Marketing para clínica odontológica: 4 passos para atrair mais clientes

marketing para clínica odontológica

Atualmente, a grande maioria das empresas, independente do segmento, enfrenta um mesmo problema: a alta competitividade no mercado. Na área da saúde odontológica, isso não é diferente.

Afinal, o Brasil é o país com o maior número de dentistas no mundo inteiro. Isso pode ser um grande desafio quando o profissional pensa em abrir a sua própria clínica, não é mesmo? 

Não apenas pela questão burocrática e de gestão, mas principalmente pelo grande desafio de atrair pacientes para os seus consultórios, com toda a concorrência que existe ao redor. 

Por conta disso, os profissionais têm procurado diferentes alternativas para garantir o sucesso da sua empresa. Eles encontraram, no marketing digital, uma oportunidade para não apenas atrair novos clientes, mas também de fidelizar os antigos, garantindo uma receita de sucesso.

Quer entender um pouco mais sobre como funciona o marketing digital para clínicas e consultórios odontológicos? Confira esse conteúdo!

O que é o marketing odontológico?

Você sabia que atualmente contamos com uma área do marketing apenas para a odontologia? O marketing odontológico surgiu exatamente da dificuldade que os gestores de clínicas tinham para atrair diferentes pessoas e da necessidade de investir em novas estratégias para alcançar o número que sempre desejaram.

Ainda assim, é importante lembrar que o marketing não é uma fórmula mágica! Muito pelo contrário, algumas vezes é como um jogo de tentativa e erro (ou teste A/B, se você já está familiarizado com os termos do marketing digital), em que é essencial analisar os resultados para averiguar se os caminhos tomados foram os melhores para o seu negócio.

E, caso a resposta seja negativa, a questão não é desistir e jogar tudo para o alto. Pelo contrário, não é assim que o marketing funciona! Nesse momento, é importante analisar todas as suas estratégias e conseguir perceber onde você errou e, principalmente, quais são as melhores medidas para chegar no acerto.

O marketing para dentistas aparece exatamente para que diferentes profissionais consigam se destacar, conquistando aqueles pacientes que ficam entre um e outro e que ainda não estão fidelizados.

O que faz com que muitos profissionais acabem não apostando no marketing odontológico é porque consideram isso um gasto e não um investimento. Entretanto, em pouco tempo é possível observar os seus benefícios e vantagens, além de trazer um maior reconhecimento e valorização da sua empresa.

Quer saber um pouco mais sobre como investir nessa estratégia?

1) Defina a sua persona

Como em qualquer estratégia de marketing digital, é essencial que uma empresa antes de colocar a mão na massa pense a respeito da sua persona, ou seja, a pessoa com quem você vai falar diretamente.

A persona é um personagem semi fictício, baseado em informações reais, seja por pesquisas ou estudos, sobre quem seria o seu cliente ideal. Nesse momento, é importante definir gênero, idade, emprego, hobbies, faixa salarial, onde mora, entre outras informações que pode ser importante.

Mas por que essas informações seriam importantes? É através delas que você vai não apenas conversar com os seus clientes em potencial, como também estar presente nos mesmos lugares que eles (ou nas mesmas redes sociais).

2) Invista no Marketing de Conteúdo

O Marketing de Conteúdo é uma das principais estratégias do Inbound Marketing, que tem como objetivo atrair o seu cliente através de conteúdos que sejam relevantes para ele.

É importante lembrar que, apesar do formato de texto ser o mais tradicional, através dos blogs, o conteúdo pode chegar ao público em diferentes formas, seja no audiovisual, como em vídeos, ou apenas no áudio, como os podcast.

O importante é apostar na estratégia que mais faz sentido para a sua persona. Ou seja, ao avaliar todas as informações importantes sobre ela, é possível ter uma ideia sobre quais conteúdos e o formato que ela mais consome. 

Conteúdos na área da odontologia podem abordar diferentes temas, desde quais são os principais cuidados com a saúde bucal, como também conteúdos mais específicos a respeito de procedimentos, como o preenchimento labial.

Dessa maneira, o conteúdo vai chegar diretamente às pessoas que importam, ou seja, aquelas que têm uma grande probabilidade de se transformar no seu cliente.

Nesse momento, é importante entender como funciona o funil de vendas e quais estratégias são necessárias para nutrir o seu lead, fazendo com que ele chegue até o fundo do funil e se transforma em um cliente. 

Sendo assim, essa etapa seria levada à clínica odontológica, onde o paciente, através dos conteúdos e da sua relevância, percebe que tem algum problema ou doença bucal e vai até o profissional para tratá-la.

Isso mostra como o Marketing de Conteúdo tem se mostrado extremamente relevante para as estratégia de marketing digital, uma vez que é uma das principais maneiras de criar uma maior visibilidade à clínica, além de ganhar autoridade no assunto, fazendo com que mais pacientes procurem diretamente pelo consultório.

3) Esteja presente nas redes sociais

Atualmente, todo o mundo está conectado através da internet e, principalmente, por conta das redes sociais, não é mesmo?

Por conta disso, para que você esteja em constante interação com os seus clientes, é muito importante também estar presente nesses meios

Entretanto, antes de investir em todas elas e ter um trabalhão gerenciando cada rede social, é importante olhar mais uma vez para a sua persona e identificar quais são as principais mídias em que ela se encontra.

Dessa maneira, você pode criar conteúdos e estratégias diretamente voltadas para a rede em questão, garantindo um maior engajamento do seu público e, consequentemente, uma maior visibilidade.

É importante lembrar que o Conselho Federal de Odontologia (CFO) disponibiliza em seu Código de Ética o que é considerado legal (ou não) quando se disponibiliza os serviços da área da saúde odontológica.

4) Fidelize os seus clientes

Esse é o momento que no marketing nós chamamos de relacionamento no “pós venda”. Ou seja, quando o contato entre empresa e cliente chega ao fim, é importante que você aposte em atitudes que tenham como principal objetivo fidelizar os seus clientes.

Isso é especialmente importante para a área da saúde, uma vez que o recomendado é que o paciente realiza consultas semestrais. No caso do indivíduo se sentir confortável tanto com o ambiente, como também com o profissional que o atendeu, as probabilidades deve voltar são muito maiores.

Além disso, quando falamos sobre profissionais da área da saúde, as indicações são um dos principais fatores para que novos clientes cheguem até você. Por conta disso, ao apostar em estratégias básicas de fidelização, é possível garantir que outros pacientes também apareçam na sua clínica, seja através de planos odontológicos ou não.

Viu como investir em marketing digital não é um bicho de sete cabeças? Pode parecer complicado no começo, mas com certeza com o tempo você vai entender mais sobre como essas estratégias funcionam e tudo vai se transformar em algo muito mais orgânico.

Converse com a sua equipe e monte estratégias que podem levar a sua clínica ao próximo patamar, garantindo diferentes pacientes que nunca chegariam de outra forma até você. Bons negócios!

Conteúdo produzido por Letícia Eleutério | Criadora de conteúdo na Vue Odonto

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Talvez você goste desses conteúdos também: