Marketing 4.0: o que você precisa para se destacar da multidão?

Marketing 4.0

Marketing 4.0 não é somente estar na rede, mas sim fazer com que as pessoas se lembrem da sua marca, mesmo sendo bombardeadas por informações por todos os lados.

O Marketing vem passando por inúmeras transformações durante os últimos anos, seguindo as tendências de seus consumidores e hoje, o que chamamos de sua versão 4.0 tem total foco no lugar.

Estamos falando da Internet e tudo que ela abrange, mídias sociais, entretenimento, e-commerce e mais uma infinidade de recursos que podem ser utilizados no Marketing 4.0. Confira neste artigo um pouco mais do termo!

O que é Marketing 4.0?

Esse conceito vem através de grandes teóricos como Philip Kotler e Hermawan Kartajaya, apresentando a revolução digital do Marketing para as empresas.

Toda essa revolução é um passo para que as empresas se adequem ao marco emergente da internet e do digital, cada vez mais integrado na vida da população.

O Marketing 4.0 nos diz que não é preciso somente estar na internet prospectando a sua marca: é fundamental uma mudança de mentalidade até de modelo de negócio, para lidar com esse novo panorama de mercado.

É preciso, então, levar em consideração grandes implicações do digital aos padrões de consumo, como:

  • a aldeia Global, onde não existe mais um impedimento geográfico para consumir algum tipo de produto, cultura ou informação;
  • aumento da competitividade por meio da aproximação das relações de marca e consumidor;
  • a Ideia não só do produto como bem, mas sim de toda experiência de compra, consumo e pós venda como Bem, fazendo uma relação com as áreas de UX/UI;
  • influência das comunidades, com poder de levar um produto/marca do Hype ao Hate em questão de segundos.

Quais são os desafios atuais?

Marketing 4.0

Existem ainda grandes desafios como manter o equilíbrio entre a interação online e offiline, criar propostas de Omnichannel, unificando o posicionamento offiline e online da marca.

Esses são alguns exemplos que mostram um pouco do que deve ser considerado para implementar um bom Marketing Digital, seguindo o conceito do Marketing 4.0, levando, assim, os negócios a serem mais inclusivos, horizontais e sociais.

No fim, o que se busca não é somente estar na rede, divulgando sua marca e coletando leads, o que se busca é se destacar dos demais. Fazer com que as pessoas se lembrem da sua marca, mesmo sendo bombardeadas por informações por todos os lados.

Essa é uma tarefa difícil que mostra a necessidade da interdisciplinaridade no Marketing 4.0.

Não estamos mais falando só de Marketing, estamos falando de big data, neurociência, UX/UI e Storytelling.

Então como colocar tudo isso em prática e ser uma empresa com Marketing 4.0?

Se reinventar é a palavra chave, seguir as tecnologias emergentes e entender como elas influenciam o seu público alvo. Deixar de insistir no que não faz mais sentido e ter cada vez mais o foco voltado ao digital e ser cada vez mais inclusivo.

Prezar pela humanização, com Customer Centric Culture, levando não só um produto, mas uma marca e experiência incrível para os seus clientes, horizontalizando as relações entre a marca e o cliente, dando um fim as hierarquias, integrando o online ao offline através do o omnichannel.

Tendo segurança da marca e entendendo que os feedbacks negativos também são enriquecedores

Assim, advogados da marca serão conquistados. Esses são consumidores que defendem os seus produtos e criando conteúdos relevantes e de qualidade que impactem não somente os seus consumidores, mas toda a comunidade.

Usando todos os seus dados a seu favor, explorando as ferramentas e possibilidades do mercado em big data e Inteligência Artificial para não só acompanhar indicadores de performance, mas sim direcionar o seu modelo de negócios, trabalhando com modelos de recomendação, predições e testes A/B baseando cada vez mais suas decisões em dados.

Assim você vai desenvolver um fit maior com o seu consumidor, mudar a seu mindset, conseguir criar campanhas com resultados mais concretos e pensar numa estratégia de marketing mais robusta e eficiente.

O resultado será a criação de uma marca forte e se destacando no meio da multidão, pelos seus valores, a experiência que é proporcionada e o impacto a comunidade, seguindo uma grande jornada pelo marketing digital.

Gostou de conferir as inovações do Marketing 4.0? Confira também: Estratégias de marketing: veja as principais tendências para 2021!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Talvez você goste desses conteúdos também: