativo similar. Isso é natural, pois esses canais de troca de mensagens já são muito populares para a comunicação pessoal do dia a dia.

Uma nova tendência na comunicação interna é o uso de chatbots dentro desses aplicativos de mensagens. Com eles, os colaboradores podem tanto buscar por informações relativas ao trabalho como receber comunicados relevantes de sua área de forma personalizada, controlável e inteligente.

Como essas mensagens são trocadas pelo celular de cada pessoa, não existe aqui a chance de não-visualização dos portais de intranet nem a comunicação impessoal dos e-mails.

Agora que você já sabe sobre a importância da gestão e o fluxo de informações nas empresas, aproveite para entender como a comunicação interna pode integrar todas as áreas da empresa!

Converse com nosso time e descubra como conversas inteligentes podem transformar o atendimento do seu negócio

Mais Lidos

Gostou do nosso conteúdo?

Agora que já chegou até aqui, adoraríamos saber o que tem achado de nós 😀