Em vez de ler, que tal escutar o artigo? Basta clicar no player logo abaixo!
As pesquisas no Google sobre Inteligência Artificial cresceram 4x nos últimos 5 anos de acordo com o Google Trends.
Mas o que a IA possui de tão interessante para despertar toda essa curiosidade? Como tudo começou? O que isso mudará em nossas vidas? Como a aplico em meu negócio?
(brincadeira, vamos falar neste post mesmo)
Criamos um guia e você pode navegar entre os tópicos clicando abaixo:
- O que é Inteligência Artificial?
- Como será nossa vida daqui pra frente com a IA?
- Como posso usar Inteligência Artificial na minha empresa?
No fim das contas, o que é Inteligência Artificial?
“The capability of a machine to imitate intelligent human behavior” (Merriam-Webster Dictionary)
A IA é uma área dentro da Ciência da Computação que é responsável por simular a inteligência e o comportamento humano usando apenas máquinas. O objetivo é de executar atividades humanas. Um bom exemplo de inteligência artificial é dirigir um carro, o que conhecemos por carros autônomos.
Ela está mais no nosso dia-a-dia do que imaginamos!
Quando estamos comprando em algum site e nos deparamos com produtos recomendados – o famoso “Você também pode gostar de…” – ou até mesmo quando vemos alguns e-mails na caixa de spam, são exemplos claros de que a IA está entre nós há um bom tempo.
De onde veio tudo isso?

O termo ‘Inteligência Artificial’ surgiu em 1955, dito por John McCarthy, professor de matemática do Dartmouth College. Já no ano seguinte, ele organizou uma conferência sobre o assunto.
Um brainstorm de quase oito semanas de McCarthy junto a seus colegas, M. L. Minsky, N. Rochester e C.E. Shannon, ofereceu uma visão de futuro: os especialistas acreditavam na construção de computadores para desempenhar tarefas ligadas à cognição, incluindo abstração e uso de linguagem.
“Todos os aspectos da aprendizagem — ou qualquer outra característica da inteligência — podem, em princípio, ser descritos tão precisamente que uma máquina será capaz de simulá-los”, resumia o programa.
O surgimento do Machine Learning
Em 1959, o termo Machine Learning surgiu pela primeira vez, descrevendo um sistema que dá aos computadores a capacidade de aprender algumas funções sem que sejam programados para tal fim. Traduzindo, alimentar um algoritmo com dados, para que a máquina aprenda a executar algo automaticamente.
Já em 1964, o mundo conheceu o primeiro chatbot. Era a ELIZA, criado por Joseph Weizenbaum no MIT. Ela conversava de forma automática usando respostas baseadas em palavras-chave e estrutura semântica e sintática.
Foram grandes os avanços ao longo da história, mas somente agora tivemos esse “boom”, devido a alta capacidade de processamento em nuvem que conquistamos há alguns anos. É claro: não podemos esquecer da quantidade astronômica de dados que temos disponíveis, formando o famoso Big Data.
Leia mais: Big data: o que é e qual a sua importância
Como será nossa vida daqui pra frente com a IA?
A inteligência artificial é a mudança tecnológica mais poderosa da área da ciência da computação. Conectando diversos ambientes da vida como casa, trabalho, lazer, viagens e muito mais em uma única experiência. A IA não vai ajudar somente quando solicitamos, mas sim nos acompanhar, prever as necessidades e lembrar de tarefas importantes.
O fator é como estamos ensinando os computadores a pensar. Existem algumas ferramentas para esse ensino e alguns princípios tecnológicos necessários: a ciência da computação como Machine Learning, Deep Learning, Processamento de Linguagem Natural, dentre outros.
Todas essas ferramentas juntas compõem a inteligência artificial e indicam um futuro em que nossas plataformas e sistemas terão inteligência suficiente para aprender com nossas interações e dados.
A inteligência artificial vai nos substituir?
O propósito dos avanços da Inteligência Artificial não é o de substituir o ser humano. O objetivo é inverso a esse! A intenção é a de que o homem atue junto à máquina ganhando agilidade e escalabilidade. Assim, podemos oferecer mais qualidade de vida e eficiência para a vida das pessoas.
As empresas vêm utilizando a Inteligência Artificial para transformar a experiência de seus clientes. Como exemplo, temos o Nubank, que faz a análise de crédito e aumento de limite usando Machine Learning. A análise é feita em segundos e o cliente já recebe a devolutiva – diferente do processo tradicional, que demora dias ou semanas.
Como posso usar isso na minha empresa?
Hoje, com a facilidade de acesso à essas tecnologias, várias empresas das mais variadas áreas estão construindo e implementando soluções com Inteligência Artificial e adquirindo vantagens competitivas no mercado.
Seguindo alguns passos simples para colocar a IA em prática:
- Se familiarize com os conceitos e compreenda as funcionalidades de cada um;
- Identifique quais problemas do seu negócio podem ser resolvidos ou quais features podem ser adotadas, agregando valor a partir delas;
- Estime o custo-benefício das soluções e avalie o quão viável é cada uma, para realizar uma priorização mais efetiva e que agregue mais valor ao negócio;
- Tenha mão de obra qualificada em inteligência artificial. Dependendo da capacidade interna, contrate empresas especialistas para ajudar no planejamento e execução do projeto;
- Crie um projeto piloto para testar efetivamente a solução e escale aos poucos, garantindo que não seja enviesada e que gere os resultados esperados;
- Agregue a IA na cultura da empresa, sendo uma ferramenta de otimização de processo e não de redução de pessoal. A Inteligência Artificial deve melhorar a experiência do colaborador, não eliminá-lo. É importante também que essa ferramenta esteja acessível aos colaboradores, que satisfeitos com os avanços, poderão dar sugestões de soluções.
Aqui na Take oferecemos soluções de contatos inteligentes que visam melhorar a experiência do usuário frente a algum processo através da plataforma BLiP. Quer um exemplo?
Podemos criar um chatbot para automatizar um processo de solicitação e acompanhamento de compras via e-mail, enviando reports a cada etapa do processo, deixando o usuário seguro em relação a solicitação e o colaborador responsável disponível para agregar cada vez mais valor com seu trabalho.
Os chatbots criados para nossos clientes automatizam diferentes ações diárias da sua empresa e contribuem para suas ações de atendimento, marketing e vendas! Entre em contato com nossa equipe!