Tudo sobre marketing de engajamento: o que é, dicas para implementar + ferramentas

Marketing de Engajamento

O marketing de engajamento diz respeito a um conjunto de estratégias criadas para estimular o público alvo de uma marca a participar ativa e espontaneamente das ações promovidas pela empresa.

  • Mas, como fazer isso acontecer?
  • Como fazer com que suas personas se interessem em participar das ações que você promove? 
  • Como engajar clientes?

No decorrer deste artigo vamos oferecer algumas respostas para essas e outras perguntas relacionadas ao marketing de engajamento.

Antes, entretanto, é importante entender mais profundamente o que é esse conceito e os benefícios que sua empresa terá ao investir em ações que estimulem o engajamento de clientes.

O que é marketing de engajamento?

O marketing de engajamento é uma estratégia de marketing que tem como objetivo gerar uma resposta do cliente ou usuário para as ações de marketing criadas pela empresa. Para isso, é preciso criar canais (normalmente digitais), conteúdos e materiais variados que permitam e estimulem o cliente a responder, compartilhar, enfim, se envolver com a comunicação criada.

O marketing de engajamento não é apenas sobre o canal usado, mas principalmente sobre o tipo de conteúdo gerado. Em suma, o papel é incentivar o diálogo entre empresa e usuário.

A participação ativa e espontânea do público começa com a criação de estratégias de marketing de engajamento que pensem menos em “como vender esse produto” e passem a considerar mais a pergunta “como ajudar o meu cliente a resolver um problema”.

Por que isso é importante? 

Porque é muito mais provável que um cliente se envolva com sua empresa se você oferecer ajuda do que se você pedir dinheiro a ele. Simples, não é mesmo?

Veja também: Técnicas de atendimento personalizado ao cliente

Ofereça algo valioso ao seu cliente

Ao oferecer ajuda, você mostra empatia pelo problema do cliente e mostra que sua empresa se preocupa com ele. Tudo isso gera conexão emocional, um outro fator fundamental dentro de uma estratégia de marketing de engajamento.

Resumindo, você só vai conseguir engajamento se oferecer aos clientes algo de valor além de seus produtos e serviços. Dentro de marketing atual, esse “algo de valor” é, em geral, gerado a partir de um conteúdo relevante que se conecta com o perfil, com as necessidades, comportamentos e desejos da sua persona.

O primeiro passo para realizar isso é criar e transmitir a personalidade e valores da sua marca e, a partir desse ponto, criar e entregar mensagens adequadas, relevantes e personalizadas aos consumidores.

Sim. O marketing de engajamento é sobre um marketing personalizado, que vai além da publicação genérica de um conteúdo.

Para entender melhor essa construção, pense em como você inicia uma conversa com um amigo de um amigo seu, que você acabou de conhecer mas do qual já ouviu falar muito.

Você não sabe detalhes sobre ele, mas já ouviu falar sobre algumas de suas preferências, sobre sua profissão, se tem ou não um relacionamento sério, se gosta de viajar ou pratica algum esporte.

Todas essas informações tornam muito mais fácil iniciar um diálogo prazeroso, do que se você não tivesse acesso a nenhuma informação sobre essa pessoa e tivesse que jogar assuntos soltos para ver se “algum colava”.

Entender algumas características do seu cliente vai ajudar você a iniciar um diálogo que o interesse ele e o faça iniciar o diálogo, a partir de um conteúdo que você produziu.

Priorize conteúdos relevantes

Dentro da dinâmica do marketing de envolvimento, a relevância do conteúdo é o que faz com que os usuários, leads e clientes se sintam estimulados a se relacionar com sua marca. É essa relação (ou esse envolvimento) que fará com que sua empresa possa alcançar, finalmente, seus objetivos comerciais.

Existem muitos canais que permitem que o marketing de engajamento seja posto em prática para que toda a engrenagem que descrevemos aqui possa funcionar.

Não há como negar que as ações voltadas para o engajamento do público surgiram a partir das transformações geradas pela tecnologia, internet e todo o marketing digital. Para alcançar o engajamento, as ações são essencialmente online, usando ferramentas como:

O engajamento no marketing digital mede muito mais do que o número de pessoas que seguem seus perfis ou assinam seus boletins informativos. Ele quer acompanhar a relação entre o número de seguidores, assinantes e views e o número de likes, comentários, compartilhamentos recebidos.

Na prática, ao medir o engajamento você vai descobrir que tipo de conteúdo faz seus potenciais clientes:

  • interagirem com a sua marca;
  • estreitarem relacionamento;
  • concretizarem um negócio.

Veja também: O que é funil de vendas no marketing digital? Guia de como criar um e os benefícios para a empresa

Benefícios do marketing de engajamento

Mais vendas e maior lucro são alguns dos benefícios que o marketing de engajamento geram para os negócios.

Já a Constellation Research, descobriu que empresas que investem em ações de engajamento aumentam a venda cruzada em 22% e ampliam a receita de 13% a 51%.

Além dos benefícios diretos para “os cofres” da sua empresa, o marketing de engajamento também oferece resultados em áreas como:

6 dicas práticas de como engajar clientes!

Algumas empresas concentram suas ações de marketing de engajamento apenas no engajamento em mídias sociais. Entretanto, esse tipo de estratégia pode e deve ser aplicada em outros canais, como marketing por e-mail e chatbots.

A seguir, listamos algumas dicas de como engajar clientes usando diferentes canais de comunicação.

marketing de engajamento

#1 Ouça seus clientes

Para oferecer algo de valor e receber em troca o envolvimento necessário, você precisa ouvir seus clientes, entender quem são e o que desejam. Para isso, ofereça canais pelos quais eles possam interagir com a sua marca, enviando dicas, sugestões e pedidos.

Você pode usar chatbots para empresas, abrir um canal telefônico, usar o e-mail marketing, criar uma ação nas redes sociais e mais.

Além de esperar que seu cliente envie espontaneamente uma mensagem, você também deve ser ativo, enviando diretamente pesquisas por e-mail, SMS ou chatbots (por canais como WhatsApp e Facebook Messenger), por exemplo. Ofereça algo em troca da resposta, como um desconto ou brinde.

Essas estratégias certamente vão aumentar suas taxas de engajamento. Afinal, você vai receber as respostas dos clientes a uma ação que você iniciou. Com as informações em mãos, você pode ir além criando toda a estratégia em cima dos insights identificados.

A importância da criação desses canais e o acesso às informações compartilhadas pelos clientes vai além do marketing de engajamento. Conhecer seus clientes e entender o que eles buscam deve influenciar em todos os aspectos da sua empresa, desde a criação de produtos e serviços bem como na linguagem usada no marketing e nas ações de vendas.

#2 Inclua em sua estratégia o chatbot e se comunique com seu cliente a qualquer momento

Existem muitas maneiras de usar um chatbot para engajamento. Você pode, por exemplo, usá-lo em seu site e atrair visitantes que estão prestes a deixá-lo, que estão com dúvidas ou querem dicas sobre o uso de seu serviço ou produto.

O uso do chatbot no marketing contribui para geração de leads, mas também no envolvimento de usuários e clientes em potencial.

O bot criado pela Take para o Rock In Rio é um exemplo disso. O Roque, um chatbot no Facebook Messenger tinha o objetivo de engajar o público do evento. Ele podia ser consultado sobre:

  • informações do evento;
  • onde retirar ingressos;
  • o horário dos shows;
  • setlists, entre outros.

O sucesso foi tamanho que o Roque interagiu, em um único dia, com mais de 10 mil usuários, ou seja, 10% do público que estava ali.

Além disso, o chatbot já estava disponível antes do evento para oferecer atualizações e informações necessárias.

Quer saber mais sobre? Acesse o case do chatbot no Rock in Rio.

marketing de engajamento

Você não precisa ter em mãos um evento como o Rock in Rio para engajar seu público por meio dos chatbots para Facebook Messenger ou WhatsApp. Qualquer empresa pode investir na solução.

O mercado oferece chatbots gratuitos para automatizar e personalizar sua comunicação com clientes. Você pode usar para:

  • marketing de engajamento;
  • atendimento;
  • vendas.

#3 Inclua em seu dia a dia um CRM e software de automação de marketing

Essas duas plataformas são muito importantes para a realização de ações de marketing de engajamento com usuários que já são leads.

Elas vão ajudar você a entender mais sobre cada lead, seus comportamentos de compra, a relação que possuem com seu material, itens pelos quais estão interessados e mais.

Por meio deles sua equipe pode criar uma estratégia de automação com fluxos de e-mail que vão enviam materiais de marketing a partir de ações específicas de cada lead.

A automação de marketing digital auxilia na compreensão do que interessa cada lead, tornando a comunicação mais efetiva. Com ela, os contatos vão receber cada vez mais informações sobre itens e assuntos que os interessam. Tudo isso amplia a chance de engajamento, ou seja, amplia a chance de:

  • cliques em links;
  • respostas a formulários;
  • download de materiais ricos e mais.

#4 Inclua vídeos em suas publicações

Usar vídeos em ações de marketing digital de engajamento é uma decisão muito inteligente. Pelo menos é isso que apontam pesquisas realizadas na área. Segundo a OptinMonster, os vídeos aumentam em até 54% o alcance da marca. Já a WordStream identificou que  a combinação entre vídeos e anúncios aumenta o engajamento em até 22%.

#5 Utilize diferentes formatos de conteúdo para seu site

A produção de conteúdo em formato de texto é um dos caminhos. Não apenas para gerar engajamento com marketing digital, mas também para adicionar força a estratégias como SEO. Entretanto, usar outros formatos de comunicação amplia o potencial de envolvimento dos visitantes. Você pode criar, por exemplo:

  • infográficos próprios, que poderão ser compartilhados;
  • ebooks;
  • webinars que poderão ter suas gravações disponibilizadas;
  • quizzes;
  • conteúdos em áudio e mais.

Se você tem acesso à realidade virtual use-a criando vídeos diferentes. Novamente, o chatbot pode ser uma importante ferramenta para gerar engajamento em seu site, tirando dúvidas em tempo real, entre outras coisas.

#6 Crie uma comunicação criativa nas mídias sociais

Porque você acessa suas redes sociais? 

A maioria das pessoas espera se divertir com as publicações de amigos e não ser bombardeada com publicações de empresas vendendo produtos que não a interessa.

Criar um conteúdo mais leve e divertido, que oferece informações valiosas para seus clientes, é a estratégia que você deve usar. Ficar usando suas redes sociais como uma revista de anúncios, na qual você apenas publica promoções, ofertas e as vantagens de seu produto ou serviço, não combina com o objetivo dos usuários com a plataforma.

Novamente, para fazer seus clientes se engajarem você deve se preocupar envolvê-los emocionalmente, oferecendo ajuda em forma de dicas, cases e mais.

Leia mais em: Como aumentar o engajamento nas redes sociais? 4 ideias + bônus

Ferramentas para o marketing de engajamento

Análise e métricas

O Google Analytics é essencial para todas as empresas e é um ótimo lugar para começar a aprender quantos usuários estão acessando seu site e de onde eles são.

Você pode incluir o Google Analytics em seu site e ter acesso a todas as métricas oferecidas pela plataforma, incluindo um mapa de calor que permite que você identifique onde seus clientes “investem” mais tempo em seu site, quais os links são mais clicados, onde a conversão em leads acontece e mais.

Ter acesso a todas essas informações vai ajudar você a identificar oportunidades de melhorias para alcançar maior engajamento de clientes digitalmente.

Plataformas de e-mail marketing

As plataformas de e-mail marketing permitem que você crie um banco de dados de leads que se cadastraram em seus pontos de conversão, como landing pages e redes sociais. Além disso, por meio dessas ferramentas você poderá disparar o e-mail e ter acesso a indicadores como taxa de abertura.

Outras funcionalidades são específicas de cada plataforma. Abaixo indicamos três opções de sistemas que oferecem boas vantagens para seu negócio e suas ações de marketing de engajamento:

  • Mailchimp – plataforma de marketing personalizada com segmentação e análise;
  • Marketo – segmentação, personalização, foco na entrega;
  • SendGrid – foco na segurança e capacidade de entrega.

Gestão de redes sociais

A redes sociais são o berço do marketing de engajamento. É no dia a dia das redes sociais que o envolvimento dos usuários mais aparece por meio das curtidas, comentários e compartilhamentos de publicações.

Facebook, Instagram, Youtube, Twitter, LinkedIn são alguns exemplos das ferramentas que melhor representam o uso do engajamento no marketing digital.

Entretanto, fazer a gestão dessas e de outras plataformas nem sempre é fácil, afinal o diálogo é rápido e você não pode perder o timing.

Entre as ferramentas de gestão que que podem ser usadas em uma estratégia de engajamento em mídias sociais estão:

  • BuzzSumo: monitora os tópicos com mais buzz, ou seja, os tópicos e tendências de assuntos nas redes sociais para que sua marca possa aproveitar a maré e conquistar engajamento ao abordar assuntos que estão gerando curiosidade no público;
  • How Sociable: essa ferramenta ajuda você a acompanhar as métricas e indicadores sobre a capacidade e alcance de sua marca;
  • Hootsuite: tem a função de reunir em um só lugar todas suas plataformas de redes sociais para tornar mais fácil o gerenciamento, permitindo uma análise geral e individualizada de sua atuação e do seu engajamento nas mídias sociais.

Software de automação de marketing

Um software de automação de marketing permite a criação de:

  • fluxos de comunicação por e-mail,
  • envio de SMS;
  • gestão de redes sociais e integram outras ferramentas de marketing digital.

Também permite a qualificação de leads e a criação de landing pages, e outras funcionalidades, que vão ajudar você a engajar suas personas.

  • LAHAR: oferece suporte para agências e empresas  que desejam atuar com o sistema, possui um CRM integrado. Além das funcionalidades básicas, oferece requisitos como Lead Scoring, Lead Tracking, e mais;
  • RD Station: a ferramenta possui integrações com sistemas e serviços diferenciados, que vão ajudar na gestão do marketing de engajamento da sua empresa;
  • HubSpot: bastante conhecido por seu CRM, possui funções de automação de marketing gratuitas e integrações com outros apps e sistemas.

Plataforma de chatbot

O BLiP é a plataforma de construção de chatbot da Take e oferece tudo o que você precisa para construir, promover e evoluir um chatbot eficiente que apoie sua estratégia de marketing de engajamento!

Com o sistema você poderá criar:

Com o bot builder do BLiP, você pode estruturar seu chatbot e colocá-lo no ar em poucos passos.

Conheça também as soluções e serviços da Take para transformar sua comunicação com o cliente. Nossa equipe vai ajudar sua empresa a oferecer a melhor experiência aos seus clientes, ao mesmo tempo, em que otimiza seus processos.

Para isso, criamos chatbots que automatizam diferentes ações diárias da sua empresa e contribuem para suas ações de atendimento, marketing e vendas! Entre em contato com nossa equipe!

Conheça também nossos casos de sucesso!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Talvez você goste desses conteúdos também: