Você já pesquisou sobre uma empresa no buscador do Google ou até mesmo no Google Maps antes de fechar negócio? A resposta é sim, correto?

Além de pesquisar, você gostaria de entrar em contato de uma forma facilitada com essa determinada empresa? O Google Business Messages, novo mensageiro do Google, permite que o usuário entre em contato com distintos empreendimentos de forma rápida e orgânica.

A prática de buscar pela reputação de uma empresa antes mesma de conhecê-la está se tornando cada vez mais usual, afinal, nos dias atuais, queremos ter certeza da qualidade dos serviços que estamos adquirindo.

Para ter uma ideia, de acordo com o próprio Google, 67% de todos os consumidores utilizam um produto do Google na semana antes de fechar um negócio e/ou compra. Por isso, é fundamental ter uma presença consolidada e estratégica na plataforma.

Aqui entra, então, a integração aos chatbots, que permitem o envio de mensagens automatizadas, 24h por dia — confira mais detalhes ao decorrer do artigo

Como o Business Messages é uma novidade, explicaremos neste artigo quais são as suas funcionalidades e vantagens.

Quer um spoiler bem legal? A ferramenta já está integrada à plataforma de chatbot Blip. Continue a leitura para saber ainda mais!

O que é o Google Business Messages?

De acordo com a empresa multinacional, 42% dos consumidores buscam por informações online enquanto estão dentro da sua loja. Essa porcentagem deixa ainda mais claro a necessidade dos usuários finais em criar uma boa experiência comunicacional com as empresas.

Pensando em aprimorar ainda mais esse contato, a Google lançou o Business Messages, um simples canal que permite uma comunicação direta e descomplicada entre estabelecimentos e consumidores.

Seu acesso aparece logo quando um cliente pesquisar por uma determinada empresa, seja no próprio buscador do Google ou no Google Maps, serviço de pesquisa e visualização de mapas e imagens de satélite.

Por exemplo, ao pesquisar pelo “Restaurante Dona Maria” na internet, aparecerá fotos do local, imagens e reviews de usuários que já o frequentaram. A novidade será um botão de mensagens presente na lateral da página.

Ao clicá-lo, uma nova aba de mensagem — semelhante ao Facebook Messenger — será aberta, possibilitando comunicação direta com o dono do restaurante. Muito bacana, não é mesmo? Veja uma demonstração abaixo:

google business messages

Além disso, quando os usuários avaliam os serviços prestados, um engajamento é formado, possibilitando que outros usuários tenham ainda mais informações sobre o estabelecimento em questão.

Por que é importante estar no Google Business Messages?

Quando as empresas entendem que precisam estar no Business Messages, elas compreendem que criar vínculos com seus consumidores finais é mais que necessário. Fortalecendo, inclusive, sua presença digital.

Para contextualizar, a presença digital é a maneira como a sua marca se posiciona e utiliza os meios digitais para se mostrar relevante, confiável e incentivadora de um relacionamento com os consumidores.

Quando você solidifica sua marca por meios digitais, estará agregando, também, novos clientes que terão a sua empresa como referência.

Citamos abaixo algumas vantagens de estar disponível no Business Messages. Confira:

Mostre que se importa com seus consumidores

Ao estar no Business Messages respondendo perguntas frequentes e feedbacks, você mostrará que se importa com as opiniões deixadas.

Esteja em destaque perante seus concorrentes

Quando uma empresa deixa clara a sua presença digital, os consumidores sentem uma confiança maior no serviço oferecido. Assim, sua empresa crescerá ainda mais!

Reengaje com os usuários

Após receber o contato dos usuários pelo Business Messages, as marcas que estão neste canal poderão reengajar estes usuários através do envio de notificações ativas.

💡 Clique aqui e aprenda a configurar o Google Business Messages em seu negócio!

6 Dicas para otimizar o chatbot para Google Business Messages

Se chegou até aqui, já sabe que o Google Business Messages é um excelente canal para o seu contato inteligente. Afinal, ele está presente em lugares estratégicos e permite vários tipos de interação. 

Abaixo, vamos dar algumas dicas para você fazer o melhor com o GBM do seu negócio: 

1. Use emojis

Se bem atrelados à persona do seu negócio, os emojis podem deixar a conversa mais fluida e o atendimento mais humanizado. Ou seja, podemos dizer que eles dão um ar mais descontraído e passam menos a impressão de que a conversa é com um chatbot. 

Isso sem contar na vantagem de eles reduzirem bastante o número de caracteres, deixando as mensagens mais leves. 

2. Rich text 

Mais uma dica muito boa é usar os recursos de rich text, o que é possível com o Google Business Messages. 

Rich text são elementos que deixam a comunicação mais rica, por meio de elementos como palavras em itálico ou negrito. São excelentes recursos para organizar a ideia e assim como os emojis, passam o sentimento de um atendimento mais humanizado. 

3. Marcadores de discurso

Nada como um texto bem escrito, não é mesmo? 

Isso não seria diferente em um atendimento via chatbot. Por isso, use palavras marcadoras de discurso para organizar todos os momentos de uma conversa. 

Palavras como primeiro, depois e finalmente são ótimos exemplos do que você pode fazer.

4. Botões de resposta

Os botões de resposta oferecem algumas opções de perguntas/respostas que o chatbot consegue responder. Além de facilitar o fluxo da conversa, os botões também ajudam o usuário a se orientar. 

5. Evite repetições 

Nada mais chato e mecânico do que mensagens repetidas durante uma conversa, concorda? Pensando nisso, escreva diferentes versões de uma mesma mensagem quando fizer o fluxo do seu chatbot. 

Diferentes mensagens de agradecimento, saudações, incentivos, são ótimas para deixar a conversa mais agradável. Além disso, continuamos na linha de um atendimento mais humanizado.

6. Admita erros

Assim como nós humanos, os chatbots também erram. Nada melhor do que abrir o jogo para o usuário e dizer que está aprendendo. 

Nem sempre os chatbots conseguem entender todas as interações, podendo deixar algumas perguntas de lado.

Por isso, tente explicar ao usuário que o chatbot está sempre aprendendo e, por fim, agradeça pela compreensão. 

Por que integrar à plataforma Blip?

Como citado no início do artigo, o Google Business Message já está integrado à plataforma Blip: uma plataforma completa com tudo o que você precisa para construir e promover um chatbot eficiente. Mas, na prática, o que isso significa?

Como já é de amplo conhecimento, os chatbots são softwares capazes de manter uma conversa com um usuário humano em linguagem natural, por meio de aplicativos de mensagens, sites, e outras plataformas digitais, como é o caso do Business Messages.

Ao integrar a plataforma — desenvolvida 100% por Blip — ao Business Messages, você oferece ao seu cliente um suporte fácil e ágil, 24 horas por dia. Respondendo, assim, às principais dúvidas com poucos cliques.

A plataforma também permite os seguintes benefícios:

  • interface intuitiva para estruturação do fluxo de conversa;
  • integração com plataformas de comunicação com apenas alguns cliques;
  • funcionalidades para automatização;
  • segurança dos dados da empresa e do usuário;
  • dinamização da conversa e, consequentemente, agilidade no desenvolvimento —  o que é essencial para as empresas na era da transformação digital.

Agora que você já sabe um pouco mais da importância de um chatbot para Google Business Messages, que tal colocar a sua empresa ainda mais em destaque? Fale agora mesmo com um dos nossos consultores e saiba como!

Converse com nosso time e descubra como conversas inteligentes podem transformar o atendimento do seu negócio

Mais Lidos

Gostou do nosso conteúdo?

Agora que já chegou até aqui, adoraríamos saber o que tem achado de nós 😀