Qual a melhor forma de informar prazo de entrega para seu cliente?

informar prazo de entrega

Com mudanças nas formas de comunicação surgindo por conta de avanços tecnológicos, as pessoas têm esperado processos cada vez mais eficientes, diretos e personalizados quando se trata de seu relacionamento com marcas, empresas e prestadores de serviço em geral. 

Essa maior exigência dos clientes passa também pelas formas utilizadas pelas empresas para informar seu prazo de entrega e manter o destinatário atualizado sobre o envio do seu pedido. Afinal, essa etapa é uma das mais importantes do processo de compra para os destinatários da mercadoria. 

Se você ainda não parou para pensar nesse ponto ou ainda não sabe porque ele é tão importante, vai descobrir agora qual a melhor maneira de informar o prazo de entrega para o seu cliente. Vamos lá?  

A importância de um bom relacionamento para fidelizar clientes 

Antes de entendermos mais sobre o processo de informação de prazo de entrega, é preciso dar um passo para trás e visualizar o atendimento ao cliente de uma forma mais macro. 

Assim como já demos um pequeno spoiler no início do texto, manter um bom relacionamento com as pessoas que te procuram ou compram o que você oferece é imprescindível. Se você quer que cada vez mais pessoas comprem, se fidelizem e te promovam para os conhecidos, é preciso se esforçar para manter as coisas em harmonia. 

Dito isso, repensar processos antigos e dar início a movimentos de automação dentro do seu negócio são pontos fundamentais. Você vai perceber que, quanto mais você facilita, agiliza e personaliza seu diálogo com o cliente, melhor fica o relacionamento entre vocês. No fim, muitos desgastes de comunicação podem ser diminuídos e até mesmo erradicados completamente. 

E o que o prazo de entrega tem a ver com isso? 

Um erro ainda muito comum em marcas e empresas é se dedicar nesse relacionamento com o cliente apenas no momento pré-compra. No entanto, se você vende algo que ainda precisa ser entregue na casa do comprador, a sua comunicação fácil, rápida e personalizada não pode parar no momento em que a pessoa efetua a compra. 

Muito pelo contrário: o momento de confirmação do pagamento e do processo de recebimento da encomenda é um dos mais importantes quando estamos dizendo de relacionamento com consumidores. 

Mais tranquilidade para o cliente…

Com certeza você já ficou ansioso com a entrega de algum produto ou encomenda. O período de aguardar um recebimento, principalmente quando você já pagou por ele, pode virar um período de tensão quando a empresa apresenta falhas nos meios de informar o prazo de entrega e deslocamento do produto. Falhas como essa culminam em um dos principais fatores que levam à insatisfação dos clientes. 

Além de serem respaldados por lei a terem informações sobre quando a encomenda será entregue (em data e hora), é compreensível que, sem notícias sobre o paradeiro do produto, as pessoas fiquem inquietas e passem a demandar um posicionamento de quem o envia. 

… e mais tranquilidade para você 

A gente te garante: não é só o cliente que se beneficia de uma boa estratégia para informar um prazo de entrega. 

Com um processo sólido e bem planejado, além de mais clientes satisfeitos e recorrentes, você passa a ter muito menos trabalho no período de pós-compra. 

Pense bem: se antes uma chuva de questionamentos sobre o prazo de entrega e o deslocamento de produtos enchia o SAC ou obrigava o cliente a abrir o site, redesenhando o modelo de relacionamento você passa a conseguir muito mais eficiência na hora de se comunicar e, assim, menos pessoas na sua caixa de entrada. 

Com esse desafogamento de atividades, você passa a ter mais tempo para focar em outros pontos carentes de atenção dentro da sua empresa. 

Mais autonomia, facilidade e transparência para você e para o consumidor! 

Qual a melhor forma de informar o prazo de entrega?

Agora que você já sabe a importância de um sistema sólido e efetivo de comunicação é hora de responder o maior questionamento deste artigo: afinal, qual é a melhor forma de informar o prazo de entrega para seus clientes? 

Pense como seu cliente 

Cada negócio tem suas particularidades e, por isso, parte de escolher a melhor estratégia para comunicar seus clientes sobre o prazo de entrega é olhar para seu nicho e entender como seus clientes pensam. Talvez o melhor canal seja o e-mail, em outros casos o WhatsApp ou o Messenger, do Facebook. 

O fato é que o cliente se sentirá melhor amparado se a empresa o comunicar por onde ele está. Por isso – e por tantos outros motivos – é importante estar no WhatsApp, pronto para solucionar dúvidas rápidas como o prazo de entrega. 

Ninguém precisará ser acionado para passar a informação ao cliente, seja de forma ativa ou receptiva. Basta automatizar o processo com o auxílio de um chatbot.

Para cada estratégia, existe o chatbot perfeito

Dito isso, levando em conta todos os pontos de atenção que levantamos até aqui e partindo de algumas palavras-chave como autonomia, eficiência, rapidez e personalização, nossa resposta é simples: hoje, a melhor forma de informar seu consumidor sobre o processo de entrega é se aliando a um chatbot! 

E não se preocupe, a gente te ajuda nessa missão! Aqui na Take, você consegue conectar o chatbot à sua ferramenta de rastreio, via BLiP. Assim, fazendo as configurações necessárias para casar a estratégia com o perfil dos seus clientes, você consegue automatizar a forma como o informa sobre seu prazo de entrega, seja qual for o seu canal de comunicação de preferência.

Com um chatbot, você pode criar e programar fluxos de comunicação que mantém seu cliente sempre atualizado sobre seu processo de entrega em poucos cliques. Dessa forma você informa seu consumidor em tempo real e otimiza o processo de comunicação pós-compra – tudo isso sem perder o toque de personalização no seu diálogo!

Se você busca tranquilidade e um bom relacionamento com seu cliente, a implementação de chatbots é o caminho certo. Seguindo a tendência de personalização e agilidade que a comunicação moderna demanda, você consegue se impor dentro do seu mercado, estreitar os laços com os consumidores e se construir como uma marca eficiente. 

Comece a revolucionar os seus processos de comunicação pós-compra!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Talvez você goste desses conteúdos também: